Coral Vivo abre inscrições para Programa de Extensão Universitária no Arraial

 

O Projeto Coral Vivo está com inscrições abertas para seu Programa de Extensão Universitária (PROEX), oferecido gratuitamente para estudantes universitários de todo o país. São elegíveis os discentes brasileiros e estrangeiros de qualquer área de conhecimento.

O programa consiste numa imersão de 23 dias na sede do projeto, no Arraial d’Ajuda Eco Parque. Os estudantes têm a oportunidade de acompanhar de perto, diariamente, o trabalho dos pesquisadores em todas as áreas de atuação.

 

 

Mensalmente são disponibilizadas duas vagas. Caso o estudante não seja selecionado para esta etapa, pode se inscrever novamente para as novas chamadas, que acontecem durante o ano todo.

Com a supervisão de técnicos e especialistas, o extensionista vivenciará as atividades de manutenção e rotina da base das diferentes áreas de atuação do Coral Vivo. A próxima etapa do PROEX acontece em abril e as inscrições vão até 17/02 no site do Coral Vivo.

As passagens (aérea ou ônibus) para Arraial d’Ajuda são por conta do estudante. O Coral Vivo fornece hospedagem e ajuda de custo para alimentação. O resultado parcial sai dia 19/02. Nos dias 20 e 21 acontecem as entrevistas e o resultado final está programado para divulgação dia 24/02. O período da experiência vai de 01 a 23/04.

“O Proex é mais que um estágio. É uma experiência de vida, de muito aprendizado e troca, já que tentamos sempre selecionar pessoas de diferentes regiões do país, que também possam trazer informações sobre os locais onde moram”, explica Flávia Guebert, Diretora do Coral Vivo. “O importante é ter interesse e aptidão para o universo que envolve os ecossistemas marinhos”.

De acordo com Allan Hoffmann, coordenador do PROEX desde 2021, o programa “se fundamenta em uma experiência imersiva com alto potencial transformador, em um território de expressiva riqueza social, cultural e ambiental. Sua contribuição vai além do aprofundamento de conhecimentos na área ambiental, promovendo também uma formação política e social essencial para enfrentar desafios urgentes da atualidade, como a emergência climática”.

Desde 2007, o PROEX já recebeu 250 alunos de diversos estados brasileiros. É uma oportunidade única para os estudantes de ampliação e aprofundamento de seus conhecimentos acadêmicos, aprendendo na prática com profissionais.

O programa compõe um dos pilares do Coral Vivo, que é a Educação Ambiental, com patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O Arraial d’Ajuda Eco Parque é copatrocinador do projeto.


Com informações e foto da Assessoria de Imprensa

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Estado publica nova relação de educadores aprovados em concurso para nomeação

 

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 14/01, a relação de 1.405 educadores aptos a serem nomeados, após aprovação e convocação no concurso público regido pelo Edital Saeb n° 03/2022.

São 922 professores; 469 coordenadores pedagógicos; e 14 coordenadores pedagógicos indígenas. Eles integram a terceira lista de convocados.

No total, foram ofertadas 2.113 vagas, sendo 1.806 para professores, 289 para o cargo de coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena.

Dos 4.923 habilitados no concurso, todos já estão convocados. Até o momento, foram nomeados 2.043 profissionais da Educação.

Após a nomeação, os novos convocados têm o prazo de até 30 dias - contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial - para tomar posse.

Os candidatos nomeados para as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) deverão comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 1º andar, sala 117.

Já os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão se dirigir para as sedes dos NTEs. É necessário apresentar documentação pessoal com foto.

O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado.


Fonte: Secom Governo da Bahia - Foto ilustrativa: Amanda Chung/Ascom SEC

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Estado convoca mais 1.677 profissionais da Educação aprovados em concurso

 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira, 25/09, a nova convocação de profissionais aprovados no concurso público da rede estadual de ensino. Estão sendo chamados 1.677 novos profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos, para atuar em diversas regiões do estado.

