Cruz da Primeira Missa passa por 15 cidades até chegar em Porto e Cabrália

 

Preservada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, a cruz original da Primeira Missa no Brasil chegou ao país para as comemorações dos 525 anos da celebração.

A peregrinação da relíquia começou por cidades portuguesas e agora passa por diversos municípios brasileiros até finalizar na Costa do Descobrimento.

 

 

O objeto histórico desembarca dia 26/04 no Aeroporto Internacional de Porto Seguro e desfila pela cidade até Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, local da Primeira Missa. Lá, a programação inclui uma série de eventos.

As atividades começam cedo, com alvorada festiva e a encenação do Auto de Pindorama, às 10h, na Praça do Cruzeiro. À tarde, acontece a Carreata da Fé, a Procissão de Nossa Senhora da Esperança e, às 16h, o ponto alto do jubileu: a Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, na Praça do Cruzeiro.

 

Primeira Missa

A Primeira Missa foi celebrada pelo frei Henrique de Coimbra em 26 de abril de 1500, poucos dias depois da chegada dos portugueses ao atual litoral baiano. É lembrada como um primeiro ponto de encontro entre as culturas e as crenças distintas.

A cruz fica em exposição permanente na Sé de Braga, igreja mais antiga da Península Ibérica, aberta em 1089. O artefato deixou a cidade dia 12/04, de abril e, ainda em Portugal, passou por Fátima, Cascais, Almada e Lisboa.

O périplo no Brasil é organizado pelo movimento Brasil com Fé e integra o projeto “Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.

 

Percurso da cruz no Brasil

15/04 - Chegada a São Paulo, com missa na Catedral da Sé

16/04 - Cachoeira Paulista/SP, Aparecida/SP e Guaratinguetá/SP

17/04 - Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ

18/04 - Porto Alegre/RS

19 e 20/04 - Maricá/RS e Rio de Janeiro

21 e 22/04 - Brasília/DF

23/04 - Brasília e Belém/PA

24/04 - Belém

25//04 - Salvador/BA

26/04 - Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (celebração dos 525 anos da Primeira Missa)

27/04 - Retorno a Braga, Portugal


Fonte: Santuário Cristo Redentor e CNBB - Foto: CNBB/Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto da Paz promove 30ª Jornada Espírita de Porto Seguro

Geovana Cléa exibe obras inéditas em Trancoso da série “Sertões”

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

Porto da Paz promove 30ª Jornada Espírita de Porto Seguro

 

O Centro Espírita Porto da Paz promove, de 25 a 27/04, a 30ª Jornada Espírita de Porto Seguro. Dessa vez, tradicional evento da doutrina acontece no Eco Bahia Hotel, na Cidade Histórica. Esse ano, a jornada traz o tema “A Lei Divina e a Consciência Humana”. A entrada é franca.

Os palestrantes convidados são Lusiane Bahia e Jamile Lima, de Salvador; Marina Alves, de Itabuna e o pernambucano Alisson Guedes. Confira abaixo as datas e horários das palestras de rodas de conversa.

A programação inclui ainda a 20ª Jornadinha Espírita, para crianças de 4 aos 12, enquanto os pais estão na Jornada.

 

 

Mais informações pelo WhatsApp (73) 99940-8597 ou no Facebook do Centro Espírita Porto da Paz.

 

Programação

25/04 (sexta)

19h30

Palestra: “A Lei do Amor - Aprender, Educar-se e Servir”

Palestrante: Lusiane Bahia (Salvador/BA)

 

26/04 (sábado)

15h

Roda de conversa: “Caminho para a Plenitude - A Consciência da Imortalidade”

Participantes: Jamile Lima (Salvador/BA), Alisson Guedes (Jaboatão/PE)  e Marina Alves (Itabuna/BA)

 

19h30

Palestra: “Perdão - Chave para a Ascensão Espiritual”

Palestrante: Lusiane Bahia

 

27/04 (domingo)

09h

Roda de conversa: “Nossos Pensamentos em Face às Leis Divina”

Participantes: Jamile Lima, Alisson Guedes e Marina Alves

 

19h30

Palestra: “As Leis Divinas”

Palestrante: Alisson Guedes


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Geovana Cléa exibe obras inéditas em Trancoso da série “Sertões”

CDL divulga calendário oficial de feriados e alerta para falsas datas

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

Fundador do Terravista recebe título de Cidadão Porto-Segurense

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Fundador do Terravista recebe título de Cidadão Porto-Segurense

 

A Câmara Municipal de Porto Seguro realizou na quinta-feira, 10/04, Sessão Solene para a entrega de títulos de Cidadão Porto-Segurense. Foram agraciados o empresário Michael Rumpf-Gail, fundador do Terravista; e o médico ortopedista Cristiano José Silva.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Lucas Nascimento (PSDB). Ao receber o Título, Michael, suíco-alemão radicado na cidade, agradeceu aos vereadores pela honraria e também a seus parceiros, em especial o empresário Marcos Marabá, diretor do Instituo Irene Gail.

