Rotary Club de Porto Seguro empossa nova diretoria e associados

 

O corretor de imóveis Osdelio Aristeu Oliveira tomou posse como presidente do Rotary Club de Porto Seguro. Ele lidera a nova diretoria para o Ano Rotário 2024/25. Em um momento muito especial para o clube, foram empossados também dois novos Associados Representativos, o advogado Luis Leal e a psicóloga Luciene Accácio Ramos.

 

 

O cargo foi transmitido pelo presidente 2023/24, o empresário Chaves. A solenidade aconteceu na Barraca do Gaúcho na noite de sábado, 06/07, e reuniu rotarianos, familiares e convidados.

Prestigiaram também a Reunião Solene o vice-prefeito Paulinho Toa Toa; o major Enrico Arruda Araujo, do 6º Grupamento de Bombeiros Militares; Alexsandra Norinha Rodrigues, governadora assistente do Distrito 4.391 do RI; Maria Vilma Bonfim, presidente do RC de Eunápolis; e o rotariano visitante Carlos Augusto Faria, do RC de Londrina/PR.

 

 

Durante o protocolo e nos discursos, muitas mensagens emocionantes e o compromisso de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. O novo presidente agradeceu ao clube por “confiar em mim para liderar nossos esforços em prol do bem comum”.

E acrescentou: “o Rotary é mais do que uma organização, é uma família unida pelo ideal de servir, de fazer a diferença nas comunidades e de promover a paz e a compreensão em todo o mundo”.

 

 

Osdélio lembrou os desafios e as oportunidades que o Rotary Club de Porto Seguro tem pela frente. “Acredito no poder da união, da solidariedade e da cooperação para transformar a realidade e construir um futuro melhor para todos. Que possamos inspirar uns aos outros, compartilhar ideias e projetos inovadores, e continuar sendo exemplos de bondade e generosidade em nossa comunidade”.

 

Diretoria do RC de Porto Seguro 2024/25

Presidente: Osdelio Aristeu de Oliveira Santos

Vice-Presidente: Chaves

Protocolo: Tanilza Cristina Batista Spagnol

Secretária: Adriana Silveira Gomes Candido

Tesoureira: Sandra Lúcia Alves da Silva

Imagem Pública: Gabriel Raimundo Moreira Lopes

Fundação Rotária e Facilitador de Aprendizagem: João Vanderlei Calazas

Projetos Humanitários: Cyntia Mattos Oliveira Costa

Quadro Associativo e Coordenador do Churrasco Beneficente Fogo de Chão: Alex Cunha

 

Outras Comissões

Banco de Cadeira de Rodas: Mário Delgado Junior

Feijoada Beneficente: Xaxá

Saúde: Hilda Rodrigues

Programa de Intercâmbio de Jovens: Tanilza Spagnol

Parcerias: Iônio Oliveira de Souza

Meio Ambiente: Luiz Antônio Ramalho Caldeira

Associações e Associativismo: Renato Batista Rodrigues


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Jogadores de Porto são convocados para seleção brasileira de rugby

Corregedoria Nacional de Justiça determina correição extraordinária no TJBA

Cícero Sena toma posse na Academia de Letras e Artes do Salvador e lança livro

Frida Baranek expõe retrospectiva na Galeria Hugo França, em Trancoso

Aberta a temporada do turismo de observação de baleias. Imperdível!

Prefeitura inaugura nova tarifa, centro esportivo e outras obras

 

Em uma semana de inaugurações, a prefeitura de Porto Seguro entregou diversas obras nas áreas de turismo, esportes, lazer, saúde e comércio. Entre eles, a nova Tarifa, o Complexo Esportivo e de Lazer Mamagaya e a Unidade Municipal de Saúde na praça São Sebastião.

Estiveram presentes o prefeito Jânio Natal, o vice Paulinho Toa Toa, secretários municipais, vereadores, dirigentes de associações, empresários, trabalhadores, atletas e um público bem diverso. As solenidades aconteceram dias 01 e 05/07.

 

Complexo Esportivo e de Lazer Mamagaya

 

De acordo com a prefeitura, o Complexo Esportivo e de Lazer Mamagaya foi construído com recursos próprios e é uma das maiores praças de esportes do interior da Bahia.

Localizado na Orla Norte, na Rotatória 1, conta com pista de skate oficial, campo de futebol de areia, quatro quadras de beach tennis e futevôlei.

Além de vestiários, estacionamentos, banheiros públicos com acessibilidade, fonte luminosa dançante e um deck panorâmico que faz a ligação com a Rotatória 2.

 

 

 

“A cada dia que passa, a Terra Mãe do Brasil demonstra sua força e vocação para o turismo. Temos a obrigação de ofertar novas opções para nossos visitantes e também para os moradores. É com muito orgulho que estamos proporcionando bem-estar e qualidade de vida com espaços públicos de esporte e lazer para toda a população”, disse o prefeito Jânio Natal.

 

Nova Tarifa - Mercado dos Pescadores

Localizada na praça Visconde de Porto Seguro, no Cento, as novas instalações da Tarifa têm um projeto arquitetônico arrojado. Possui 22 boxes para comercialização de pescado e outros itens, como temperos.

E também áreas de pesagem e de limpeza, câmaras refrigeradas, bares, restaurantes, píer e um deck suspenso às margens do rio Buranhém. A obra conta com sistema de energia solar e o entorno está sendo requalificado.

 

 

“A partir de agora, os pescadores terão um espaço digno para trabalhar e Porto Seguro ganha um novo ponto turístico, que vai agradar moradores e visitantes, pela beleza e funcionalidade”, comemorou o gestor.