A convocação inclui 1.101 professores efetivos, 560 Coordenadores Pedagógicos e 16 Coordenadores Pedagógicos Indígenas, que atuarão nas escolas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, comenta a expectativa para o ingresso desses novos profissionais na Rede Estadual de Educação. “Eu vejo um grupo jovem e engajado que quer fazer parte da rede. Ser servidor público, especialmente da Educação, tem que ter muito compromisso e acreditar no que está fazendo”.

“Esse concurso foi feito com um recorte estratégico de municípios que não tinham professores efetivos. Fizemos um concurso direcionado, pensando em fazer gestão de rede para os locais onde havia carência de professores. O nosso exercício agora é colocar esses professores em sala de aula”, explica.

1.386 candidatos foram nomeados na primeira convocação, sendo que 1.333 tomaram posse e 53 candidatos desistiram. Em abril, o governador nomeou 657professores coordenadores pedagógicos, incluindo duas coordenadoras indígenas, desses tomaram posse 638.

Esta nova convocação, contemplando candidatos classificados no cadastro reserva, faz parte do compromisso do governo em otimizar as vagas do cadastro reserva do concurso público realizado neste ano, que teve mais de 103 mil inscritos e ofertou 2.113 vagas no total.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia - Foto: Joá Souza Gov/BA

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Edital apoia participação da rede pública de ensino com projetos no país e exterior

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou edital para incentivar a participação de estudantes e professores-orientadores da rede pública estadual com produções em eventos nacionais e internacionais. Anualmente, serão contemplados 200 projetos escolares de relevância social, científica, artística, cultural e/ou ambiental, que potencializam os processos de ensino e aprendizagem.

Esses trabalhos devem ser resultados dos projetos estruturantes, artísticos e de iniciação científica e de tecnologias desenvolvidos nas unidades escolares. A proposta passa pelo financiamento de passagens, a concessão de diárias e o pagamento das inscrições. O Edital n° 23/2024 foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 28/11.

 

 

Podem se inscrever estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em suas modalidades, incluindo Educação de Jovens e Adultos; escolas do Campo, Indígena e Quilombola; Escolas Família Agrícola (EFA); e Casas Familiares Rurais (CFR), bem como da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio nas diferentes formas de oferta de cursos técnicos integrados e de oferta concomitante e subsequente.

 

Produção de conhecimento

As produções de iniciação científica e de tecnologias devem estar articuladas a valores sociais, culturais e ambientais (voltados à sustentabilidade) e econômico, através da produção do conhecimento, dos saberes e das experiências em novas iniciativas.

Quatro ciclos de apoio serão cobertos pelo edital, por ano, conforme cronograma (mês de realização do evento, período de inscrições e divulgação dos resultados), totalizando o apoio máximo de até duas propostas.

 

 

Não serão aceitas inscrições do mesmo projeto para apresentação em mais de um evento nacional ou internacional, exceto quando a participação nesse for requisito para participação no próximo. Além disso, os projetos já apresentados em feiras nacionais e/ou internacionais só poderão participar da seleção de nova vaga em caso de inovação ou de alteração de escopo do projeto inicial.

Serão financiados pela SEC passagem terrestre (ida e volta) para viagem estadual intermunicipal, partindo do município que sedia a unidade escolar à sede do evento. No caso de viagem nacional interestadual ou internacional, será garantida passagem aérea (ida e volta), partindo do aeroporto comercial mais adequado do ponto de vista logístico e de economicidade ao aeroporto comercial no local de destino.

Em caso de necessidade de traslado terrestre no Estado da Bahia entre o município de origem e o aeroporto, será custeada, também, passagem terrestre (ida e volta). Quando o evento contemplar alimentação e/ou hospedagem durante o período de sua realização, serão concedidas diárias aos participantes.

As inscrições nos eventos para a apresentação dos projetos deverão ser apresentadas pelo professor-orientador, exclusivamente, por meio de formulário on-line, e conforme cronograma (Anexo I) do edital.