“É uma grande honra receber esse Título. Cheguei em Porto Seguro em 1994. Todos esses anos que vivi aqui foram e continuam sendo uma grande realização. Espero poder contribuir ainda mais para essa região”, disse emocionado Michael.

 

 

Fundador do Complexo Terravista, o empresário ajudou a colocar Porto Seguro e Trancoso em outro patamar. Em 2008, criou o Instituto Irene Gail - o nome é uma homenagem à sua mãe.

 

Enorme potencial

Na primeira metade dos anos 1990, ao chegar a Porto Seguro, Michael Rumpf-Gail percebeu o potencial econômico e turístico da região. E começou os estudos e planejamento para investimentos no Litoral Sul, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Michael idealizou um empreendimento que incluísse hotéis e condomínios de alto padrão, campo de golfe e aeroporto próprio, criando a Terravista Empreendimentos. Convidou, então, o amigo Janick Daudet, CEO do Club Med South América, para trazer a rede internacional de hotéis para a região.

Em 2001, o Club Med Trancoso foi inaugurado, marcando um divisor de águas nos empreendimentos. Logo depois o campo de golfe entrou em funcionamento, habilitando o destino para participar dos circuitos nacional e mundial do esporte.

A construção do Aeroporto Terravista agregou ainda mais valor ao turismo. O Club Med é hoje o maior contribuinte de impostos no município e junto com o Terravista, são os maiores geradores de emprego. Por mais de duas décadas, Michael ocupou o cargo de Diretor Presidente da Terravista Empreendimentos.

Em 2004, a Terravista e o Club Med iniciaram o Programa de Responsabilidade Socioambiental, com ações permanentes de educação ambiental. O objetivo foi aliar o desenvolvimento econômico ao social e contribuir com a preservação das belezas naturais, a autenticidade e singularidade do rico patrimônio histórico, artístico e cultural local.

 

 

Instituto Irene Gail

Em 2008 o Instituto Irene Gail nasceu como fruto desse Programa. Dirigido pelo empresário Marcos Marabá, nesses 16 anos tem impactado positivamente a vida de crianças, adolescentes e idosos.

Suas atividades incluem educação ambiental, em parceria com o Club Med Trancoso; apoio ao Grupo da Melhor Idade de Arraial d’Ajuda; manutenção das festas tradicionais de São João e Yemanjá no Arraial da Ajuda e Trancoso; ações socioculturais e esportivas da Aldeia Velha Pataxó, com a criação da Reserva Pataxó de Ecoturismo e os Jogos Infantojuvenis; além de parcerias com a Escola Municipal Honorina Passos e a Associação Religiosa Cultural de Matrizes Africanas do Terreiro Ilê Axé de Xapanã.

 

 

Prestigiaram a entrega do Título a esposa Elaine, a filha Sophie, amigos, professores e representantes das associações apoiadas pelo instituto. Entre eles, Pai José Luiz, a diretora Maria José e o cacique Ipê.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025 têm inscrições abertas até 30/04

Porto Seguro reconhece ´Marcha para Jesus’ como Patrimônio Imaterial

Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

CDL divulga calendário oficial de feriados e alerta para falsas datas

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro divulgou o calendário oficial de feriados trabalhistas válidos para o ano de 2025, abrangendo também Santa Cruz Cabrália.

Vinícius Brandão, presidente da CDL, alerta os comerciantes “sobre datas falsas divulgadas como feriados”. O calendário segue as normas da legislação federal, estadual, municipal e convenções coletivas vigentes.

 

 

De acordo com Brandão, “a divulgação visa dar segurança jurídica e previsibilidade a empresários, trabalhadores e consumidores, além de evitar equívocos que gerem prejuízos ao comércio e à economia local”. E garante “um planejamento adequado de escalas, contratos e turnos, redução de faltas injustificadas e passivos trabalhistas”.