 

UMS Dom Manoel

A nova Unidade Municipal de Saúde Dom Manoel, na rua São Sebastião, possui quatro consultórios, salas de triagem, vacina, procedimentos, observação, medicamentos, coleta, marcação, consultórios odontológicos, recepção, refeitório e sala de apoio.

 

 

A estrutura ainda conta com prontuário eletrônico. O horário de funcionamento é das 5h às 23h com três equipes completas. O nome Dom Manoel Antunes Sobrinho é uma homenagem ao antigo proprietário do imóvel do terreno onde foi construída a unidade.

Também foram entregues a reforma da de skate da praça Antonio Tito, antiga reivindicação dos skatistas da cidade, e a nova base do SAMU na Orla Norte.

 

 

 


Com informações e fotos da Ascom PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Aberta a temporada do turismo de observação de baleias. Imperdível!

Filarmônica 2 de Julho celebra 77 anos de tradição musical

Eleições 2024: partidos podem realizar convenções a partir de 20/07

TJBA adota novo modelo de publicação de processos em segredo de Justiça

Consórcio vence licitação para elaborar anteprojeto de obras do novo aeroporto

Indígenas bloqueiam rodovias contra votação da PEC do marco temporal

 

Indígenas pataxó bloquearam, na manhã dessa quarta-feira, 10/07, a BR 367, na Coroa Vermelha; e a BR 101, na altura de tabela. A manifestação foi contra a inclusão, na pauta de hoje da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, da votação da proposta de emenda constitucional (PEC 48/2023) sobre inserção da tese do marco temporal na Constituição.

Entretanto, antes da sessão começar, a CCJ retirou a votação da pauta. Segundo o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre, a comissão vai deliberar sobre o tema só em outubro.

O bloqueio começou às 9h e durou até por volta das 13h em Itabela e das 14h na Coroa Vermelha. Foram registrados engarrafamentos gigantes nas rodovias e protestos de quem ficou preso nas estradas.

 

Marco temporal

A PEC do marco temporal é assinada pelo senador Dr. Hiran (PP-RR) e outros 26 senadores. Pela proposta, já aprovada pela Lei 14.701, de 2023, os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam ou disputavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Agora, senadores tentam garantir a inclusão dessa regra também na Constituição.

Isso ocorre porque a validade da lei é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) em ações de inconstitucionalidade. Em agosto, devem começar, no STF, os trabalhos de uma comissão de conciliação que vai tratar de todas essas ações.

Em abril, o ministro Gilmar Mendes negou pedido para suspender a lei que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente em audiências de conciliação, que devem ser feitas até dezembro.

A tese do marco temporal surgiu em 2009, em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O critério temporal foi utilizado nesse caso.

Em setembro de 2023, o Senado aprovou um projeto de lei que regulava a demarcação de terras indígenas de acordo com o marco temporal. Mas, no mesmo mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu contra a tese.

O governo, em sintonia com o entendimento do STF, vetou o trecho da lei que instituía o marco temporal. Esse veto, no entanto, foi derrubado pelo Congresso Nacional logo depois. Assim, o marco temporal virou lei em outubro de 2023.

Integrantes de grupos indígenas são contrários à decisão e afirmam que a tese desconsidera, por exemplo, povos nômades e comunidades que foram expulsas de suas terras antes da promulgação da nova Constituição. O relator da PEC, senador Esperidião Amin (PP-SC), recomenda a aprovação da proposta.


Com informações da Agência Senado - Imagem: reprodução redes sociais

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Corregedoria Nacional de Justiça determina correição extraordinária no TJBA

Cícero Sena toma posse na Academia de Letras e Artes do Salvador e lança livro

Aberta a temporada do turismo de observação de baleias. Imperdível!

Consórcio vence licitação para elaborar anteprojeto de obras do novo aeroporto

Confira os participantes do Festival Temperos de Cabrália 2024

Filarmônica 2 de Julho celebra 77 anos de tradição musical

 

Com uma extensa programação, a tradicional Filarmônica 2 de Julho completou 77 anos de trajetória musical na cidade. Foram gerações formando músicos e participando dos mais importantes eventos cívicos e culturais de Porto Seguro.

A data especial começou com um café da manhã na sede da instituição, reunindo seus 23 músicos, familiares e convidados. Eles compartilharam memórias e história sobre a atuação da filarmônica ao longo dessas quase oito décadas.

Em seguida, o maestro Ivan Borel conduziu a orquestra em um desfile comemorativo pelo Centro da cidade. Com seus instrumentos afinados, tocando coisas de amor, despertou a atenção de moradores e turista por onde passou.

O desfile não foi apenas uma demonstração de talento musical, mas também uma viagem no tempo, relembrando os momentos históricos e os desafios superados pela banda. A celebração culminou com uma Missa Solene na Igreja Nossa Senhora do Brasil, às 10h, ministrada pelo Frei Glaizer.

 

 

“É um para a nossa cidade abrigar uma instituição tão rica em história e tradição”, disse o vice-prefeito, Paulinho Toa Toa. O prefeito Jânio Natal destacou “a relevância da música na formação dos jovens e no fortalecimento dos laços comunitários”.


Com informações e fotos da Ascom PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Veracel inaugura novo Viveiro de Pesquisa

Eleições 2024: partidos podem realizar convenções a partir de 20/07

TJBA adota novo modelo de publicação de processos em segredo de Justiça

Atleta revelado em Trancoso é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

Consórcio vence licitação para elaborar anteprojeto de obras do novo aeroporto