 

 

Na análise das propostas, a Secretaria da Educação observará itens como aderência do trabalho a ser apresentado ao currículo e práticas pedagógicas na Educação Básica, Profissional e Tecnológica; relevância do evento ou da atividade para o desenvolvimento do estudante; frequência e desempenho escolar dos estudantes; e assiduidade do professor orientador.

Mais informações na sede SEC (Centro Administrativo da Bahia - CAB, 5ª Avenida, nº 550, Salvador); pelos telefones (71) 3115-9009 ou e-mail participacao.edital23@enova.educacao.ba.gov.br.


Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social Gov/BA

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Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary tem inscrições abertas

 

As inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens 2025/26 do Rotary Internacional, no âmbito do Distrito 4391, estão abertas até o dia 30/09. O Distrito 4391 engloba os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O programa de longa duração possibilita que os jovens vivam e estudem no exterior durante um ano letivo. Eles vão morar com diferentes famílias e cursar escolas locais, entre o segundo semestre de 2025 até o fim do primeiro semestre de 2026. Em contrapartida, as famílias que enviam seus filhos recebem também alunos do exterior.

 

 

Podem participar da seleção estudantes nascidos entre 01/02/2008 e 28/02/2010, filhos ou não de rotarianos. No site do Programa do Distrito 4391 estão disponíveis todas as informações necessárias. O edital, as diretrizes, formulário de inscrição, termos, documentos necessários e o e-mail para enviar a documentação.

É preciso procurar também um Rotary Club local para “apadrinhar” a inscrição. Em nossa região, pelo WhatsApp (73) 98811-1750, com Alex Cunha. O processo seletivo é classificatório e não assegura uma vaga para cada jovem indicado pelos Rotary Clubs.

A hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelas famílias anfitriãs. As despesas por conta das famílias que enviam seus filhos incluem a taxa de inscrição no programa; as viagens preparatórias (em algumas os pais precisam participar); as passagens aéreas (ida e volta); seguro-viagem e seguro-saúde; passaportes e vistos; e qualquer viagem ou excursão adicional.

Para Tarsila de Abreu Cunha, intercambista de 2010/11 na Suíça, a experiência foi única e inesquecível: “Um enorme crescimento pessoal e de vida, que todos deveriam viver.” Lá, quando completou 18 anos, recebeu uma bela festa de aniversário, com direito a bolo metade brasileiro e metade suíço.

Vitória Criscuolo de Morais fez seu intercâmbio em 2016/17, em Mumbai, a antiga Bombaim, na Índia. Durante 11 meses, teve oportunidade de ficar hospedada na casa de três famílias diferentes.

 

 

Vitória disse ter tido experiências além do que podia imaginar: “Conheci o Taj Mahal, viajei para o norte e sul da Índia. O povo indiano é extremamente religioso e multicultural. O intercâmbio nos mostra uma realidade tão diferente que somos levados a perceber que a nossa realidade é minúscula. E é sempre bom termos a oportunidade de ver os outros lados antes de julgar”, filosofa.

 

Programa de Intercâmbio de Jovens (RYE)

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary é uma imensa rede de voluntários, conectando, anualmente, cerca de 8 mil jovens e suas famílias em todo o mundo. Ele possibilita que estudantes, entre 15 e 17 anos, tenham a oportunidade de morar e estudar um período letivo no exterior.

Através do Programa, os estudantes usufruem uma troca de experiências, conhecem novas culturas e aprendem outros idiomas. Eles desenvolvem suas habilidades, ampliam seu ciclo de relacionamento, sua visão de mundo e contribuem para a difusão da paz entre os povos, tornando-se cidadãos globais.

O programa impacta também positivamente as famílias dos jovens, tanto de quem envia seu filho para o exterior, quanto de quem hospeda um intercambista. Muitas dessas relações continuam pela vida.

Os intercâmbios da história do Rotary no Brasil começaram em 1967. Hoje são mais de 100 países envolvidos, com mais de 30 mil clubes em cidades espalhadas pelo mundo.


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