Edital apoia participação da rede pública de ensino com projetos no país e exterior

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou edital para incentivar a participação de estudantes e professores-orientadores da rede pública estadual com produções em eventos nacionais e internacionais. Anualmente, serão contemplados 200 projetos escolares de relevância social, científica, artística, cultural e/ou ambiental, que potencializam os processos de ensino e aprendizagem.

Esses trabalhos devem ser resultados dos projetos estruturantes, artísticos e de iniciação científica e de tecnologias desenvolvidos nas unidades escolares. A proposta passa pelo financiamento de passagens, a concessão de diárias e o pagamento das inscrições. O Edital n° 23/2024 foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 28/11.

 

 

Podem se inscrever estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em suas modalidades, incluindo Educação de Jovens e Adultos; escolas do Campo, Indígena e Quilombola; Escolas Família Agrícola (EFA); e Casas Familiares Rurais (CFR), bem como da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio nas diferentes formas de oferta de cursos técnicos integrados e de oferta concomitante e subsequente.

 

Produção de conhecimento

As produções de iniciação científica e de tecnologias devem estar articuladas a valores sociais, culturais e ambientais (voltados à sustentabilidade) e econômico, através da produção do conhecimento, dos saberes e das experiências em novas iniciativas.

Quatro ciclos de apoio serão cobertos pelo edital, por ano, conforme cronograma (mês de realização do evento, período de inscrições e divulgação dos resultados), totalizando o apoio máximo de até duas propostas.

 

 

Não serão aceitas inscrições do mesmo projeto para apresentação em mais de um evento nacional ou internacional, exceto quando a participação nesse for requisito para participação no próximo. Além disso, os projetos já apresentados em feiras nacionais e/ou internacionais só poderão participar da seleção de nova vaga em caso de inovação ou de alteração de escopo do projeto inicial.

Serão financiados pela SEC passagem terrestre (ida e volta) para viagem estadual intermunicipal, partindo do município que sedia a unidade escolar à sede do evento. No caso de viagem nacional interestadual ou internacional, será garantida passagem aérea (ida e volta), partindo do aeroporto comercial mais adequado do ponto de vista logístico e de economicidade ao aeroporto comercial no local de destino.

Em caso de necessidade de traslado terrestre no Estado da Bahia entre o município de origem e o aeroporto, será custeada, também, passagem terrestre (ida e volta). Quando o evento contemplar alimentação e/ou hospedagem durante o período de sua realização, serão concedidas diárias aos participantes.

As inscrições nos eventos para a apresentação dos projetos deverão ser apresentadas pelo professor-orientador, exclusivamente, por meio de formulário on-line, e conforme cronograma (Anexo I) do edital.

 

 

Na análise das propostas, a Secretaria da Educação observará itens como aderência do trabalho a ser apresentado ao currículo e práticas pedagógicas na Educação Básica, Profissional e Tecnológica; relevância do evento ou da atividade para o desenvolvimento do estudante; frequência e desempenho escolar dos estudantes; e assiduidade do professor orientador.

Mais informações na sede SEC (Centro Administrativo da Bahia - CAB, 5ª Avenida, nº 550, Salvador); pelos telefones (71) 3115-9009 ou e-mail participacao.edital23@enova.educacao.ba.gov.br.


Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social Gov/BA

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Estado convoca mais 1.677 profissionais da Educação aprovados em concurso

 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira, 25/09, a nova convocação de profissionais aprovados no concurso público da rede estadual de ensino. Estão sendo chamados 1.677 novos profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos, para atuar em diversas regiões do estado.

A convocação inclui 1.101 professores efetivos, 560 Coordenadores Pedagógicos e 16 Coordenadores Pedagógicos Indígenas, que atuarão nas escolas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, comenta a expectativa para o ingresso desses novos profissionais na Rede Estadual de Educação. “Eu vejo um grupo jovem e engajado que quer fazer parte da rede. Ser servidor público, especialmente da Educação, tem que ter muito compromisso e acreditar no que está fazendo”.

“Esse concurso foi feito com um recorte estratégico de municípios que não tinham professores efetivos. Fizemos um concurso direcionado, pensando em fazer gestão de rede para os locais onde havia carência de professores. O nosso exercício agora é colocar esses professores em sala de aula”, explica.

