Agosto Lilás: Porto Seguro se mobiliza pelo fim da violência contra a mulher

 

Uma grande mobilização reuniu mulheres e homens dos mais diversos segmentos do município para o lançamento da Campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher. O evento, na manhã de 07/08, aconteceu na praça ACM, no Centro e começou com a instalação de cruzes no canteiro central da praça.

O dia 07 de agosto marca os 19 anos de aprovação da Lei Maria da Penha, um marco que estabelece mecanismos para proteger mulheres vítimas de violência e responsabilizar os agressores.

Na abertura, a delegada chefe da Delegacia Especial de Proteção à Mulher, Rosa Souza, compartilhou com o público a notícia da prisão do culpado pelo assassinato da jovem Reisiele Novais, de 18 anos, moradora da Vila Valdete, que foi ferida pelo ex-namorado e colocada dentro de uma cisterna. Apesar de ter conseguido fugir, a jovem foi recapturada pelo seu algoz e assassinada.

 

 

De acordo com Cristiane Chiachio, primeira dama e secretária de Assuntos para Mulheres e Bem Estar, “a criação da secretaria de Assuntos para Mulheres é um novo desafio, na expectativa de alcançar o maior número possível de mulheres no acesso às políticas públicas disponíveis”.

“Hoje nós estamos fazendo essa mobilização para que acabe qualquer tipo de violência contra a mulher, isso tem que parar”, alerta. Segundo ela, muitas mulheres ainda estão silenciadas e se calam porque não têm coragem de denunciar. “Por isso a importância dessa ação, para que elas se sintam seguras e saibam que a violência não é normal e que nós estamos aí para ajudá-las. Não se calem, denunciem, liguem 180 ou procurem a secretaria. Vocês não estão sozinhas”, reafirma.

O prefeito Jânio Natal destacou a importância de combater todos os tipos de violência contra as mulheres, seja ela, física, sexual, psicológica ou patrimonial. “E não basta apenas fazer a parte de vocês. É fundamental que vocês levem essa conscientização aos outros homens, principalmente aqueles que se acham superiores”.

O prefeito alertou ainda para o perigo e a crueldade do feminicídio, “que pode começar com frases agressivas e depois que acontece não tem mais como voltar. Tenho muito orgulho de completar 48 anos de casado, com três filhos maravilhosos. Ela e todas as mulheres precisam ser respeitadas”.

No final, atendendo ao pedido da primeira dama, Jânio Natal anunciou a elaboração do projeto arquitetônico para revitalização da Praça ACM, localizada em frente à sede da Secretaria de Assuntos para Mulheres.

Participaram também da mobilização o vice preferito Paulo Onishi; além de representantes do Executivo, Legislativo, OAB, Polícia Federal, Polícia Militar, entre outros.


Fonte e foto: Ascom PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

PRF apreende fuzis que estavam sendo levados do Rio para Porto Seguro

Associações marcam audiência pública para debater enchentes na Orla Norte

Movimento no aeroporto de Porto Seguro cresce acima da média nacional

Porto Seguro aparece entre os municípios que vão receber novos peritos médicos

Axé Moi confirma primeiras atrações do Carnaporto 2026

Rotary Club de Porto Seguro empossa nova presidente e Conselho Diretor

 

A bacharel em Direito e corretora de imóveis Cyntia Mattos Oliveira Costa tomou posse como presidente do Rotary Club de Porto Seguro. Ela lidera a nova diretoria para o Ano Rotário 2025/26.

O cargo foi transmitido pelo presidente 2024/25, o também corretor de imóveis Osdélio Aristeu Oliveira. A emocionante solenidade aconteceu na noite de 26/07, no Bristrô do Oliveira, no Outeiro da Glória, e foi prestigiada por rotarianos, familiares, amigos e autoridades.

