A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) divulgou os resultados do seu Boletim Semestral 2025, que apresenta o desempenho das vendas, os destinos mais procurados e os principais temas que marcaram o 1º semestre, incluindo as férias de julho.
Porto Seguro continua no top 5 entre os destinos nacionais mais vendidos. Tanto no 1º semestre (em 4º lugar, empatado com Porto de Galinhas); quanto em julho (mesma posição, agora junto com Salvador). A liderança foi de Maceió.
“Os resultados do primeiro semestre mostram que o setor continua a se fortalecer em um cenário de estabilidade com tendência positiva e oportunidades em diferentes mercados, mesmo diante de desafios variados”, diz afirma Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.
“As operadoras têm sido protagonistas nesse movimento, diversificando portfólios, explorando destinos consolidados e emergentes e oferecendo experiências que dialogam com diferentes perfis de viajantes. Para os próximos meses, a atenção aos movimentos do mercado e a capacidade de adaptação serão fundamentais para potencializar resultados”, completa Marina.
Viés positivo
De acordo com o Boletim, o cenário geral de viagens é de “estabilidade com viés positivo”. Os números divulgados mostram que, para 68% das operadoras, as vendas em julho foram iguais ou levemente superiores às do ano anterior. No acumulado de janeiro a julho, 81% avaliaram o período de forma positiva (55% ‘bom’ e 26% ‘ótimo’ ou ‘excelente’.
Mais de 35% das empresas registraram crescimento nas vendas, tanto em destinos nacionais quanto internacionais. Os nacionais tradicionais cresceram em 53% das operadoras, enquanto os emergentes avançaram para quase 46%.
No internacional, o ritmo foi um pouco menor, mas ainda positivo: crescimento em 36% para destinos tradicionais (Europa, EUA, América do Sul) e 38% para emergentes. As quedas foram pontuais em torno de 11%, com maior atenção a retração em 23% das operadoras para destinos tradicionais internacionais.
Turismo nacional em alta
A Braztoa afirma que “o turismo doméstico mostrou força ao longo do semestre”. Nas vendas dos feriados, para 60% das operadoras ficaram dentro do esperado; nas férias de julho para 43%; e nos demais meses para 54%. O melhor resultado veio em julho, quando quase 36% das empresas superaram as expectativas.
Metade das operadoras registrou crescimento em destinos nacionais; 36% relataram estabilidade e apenas 14% indicaram queda, associada principalmente à percepção de preços altos e menor competitividade frente ao internacional.
O resultado confirma um Brasil mais plural, que combina destinos consagrados e novas opções em ascensão, do litoral às capitais, das cidades às paisagens de natureza.
No ranking de destinos, Maceió liderou tanto no semestre quanto nas férias de julho, seguido por ícones consolidados como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto de Galinhas, Porto Seguro e Gramado.
Paralelamente, destinos emergentes ganharam espaço: Brasília, Foz do Iguaçu, Bonito e Manaus cresceram ao longo do semestre, enquanto Foz do Iguaçu e Brasília seguiram em alta em julho, ao lado de Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha.
Ranking nacional - 1º semestre
1º - Maceió/AL
2º - São Paulo/SP
3º - Rio de Janeiro/RJ
4º - Porto de Galinhas/PE e Porto Seguro
5º - Gramado/RS e Natal/RN
Ranking nacional - férias de julho
1º - Maceió/AL
2º - Gramado/RS
3º - São Paulo/SP e Porto de Galinhas/PE
4º - Salvador/BA e Porto Seguro
5º - Natal/RN e Rio de Janeiro/RJ
Emergentes nacionais - 1º semestre
1º - Brasília/DF, Foz do Iguaçu/PR, Bonito/MS e Manaus/AM
2º - Lençóis Maranhenses/MA e João Pessoa/PB
Emergentes nacionais - julho
1º - Foz do Iguaçu/PR
2º - Brasília/DF
3º - Lençóis Maranhenses/MA
4º - Fernando de Noronha/PE
Vendas internacionais
Os dados divulgados no Boletim mostram que, para a maioria das operadoras, o volume de vendas internacionais ficou dentro do esperado: 68% nos feriados, 61% em julho e 45% nos demais meses.
Surpresas positivas apareceram em 26% das operadoras para as vendas no semestre e em 10% para julho, enquanto quedas foram registradas por cerca de 29% das empresas nas férias e 26% nos feriados.
Os destinos internacionais tendem a ser mais sensíveis a fatores externos, e a primeira metade do ano refletiu isso. Entre os desafios, pesaram o aumento do IOF, a insegurança sobre vistos para os EUA, o excesso de visitantes no verão europeu, a performance das temporadas de neve na América do Sul e as oscilações de preços da Argentina.
Ainda assim, o setor mostrou resiliência, mantendo resultados positivos. Nas preferências, os destinos tradicionais como Orlando, Buenos Aires, Santiago, Paris e Roma seguem na liderança, enquanto emergentes como Tailândia, Tóquio, Florença e África do Sul começam a ganhar espaço, refletindo o interesse por novas culturas e experiências.
Ranking internacional - 1º semestre
1º - Orlando (EUA)
2º - Paris (FRA)
3º - Roma (ITA) e Buenos Aires (ARG)
4º - Santiago (CHI)
5º - Punta Cana (DOM)
Ranking internacional - julho
1º - Orlando (EUA)
2º - Santiago (CHI)
3º - Bariloche (ARG)
4º - Roma (ITA)
5º - Buenos Aires (ARG)
Emergentes internacionais - 1º semestre
1º - Tailândia e Tóquio (JAP)
2º - Florença (ITA)
3º - China
4º - África do Sul
Emergentes internacionais - julho
1º - Aruba, Curaçao e Japão
2º - Florença, África do Sul e Cancún (MEX)
3º - Istambul (TUR), Marrocos e Croácia
Com informações da Agência Guanabara
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