A tradicional Padaria Bella Vista, de Porto Seguro, conquistou o 1º lugar na etapa regional do concurso Melhor Pão Francês da Bahia. Promovido pelo Sebrae, essa é a segunda edição do concurso que tem a proposta de incentivar a melhoria da qualidade do pão francês na Bahia.
A Bella Vista está classificada como representante do Extremo Sul para a fase final, em Salvador. O melhor pão francês da Bahia 2025 será conhecido dia 28/08, durante a Feira INDEX - o maior evento da indústria do Estado, no Centro de Convenções.
A vencedora da etapa regional ganhou também um conjunto de prêmios que inclui 20 sacas de farinha de trigo (25 Kg cada) e um vale-compras de R$ 1.500 reais em produtos Adinor. Para o padeiro, um valor de R$ 500,00 e a dólmã, vestimenta adequada para ser utilizada durante o trabalho.
A premiação aconteceu na noite de 07/08 no auditório do Sebrae em Teixeira de Freitas. Estiveram presentes imprensa, patrocinadores, colaboradores, além dos organizadores e representantes das 41 empresas classificadas para essa fase.
Completaram o pódio regional a Sabor de Minas, de Teixeira de Freitas, com a medalha de prata; e a Padaria Fornada dos Pães, de Porto Seguro, em terceiro. Todos os participantes receberam certificados de participação e um relatório técnico apontando as características analisadas nos pães com feedback de cada avaliação.
A Padaria Bella Vista foi fundada em 1990 e possui cinco lojas nos bairros de Porto Seguro. O empresário Daniel de Jesus Souza destacou os benefícios alcançados. “O Sebrae é um parceiro nosso e vem fomentando uma mudança de comportamento na padaria. Já trabalhávamos com pão francês há muitos anos, mas o Sebrae chegou com uma nova metodologia, aplicando as normas técnicas, e essa consultoria foi fundamental”.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, parabenizou a participação das empresas, principalmente por acreditar na iniciativa. “Tivemos participantes de Teixeira de Freitas, Mucuri, Trancoso, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Guaratinga e Santa Cruz Cabrália. Isso nos deixa imensamente felizes e satisfeitos por ver que as empresas encararam mais esse desafio como uma oportunidade de melhorar sua produção e produtos”.
Entre os critérios de avaliação embasados na metodologia da ABNT NBR 16170, a equipe técnica pontuou os 13 requisitos principais para determinar um pão de qualidade, dentre características externas, como tamanho, crosta (composta por cor, pestana, crocância e aspecto), aparência, e características internas, como o aspecto e o miolo, além das características sensoriais, que são indicadas pelo aroma, sabor e textura.
Com informações Milka Morais para ML Comunicação - Foto: Arthur Guimarães para ML Comunicação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Parceria vai levar atendimento médico aos alunos do “Karatê nas Escolas”
Chef Barega Cangussu lança seu primeiro livro infantil
Agosto Lilás: Porto Seguro se mobiliza pelo fim da violência contra a mulher
Movimento no aeroporto de Porto Seguro cresce acima da média nacional
Porto Seguro aparece entre os municípios que vão receber novos peritos médicos