 

 

“Ao olhar para todos os rostos aqui presentes, vejo não apenas colegas e amigos, mas uma família unida por um ideal comum: o de servir”, afirmou a nova presidente em seu discurso. “O Rotary é uma força transformadora em nossa comunidade e no mundo, cujo lema mais conhecido e um dos nossos pilares é ‘Dar de Si antes de Pensar em Si’”, destacou.

“O Rotary me encanta porque ele nos propõe o despertar, pela beleza da compaixão em um tempo tão difícil e obscuro de inúmeras distrações”, disse Cyntia sobre ser rotariana. “Onde quase tudo nos convida a fechar os olhos ou nos polarizarmos, o Rotary nos convida a retomar a consciência e sair do automático. Praticar a humanidade como um ato de escolha e resistência”.

“Não é uma missão fácil, é um verdadeiro desafio. Trabalhar voluntariamente, alguns finais de semana, participar de reuniões. Mas o que seria da vida sem o prazer de superar os desafios?! Além disso, o poder dos esforços conjuntos é ilimitado. Quando estamos trabalhando em equipe, nas nossas ações, sentimos que nada é impossível”.

 

 

A nova presidente expressou sua sincera gratidão ao antecessor Osdélio e “minha querida madrinha Carmen, pela liderança inspiradora desse casal”. Agradeceu aos companheiros rotarianos pela confiança, aos amigos e, em especial, à sua família.

 

 

Cyntia é mineira de Governador Valadares, formada em Direito em 1999. Casada com o baiano Marcus Vinicius há 25 anos, eles têm três filhas: Luana, Isabela e Julia. “Tudo que eu faço na vida é por vocês”, fez questão de registrar.

 

 

 

Diretoria do RC de Porto Seguro 2025/26

Presidente: Cyntia Mattos Oliveira Costa

Vice-presidente: Carmen Gilce Almeida Nunes

Tesoureiro: Osdélio Aristeu de Oliveira Santos

Secretária: Adriana Silveira Cândido

Protocolo: Tanilza Cristina Batista Spagnol

Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo: Alex Cunha

Comissão de Imagem Pública e Administração: Alexandre Jaques Cambraia

Comissão de Projetos Humanitários: Hilda Rodrigues

Comissão da Fundação rotária e Facilitador de Aprendizagem: João Vanderlei Calazans

 

 

Outras comissões do RC de Porto Seguro

Banco de Cadeira de Rodas: Mário Delgado JrRenato Rodrigues Batista

Feijoada Solidária: Chaves

Saúde: Hilda Rodrigues

Programa de Intercâmbio de Jovens: Tanilza Spagnol

Meio Ambiente: Luiz Antônio Ramalho Caldeira

Associações e Associativismo: Renato Rodrigues


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro tem queda no preço médio dos voos para o 2º semestre, aponta KAYAK

Prefeitura inicia a reimplantação da Zona Azul em Porto Seguro

Porto Seguro realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

Bahia realiza primeiro seu transplante de ossos e cartilagem em hospital público

Associações marcam audiência pública para debater enchentes na Orla Norte

 

Discutir e tentar encontrar soluções para a grave situação dos constantes alagamentos e transtornos nos bairros da Orla Norte de Porto Seguro. Esse é o foco da audiência pública que sete associações dessa região estão convidando a população a participar.

 

 

“A bacia de drenagem urbana da Orla Norte possui cerca de 2,78 Km² e 8,48 Km de perímetro”, explica Maiza Silva Moreira, presidente da Associação de Revitalização da Orla Norte de Porto Seguro, que propôs o encontro. “É uma área muito urbanizada (em torno de 71%), com pouca área permeável (em torno de 28%)”.

“Nela está o rio Chamagunga, que é um rio com várias nascentes, vivo e perene. É a única forma de escoamento das chuvas e recebe as águas pluviais de boa parte da Orla Norte. A área é composta de imóveis residenciais e comerciais que tem a tendência de impermeabilizar suas áreas internas e compactar o solo”, continua Maiza.

