A multiartista Moara Sacchi, de Santo André, dá mais um salto em sua carreira. Ela interpreta pela primeira vez uma personagem nas telonas. O filme "Malês", do ator e diretor, Antonio Pitanga, começa sua jornada nos cinemas de todo o país a partir de quinta-feira, 02/10.
“O levante do conhecimento! Que honra ser parte dessa família também”, disse Moara Sacchi nas redes sociais, após a pré-estreia do longa na Reserva Cultural, em São Paulo. “Malês não é apenas cinema, é documento, é celebração da vida e da força de um povo que insiste em existir e narrar a própria história”.
Enredo
"Malês" é um filme histórico que aborda a maior insurreição organizada por pessoas escravizadas no Brasil, a Revolta dos Malês, em 1835, em Salvador. Retrata as difíceis condições de vida dos negros escravos e libertos na Bahia do século 19. A trama acompanha também a luta de um casal muçulmano africano que é separado após ser escravizado no Brasil e sua luta pela sobrevivência e reencontro.
A produção é da Tambellini Filmes, com roteiro de Manuela Dias e fotografia de Pedro Farkas. O elenco nomes consagrados como os filhos do diretor, Camila e Rocco Pitanga, Patrícia Pillar, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho e Heraldo de Deus, juntos com a nova geração representada por Moara Sacchi.
Ela interpreta Talabi, jovem nascida sob o regime da escravidão no Brasil, cujo destino se entrelaça com a luta pela liberdade.
Moara
Natural de Belmonte, desde pequena Moara encanta por inspirar jovens e movimentos de minorias, e realizar ações culturais. Moradora de Santo André, foi coordenadora do Instituto Sociocultural Brasil Chama África, membro do projeto Coral Vivo e colaboradora da Revista Raça Brasil.
Ativista, dançarina, modelo, artista e atriz, Moara se mudou para a capital paulista em 2019. Recebeu o Prêmio Respirarte 2020, do Edital Funarte, no Rio de Janeiro, pela performance “Dança das Águas”, um vídeo-dança na beira do Rio João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália.
Em 2021, participou com grande repercussão da São Paulo Fashion Week. No mesmo ano, integrou o elenco do videoclipe “Gueto”, de IZA, exibido na Times Square em Nova York, e visto por mais de 27 milhões de pessoas. É também a artista que aparece no clipe da música Cleane, do Mc Crioulo.
Atuou em Necklace (Entrelaços), documentário ficcional musical dirigido por Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, com produção de Lázaro Ramos e Taís Araújo, exibido no Festival do Rio em 2023.
Fotos: arquivo pessoal
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Instituto promove dia de lazer especial para crianças da Escola Oscar Oliveira
Zona Azul de Porto Seguro começa a vigorar em outubro, diz empresa
Prefeitura anuncia atrações para o Réveillon 2025 de Porto Seguro na Passarela
Porto Seguro aparece entre os destinos mais buscados na baixa temporada no KAYAK
Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070