1.386 candidatos foram nomeados na primeira convocação, sendo que 1.333 tomaram posse e 53 candidatos desistiram. Em abril, o governador nomeou 657professores coordenadores pedagógicos, incluindo duas coordenadoras indígenas, desses tomaram posse 638.

Esta nova convocação, contemplando candidatos classificados no cadastro reserva, faz parte do compromisso do governo em otimizar as vagas do cadastro reserva do concurso público realizado neste ano, que teve mais de 103 mil inscritos e ofertou 2.113 vagas no total.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia - Foto: Joá Souza Gov/BA

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Professores e estudantes participam de formação em Literatura Indígena

 

Organizado pela UFSB em parceria com o Festival Caju de Leitores, a 1ª Jornada de Literatura Indígena reuniu cerca de 60 professores da Educação Básica e alunos do Ensino Superior. Na programação, palestras, atividades lúdicas e rodas de conversa. O encontro aconteceu no sábado, 31/08, no Centro de Cultura.

Sob coordenação de Gabriela Rodella, a formação objetivou capacitar os professores da Educação Básica com informações e conhecimento para atender à Lei 11.645/2008. A Lei tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio

“Estamos muito felizes com a realização da Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB, porque temos a certeza de que ela foi um espaço de encontro, de trocas, de interação e, sobretudo, de encantamento. O desejo de propor oficinas de formação para o ensino das literaturas indígenas nas escolas existe há mais de três anos no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens aqui em Porto Seguro. Para isso, o apoio do Festival Caju foi fundamental”, acrescentou a gestora.

 

Oficinas

Pela manhã, a formação recebeu a Curadora, Pesquisadora e Professora da UFSB, Adriana Pesca, pataxó, para a oficina “Quem Não Pode com a Formiga, Não Assanha o Formigueiro”. A professora, que esteve no Caju Leitores de 2023, compartilhou sua experiência de atuação em escolas indígenas da rede municipal e estadual, e atualmente como docente na UFSB. Ela destacou que essa formação é resultado do Caju de Leitores e de um esforço contínuo para integrar a Literatura indígena no currículo escolar e na prática da leitura.

“Esse processo formativo para professores é algo que tenho tentado fomentar e entendo que ainda existem lacunas, como a produção autoral, a visibilidade das imagens indígenas e das vozes. Acredito que esta formação dá o pontapé para as próximas jornadas que precisam acontecer e abre caminhos para que outros escritores, de outras etnias, possam ser ouvidos, como forma de somar forças e dá visibilidade a essas escritas e aos novos contadores, que ainda são pouco anônimos”, disse.

À tarde, a palestrante Lúcia Morais Tucuju, kamarumã no Amapá, apresentou a palestra "Dialogando com a Literatura Indígena". Com sua experiência como atriz, professora, contadora de histórias e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Lúcia compartilhou um pouco de sua jornada na formação e revelou suas expectativas para o Caju 2024, onde será uma das convidadas.

“Foi incrível participar dessa primeira formação. Fui super bem acolhida com um público receptivo, com a troca de aprendizados e estou muito feliz. Minha expectativa é ver muita gente, e animada para conhecer e reencontrar os parentes. Convido a todos para que venham escutar minhas histórias e curtir a 3ª Edição do Caju”, salienta.

Na roda de conversa, o público pode questionar as autoras sobre diversos assuntos ligados à literatura e ouvir um pouco de suas experiências com escritoras, mulheres e indígenas.

 

Festival Caju de Leitores

 

O Festival Caju de Leitores é um encontro anual de literatura e cultura indígena, na Oca Tururim, na Aldeia Xandó, Terra Indígena da Barra Velha. Esse ano começa acontece dias 03 e 04/09.

Rodas de conversas, contação de histórias, danças, músicas, Awê Pataxó e atividades lúdicas, são algumas das atividades realizadas nos dois dias de evento.

Aline Kayapó e Tucunã Pataxó vão ser os destaques da primeira manhã de atividades no Caju de Leitores. Através da dança e dos grafismos, os artistas irão compartilhar suas histórias e tradições, proporcionando uma vivência única para o público presente. Além disso, o Centro Cultural Xandó irá promover um momento de grande tradição e espiritualidade através da Oração e Awê Pataxó.