“Portanto, devido a consciência de várias associações que o rio está sofrendo obstrução do curso de água, principalmente por construções de imóveis e infraestrutura, entre outros problemas, acarretando em lotes e ruas alagados, estamos organizando a audiência pública, aberta a todos que queiram participar”, convida Maiza.

Além da Associação de Revitalização da Orla Norte de Porto Seguro, assinam o convite para a reunião a Associação dos Moradores e Vizinhos do Riacho Doce; Associação de Moradores e Proprietário do Paraíso dos Pataxós (AMPPA); Associação dos Proprietários e Moradores dos Loteamentos Village I, II e III (ASPROV); Associação dos Proprietários do Loteamento Aldeias I e Arredores (APLATA); Associação Comunitária Aldeias do Mundaí (ACAM) e Associação dos Amigos, Moradores e Proprietários do Mundaí (AAMPM).

A audiência pública está marcada para o 18/08, segunda-feira, às 19h na sede da Associação de Revitalização da Orla Norte de Porto Seguro (rua Mamoeiros, 08, Taperapuã, atrás da Arena Axé Moi). Mais informações pelo WhatsApp (73) 99985-4267 ou e-mail revitalizaorlanorte@gmail.com.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Movimento no aeroporto de Porto Seguro cresce acima da média nacional

Porto Seguro aparece entre os municípios que vão receber novos peritos médicos

Axé Moi confirma primeiras atrações do Carnaporto 2026

Rotary Club de Porto Seguro empossa nova presidente e Conselho Diretor

Porto Seguro tem queda no preço médio dos voos para o 2º semestre, aponta KAYAK

Prefeitura inicia a reimplantação da Zona Azul em Porto Seguro

 

A prefeitura de Porto Seguro divulgou que deu início à reimplantação da Zona Azul em vias públicas da cidade. De acordo com o cronograma, a cobrança deve começar a acontecer dentro de cerca de 100 dias.

O contrato com a empresa concessionária prevê a criação de mais de cinco mil vagas rotativas, divididas em duas fases. A primeira no Centro e depois no Baianão, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

 

 

O retorno do estacionamento pago nas vias públicas de Porto Seguro foi regulamentado pelo prefeito Jânio Natal em novembro do ano passado, através do Decreto 16.537/24. “E atende a uma solicitação da CDL, Associação Comercial e de diversos comerciantes da cidade”, diz o gestor.

A Zona Azul foi oficializada após a assinatura do contrato de concessão com a empresa E-Parking Estacionamentos LTDA, vencedora da concorrência pública.

O cronograma estabelece uma etapa inicial de 15 dias para diagnóstico técnico das áreas que serão incluídas. E conclusão do projeto executivo, definindo a localização das vagas e orientando as próximas fases. Em seguida, em um prazo de até 60 dias, serão feitas as sinalizações horizontal e vertical.

Depois estão previstos 30 dias para campanhas educativas. Cabe à secretaria de Ordem Pública, Mobilidade, Segurança e Defesa Civil supervisionar a concessionária na implantação e gerenciamento do sistema. De acordo com a prefeitura, “as notificações por uso irregular das vagas só começarão a ser aplicadas após o término desse período de transição”.

Os valores estipulados para utilização das vagas variam de R$ 1,75 por 30 minutos a R$ 7,00 por duas horas para automóveis; e de R$ 0,50 a R$ 2,00 para motocicletas. O contrato também prevê isenção de até duas horas para veículos de idosos e pessoas com deficiência, devidamente credenciados.

"A CDL apoia a implantação da Zona Azul por entender que a rotatividade nas vagas é essencial para o comércio local”, declara o presidente Vinícius Brandão. Segundo ele, “com mais circulação de veículos, há aumento no fluxo de clientes, melhoria da mobilidade e incentivo a um ambiente urbano mais organizado e acessível”.


Com informações da Ascom PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Polícia Militar realiza no Estado mais uma edição da Operação Força Total

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

IFBA divulga resultado final de seleção para curso de Licenciatura Indígena

Bahia recebe 100 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025