A CDL de Porto Seguro informa também que está à disposição para orientar empresas, sindicatos, colaboradores e entidades públicas sobre o correto cumprimento do calendário trabalhista de 2025.

A entidade ressalta que datas como “Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Dia dos Namorados, Black Friday e 26/12 não são feriados legais, e sua divulgação como tal causa confusão, faltas injustificadas e danos operacionais a empresas”.

 

Feriados oficiais de Porto Seguro em 2025

01/01 - Confraternização Universal (feriado nacional)

18/04 - Sexta-feira da Paixão (feriado nacional)

21/04 - Tiradentes (feriado nacional)

22/04 - Descobrimento do Brasil (feriado municipal)

01/05 - Dia do Trabalhador (feriado nacional)

30/06 - Aniversário de Porto Seguro (feriado municipal)

02/07 - Independência da Bahia (feriado estadual)

15/08 - Dia de Nossa Senhora d’Ajuda (feriado municipal)

07/09 - Independência do Brasil (feriado nacional)

08/09 - Dia de Nossa Senhora da Pena (feriado municipal)

12/10 - Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

20/10 - Dia do Comerciário (feriado por convenção coletiva do comércio)

02/11 - Finados (feriado nacional)

15/11 - Proclamação da República (feriado nacional)

20/11 - Dia da Consciência Negra (feriado nacional)

25/12 - Natal (feriado nacional)

 

Feriados oficiais de Santa Cruz Cabrália em 2025

Incluem os feriados nacionais, estaduais e Dia do Comerciários descritos acima, além dos seguintes feriados municipais

19/04 - Dia dos Povos Indígenas

26/04 - Primeira Missa do Brasil

29/06 - Dia de São Pedro

23/07 - Aniversário de Santa Cruz Cabrália

08/12 - Imaculada Conceição

 

O que é ponto facultativo?

Ponto facultativo não é feriado. Significa que órgãos públicos podem liberar seus servidores naquele dia, mas empresas privadas não são obrigadas a seguir. Em Porto Seguro e Cabrália, pontos facultativos como Carnaval, Corpus Christi, Quarta-feira de Cinzas ou Dia do Servidor Público não impactam o setor privado, salvo convenção coletiva específica.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

Eco Bahia Hotel apresenta ‘Vatapá de Lagosta’ no Festival Raízes de Porto Seguro

Fundador do Terravista recebe título de Cidadão Porto-Segurense

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025 têm inscrições abertas até 30/04

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025 têm inscrições abertas até 30/04

 

O Sebrae lançou a 2ª edição Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia, voltado para micro e pequenas empresas do setor de panificação. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 30/04 pelo site do concurso.

O objetivo é continuar elevando a qualidade produto no estado. “O Sebrae busca fomentar a inovação e o aprimoramento do setor; melhorar as etapas importantes, como os padrões de qualidade no processo de produção; e proporcionar uma experiência gastronômica impactante aos clientes”, explica a gestora de projetos do Sebrae, Taísa Cancela.

 

 

“O concurso tem como base para a avaliação a norma ABNT NBR 16170, que preza pelos padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês, tratando de critérios como textura, tamanho, casca, coloração, o miolo, abertura de pestana”, completa o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito.

“Com isso, além das micro e pequenas empresas de panificação, quem ganha também é a região com produtos padronizados, com melhor forma de processamento e higiene, resultado de estudo e diagnóstico feito em torno de seus processos produtivos”, destaca.

As empresas participantes recebem capacitações de acordo com a norma. Depois, serão avaliados entre os dias 30/06 e 01/08. Os vencedores ganharão um notebook e smartphone, e poderão participar da missão empresarial para a FIPAN, maior feira de panificação da América Latina.

Em 2024, a Padaria Verde Rio, de Juazeiro, foi a campeã estadual. A Gomes Delicatessen, de Feira de Santana, ficou em segundo, e a Primus, de Itabuna, em terceiro.

Na etapa regional Extremo Sul, a Mais Delícia, de Porto Seguro, venceu entre 33 concorrentes. E esteve em Salvador como uma das finalistas.


Com informações de Milka Morais (ML Comunicação)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro reconhece ´Marcha para Jesus’ como Patrimônio Imaterial

Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

Partiu Estágio está com inscrições abertas para 5 mil vagas de nível superior

Operação Unum Corpus já prendeu mais de 3 mil suspeitos na Bahia