A empresa concessionária da nova Zona Azul de Porto Seguro divulgou que o sistema de estacionamento rotativo pago entra em funcionamento em outubro. O contrato com a E-Parking prevê a criação de mais de cinco mil vagas rotativas, divididas em duas fases. A primeira fase no Centro e depois no Baianão, Arraial d’Ajuda e Trancoso.
O cronograma de implantação prevê 30 dias para campanhas educativas. Cabe à secretaria de Ordem Pública, Mobilidade, Segurança e Defesa Civil supervisionar a concessionária. De acordo com a prefeitura, “as notificações por uso irregular das vagas só começarão a ser aplicadas após o término desse período de transição”.
A empresa informou que “a primeira semana de operação será um período de treinamento e informação aos usuários pelos monitores que estarão nas ruas, não havendo cobrança da tarifa nos primeiros dias”. O sistema foi batizado de Estacionamento Rotativo Zona Azul Digital.
O valor da tarifa será de R$ 3,50 por hora para veículos e R$ 1,50 para motos. A Zona Azul vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 14h. Em alguns locais de maior movimento o horário vai até 22h. Aos domingos e feriados não haverá cobrança, exceto em grandes eventos e datas comemorativas.
Desde agosto a concessionária vem pintando e numerando nas vias públicas do Centro as vagas. Serão instalados placas, totens e parquímetros, que vão servir como terminais de autoatendimento.
O pagamento poderá ser feito cartão de crédito, débito, moedas ou de QR Codes espalhados em placas pela cidade. É possível também adquirir créditos pelo site, WhatsApp ou aplicativo SomaParkPay. Com o aplicativo, motoristas poderão comprar créditos fracionados de 30 minutos.
Segundo Marcos Vasconcelos, diretor operacional da E-Parking, “a implantação da Zona Azul Digital coloca Porto Seguro no mesmo patamar das principais cidades do país que já adotaram soluções modernas de gestão de estacionamento”.
"A CDL apoia a implantação da Zona Azul por entender que a rotatividade nas vagas é essencial para o comércio local”, declara o presidente Vinícius Brandão. Segundo ele, “com mais circulação de veículos, há aumento no fluxo de clientes, melhoria da mobilidade e incentivo a um ambiente urbano mais organizado e acessível”.
Com informações da Ascom PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Operação apreende fuzis, carregadores, munições e granada em Porto Seguro
Prefeitura anuncia atrações para o Réveillon 2025 de Porto Seguro na Passarela
Porto Seguro aparece entre os destinos mais buscados na baixa temporada no KAYAK
Costa do Descobrimento é contemplada com recursos e obras do Novo PAC
Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070