Jornal do SolJornal do Sol
  • NOTÍCIAS
    • Bahia
    • Brasil
    • Carnaval 2025
    • Carnaval 2024
    • Carnaval 2023
    • Cidade
    • Cultura
    • Economia
    • Editais
    • Educação
    • Eleições 2024
    • Eleições 2022
    • Eleições 2020
    • Esporte
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia & Marketing
    • Turismo
  • CALENDÁRIO DE EVENTOS
  • TROMBONE
  • CLASSOLFICADOS
  • MEMÓRIA
    • Capas Impresso
    • Persona
  • Opinião
    • Editorial
    • Tamarri - Verde, Vida & Cidadania
    • Maria Luiza - Nutrição & Saúde
    • Chef Caio Silva - Gastronomia
    • Mariana Guerra - Imagem & Estilo
Assessoria de Imprensa
Bahia
16 Setembro 2025
Acessos: 451

Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070

 

A Bahia atravessa um processo de envelhecimento populacional acelerado. Atualmente, o estado tem mais de 2,3 milhões de pessoas idosas e já concentra o maior número de centenários do país, segundo dados do IBGE.

As projeções indicam que, até 2070, quatro em cada dez baianos terão 60 anos ou mais, uma transformação demográfica que pressiona as políticas públicas a incorporarem o envelhecimento como prioridade transversal da saúde ao transporte, da assistência social à cultura.

A questão foi colocada no centro da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, aberta na terça-feira, 16/09, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, além de outras autoridades.

Em sua fala, a titular da Sesab defendeu que o envelhecimento deve ser enfrentado com planejamento e sensibilidade. “Estamos falando de mães, pais e avós que ajudaram a construir a nossa história. O desafio é garantir que cada etapa da vida seja vivida com autonomia, respeito e dignidade”, afirmou.

A secretária destacou três eixos de ação: prevenção, acolhimento e reabilitação. A rede estadual tem ampliado a cobertura de atenção primária, o Telessaúde e as equipes de Saúde da Família para oferecer acompanhamento contínuo, consultas regulares e vacinação em dia. “Não é apenas tratar doenças, mas preservar a funcionalidade, a independência e a qualidade de vida”.

Roberta Santana citou ainda avanços recentes, como o Hospital Ortopédico do Estado, que já realizou mais de 160 mil atendimentos, muitos deles em idosos vítimas de quedas e fraturas. Também mencionou o Hospital Estadual Mont Serrat de Cuidados Paliativos, inaugurado em 2023, o primeiro público do Brasil voltado exclusivamente a esse tipo de cuidado.

Outro ponto destacado também é o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), que reúne equipe multiprofissional, realiza mais de 200 mil procedimentos por ano e atende cerca de 30 mil pacientes matriculados, oferecendo desde farmácia clínica a programas de apoio a cuidadores.

O governador Jerônimo Rodrigues assinou a autorização para celebração de termo de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com esta cooperação, o estado deve implantar uma linha de cuidado intersetorial para pessoas com demência, lançar um projeto-piloto de modelo sócio-sanitário integrado e disponibilizar um aplicativo gratuito de reabilitação cognitiva e física.

“Precisamos questionar a qualidade de vida dos idosos. E é para isso que as conferências existem. Para poder refletir as políticas públicas que são praticadas, aquelas que precisam ser criadas e aperfeiçoadas. Então, a expectativa é que essa conferência aponte caminhos seguros e firmes, que a gente possa chegar na conferência nacional e levar para o presidente Lula aquilo que a Bahia deseja”, afirmou Jerônimo.


Texto: Ascom Sesab/BA - Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Triatletas de Porto Seguro conseguem classificação para o Mundial de Abu Dhabi

Dia Mundial da Limpeza: confira locais com mutirão na Costa do Descobrimento

Porto Seguro é o 4º destino nacional mais vendido no país, divulga Braztoa

Comissão da Fifa inspeciona Porto Seguro com vistas à Copa do Mundo Feminina

Câmara aprova criação de taxa ambiental para veículos de fora de Porto Seguro

Adicionar comentário
JComments
Joomla SEF URLs by Artio
© 2025 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade
  • NOTÍCIAS
  • CALENDÁRIO DE EVENTOS
  • TROMBONE
  • CLASSOLFICADOS
  • MEMÓRIA
    • Capas Impresso
    • Persona
  • Opinião
    • Editorial
    • Tamarri - Verde, Vida & Cidadania
    • Maria Luiza - Nutrição & Saúde
    • Chef Caio Silva - Gastronomia
    • Mariana Guerra - Imagem & Estilo