Uma grande mobilização reuniu mulheres e homens dos mais diversos segmentos do município para o lançamento da Campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher. O evento, na manhã de 07/08, aconteceu na praça ACM, no Centro e começou com a instalação de cruzes no canteiro central da praça.
O dia 07 de agosto marca os 19 anos de aprovação da Lei Maria da Penha, um marco que estabelece mecanismos para proteger mulheres vítimas de violência e responsabilizar os agressores.
Na abertura, a delegada chefe da Delegacia Especial de Proteção à Mulher, Rosa Souza, compartilhou com o público a notícia da prisão do culpado pelo assassinato da jovem Reisiele Novais, de 18 anos, moradora da Vila Valdete, que foi ferida pelo ex-namorado e colocada dentro de uma cisterna. Apesar de ter conseguido fugir, a jovem foi recapturada pelo seu algoz e assassinada.
De acordo com Cristiane Chiachio, primeira dama e secretária de Assuntos para Mulheres e Bem Estar, “a criação da secretaria de Assuntos para Mulheres é um novo desafio, na expectativa de alcançar o maior número possível de mulheres no acesso às políticas públicas disponíveis”.
“Hoje nós estamos fazendo essa mobilização para que acabe qualquer tipo de violência contra a mulher, isso tem que parar”, alerta. Segundo ela, muitas mulheres ainda estão silenciadas e se calam porque não têm coragem de denunciar. “Por isso a importância dessa ação, para que elas se sintam seguras e saibam que a violência não é normal e que nós estamos aí para ajudá-las. Não se calem, denunciem, liguem 180 ou procurem a secretaria. Vocês não estão sozinhas”, reafirma.
O prefeito Jânio Natal destacou a importância de combater todos os tipos de violência contra as mulheres, seja ela, física, sexual, psicológica ou patrimonial. “E não basta apenas fazer a parte de vocês. É fundamental que vocês levem essa conscientização aos outros homens, principalmente aqueles que se acham superiores”.
O prefeito alertou ainda para o perigo e a crueldade do feminicídio, “que pode começar com frases agressivas e depois que acontece não tem mais como voltar. Tenho muito orgulho de completar 48 anos de casado, com três filhos maravilhosos. Ela e todas as mulheres precisam ser respeitadas”.
No final, atendendo ao pedido da primeira dama, Jânio Natal anunciou a elaboração do projeto arquitetônico para revitalização da Praça ACM, localizada em frente à sede da Secretaria de Assuntos para Mulheres.
Participaram também da mobilização o vice preferito Paulo Onishi; além de representantes do Executivo, Legislativo, OAB, Polícia Federal, Polícia Militar, entre outros.
Fonte e foto: Ascom PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
PRF apreende fuzis que estavam sendo levados do Rio para Porto Seguro
Associações marcam audiência pública para debater enchentes na Orla Norte
Movimento no aeroporto de Porto Seguro cresce acima da média nacional
Porto Seguro aparece entre os municípios que vão receber novos peritos médicos