Fonte e fotos: Débora do Carmo

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Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary tem inscrições abertas

 

As inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens 2025/26 do Rotary Internacional, no âmbito do Distrito 4391, estão abertas até o dia 30/09. O Distrito 4391 engloba os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O programa de longa duração possibilita que os jovens vivam e estudem no exterior durante um ano letivo. Eles vão morar com diferentes famílias e cursar escolas locais, entre o segundo semestre de 2025 até o fim do primeiro semestre de 2026. Em contrapartida, as famílias que enviam seus filhos recebem também alunos do exterior.

 

 

Podem participar da seleção estudantes nascidos entre 01/02/2008 e 28/02/2010, filhos ou não de rotarianos. No site do Programa do Distrito 4391 estão disponíveis todas as informações necessárias. O edital, as diretrizes, formulário de inscrição, termos, documentos necessários e o e-mail para enviar a documentação.

É preciso procurar também um Rotary Club local para “apadrinhar” a inscrição. Em nossa região, pelo WhatsApp (73) 98811-1750, com Alex Cunha. O processo seletivo é classificatório e não assegura uma vaga para cada jovem indicado pelos Rotary Clubs.

A hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelas famílias anfitriãs. As despesas por conta das famílias que enviam seus filhos incluem a taxa de inscrição no programa; as viagens preparatórias (em algumas os pais precisam participar); as passagens aéreas (ida e volta); seguro-viagem e seguro-saúde; passaportes e vistos; e qualquer viagem ou excursão adicional.

Para Tarsila de Abreu Cunha, intercambista de 2010/11 na Suíça, a experiência foi única e inesquecível: “Um enorme crescimento pessoal e de vida, que todos deveriam viver.” Lá, quando completou 18 anos, recebeu uma bela festa de aniversário, com direito a bolo metade brasileiro e metade suíço.

Vitória Criscuolo de Morais fez seu intercâmbio em 2016/17, em Mumbai, a antiga Bombaim, na Índia. Durante 11 meses, teve oportunidade de ficar hospedada na casa de três famílias diferentes.

 

 

Vitória disse ter tido experiências além do que podia imaginar: “Conheci o Taj Mahal, viajei para o norte e sul da Índia. O povo indiano é extremamente religioso e multicultural. O intercâmbio nos mostra uma realidade tão diferente que somos levados a perceber que a nossa realidade é minúscula. E é sempre bom termos a oportunidade de ver os outros lados antes de julgar”, filosofa.

 

Programa de Intercâmbio de Jovens (RYE)

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary é uma imensa rede de voluntários, conectando, anualmente, cerca de 8 mil jovens e suas famílias em todo o mundo. Ele possibilita que estudantes, entre 15 e 17 anos, tenham a oportunidade de morar e estudar um período letivo no exterior.

Através do Programa, os estudantes usufruem uma troca de experiências, conhecem novas culturas e aprendem outros idiomas. Eles desenvolvem suas habilidades, ampliam seu ciclo de relacionamento, sua visão de mundo e contribuem para a difusão da paz entre os povos, tornando-se cidadãos globais.

O programa impacta também positivamente as famílias dos jovens, tanto de quem envia seu filho para o exterior, quanto de quem hospeda um intercambista. Muitas dessas relações continuam pela vida.

Os intercâmbios da história do Rotary no Brasil começaram em 1967. Hoje são mais de 100 países envolvidos, com mais de 30 mil clubes em cidades espalhadas pelo mundo.


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A prefeitura de Porto Seguro está com inscrições abertas até sábado, 08/06, para processo seletivo de bolsas de estágio. Podem participar estudantes do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas e privadas. São 10 vagas para Nível Médio Técnico, 20 para Nível Médio Regular e 70 para os anos finais do Ensino Fundamental.

A iniciativa visa oferecer, com recursos do próprio município, bolsas de estágio com valores que podem chegar a R$ 1.000 mensais, além de outros benefícios. As inscrições são exclusivamente online. Os interessados devem acessar o site e preencher o formulário de inscrição.

A seleção inclui prova de Redação, análise do Histórico Escolar e entrevista. Os estagiários selecionados deverão cumprir uma carga horária de 20 a 30 horas semanais.

Mais informações no Edital do processo seletivo.


Com informações e foto da Ascom PMPS

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