Festival Temperos de Cabrália 2025: confira as empresas e receitas participantes

 

A terceira edição do Festival Gastronômico Temperos de Cabrália acontece até 30/11 na sede, Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú. Com o tema “Herança Indígena”, dezenove empreendimentos toparam o desafio e criaram 36 receitas em três categorias: “Para Comer”, “Para Beber” e “Para Adoçar”. Confira lista abaixo.

 

 

Além dos pratos, drinks e sobremesas disponíveis nas empresas participantes, o Temperos de Cabrália traz entretenimento gratuito para a Praça Pedro Álvares Cabral, no Centro. A Mostra Criativa apresenta estande de produtores locais, exposição de artesanato indígena e atrações musicais.

Na abertura do Fesival, dias 21 e 22/12, a Mostra Criativa apresentou também Cozinha Kids, com as chefs Renata Silva e Alexia Guimarães; Cozinha Show com chefs Danilo Amaral, Didico Alves e João Tozatto; Bar Show com Junior Hilley e Desafio de Drinks.

 

 

O objetivo do Festival, de acordo com os organizadores, é “preservar e promover a cultura da culinária local, além de movimentar a economia por meio do turismo gastronômico”. O evento integra o Calendário de Eventos de Santa Cruz Cabrália.

O Festival Temperos de Cabrália é uma realização da Abrasel, com apoio institucional do Sebrae e do SENAC, e patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Vila Camarão e Vertrau.

 

 

Participantes e receitas

 

Sede

- Bar Sargasso (pratos "Escondidinho de Camarão" e "Tacacá"; sobremesa "Creme de Cupuaçu")

- Padaria Família Souza (salgado "Oca Mani Família Souza”; sobremesa “Mani Terra Mãe”)

- Ponto do Lanche (salgados "Bolinho de Aimpim com Carne de Sol" e “Punhetinha”)

- Real Astoria Bar e Restaurante Baía Cabrália Hotel (prato "Cazuela de Badejo")

- Seu Beira Mar (prato “Mar - Terra - Ar"; sobremesa “Cacau - Cupuaçu - Licuri"; drinque “Biribiri Mule”)

- Tião Belmonte Restaurante (prato “Vovó Honorato - Tataraneto”; sobremesa “Raízes da Terra”)

 

Coroa Vermelha

- Cabana do Portuga e da Gi (prato “Mexilhão à Gi com Inhame”)

- Cabana Ponta dos Corais (prato “Peixe na Patioba”; salgado “Bolinho de Aipim com Camarão”; drinque "Piña Colada")

- Recando do Sossego (prato “Espaguete Caseiro de Camarão com Filé de Cavala ao Molho de Maracujá”)

 

Santo André

- Barraca da Santinha (prato "Mauruá"; drinque "Tropicacau")

- Cocada da Lete (sobremesa “Cocada de Jerimum da Lete”)

- Flor de Tangerina (prato “Abará”; sobremesa “Mané Gostoso”)

- João de Tiba Píer Lounge (prato "Mar e Jacuba"; sobremesa "O Mamoeiro")

- Luz de Minas Bistrô (prato "Tablete de Tapioca Ancestral"; sobremesa "Brigadeiro de Banana da Terra com Notas Genipapo"; drinque "Oferenda de Coco")

- Restaurante Araticun (prato "Dourado na Crosta de Carimã")

 

Santo Antônio

- Barraca da Jane (prato “Terra e Mar”; drinque "Frescor da Terra - Pitanga")

- Maroca Praia Restaurante (prato “Polvo Grelhado na Manteiga de Gengibre com Purê de Banana”; drinque “Mata Medonha”)

- Udexerê Eco House (prato "Budião na Patioba - Sabores da Costa Ancestral)

 

Guaiú

- Restaurante Maria Nilza (prato "Sabores da Terra"; drinque “Milho Tropical”)

Mais informações no Instagram do Festival.


Com informações de Milka Morais (ML Comunicação) - Fotos: divulgação redes sociais

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Skate: Porto Seguro recebe final da modalidade Park do STU National 2025

Festival Esquina do Mundo, no Arraial d`Ajuda, celebra resultados recordes

Etnoturismo Pataxó na Reserva da Jaqueira é apesentado na COP30

Primeira semana de moda de Trancoso tem desfiles e estética tropical

Brasil Ride 2025: movimentação econômica ultrapassa R$ 15 milhões

Festival Esquina do Mundo, no Arraial d`Ajuda, destaca resultados recordes

 

O 7º Festival Gastronômico Esquina do Mundo no Arraial d'Ajuda chegou ao seu ápice com uma grande festa de encerramento, dia 17/12, no Uiki. Após 16 dias celebrando a identidade culinária da região sob o tema "Do Campo à Mesa - Cozinha Km 0", o festival se despediu com uma noite especial, reunindo mais de 300 pessoas à beira-mar.

De acordo com os organizadores, a edição 2025 registrou resultados recorde de vendas nos 49 nos estabelecimentos participantes. Eles competiram com criatividade nas seguintes categorias: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes, Drinks e Café da Manhã.

O encerramento teve aulas show dos renomados chefs João Tosatto, Josenilton Santos, Alex Gregory e André Barros. O ponto alto da noite foi a presença especial do Chef João Diamante, convidado de honra.

Em sua fala, Diamante celebrou o destino e o evento. "Fiquei realmente surpreendido positivamente com Arraial d'Ajuda: uma verdadeira esquina do mundo com energia acolhedora e uma gastronomia de nível altíssimo. Me senti em casa, encontrei e me conectei com pessoas, e percebi quanto um evento como o Festival Esquina do Mundo, que já conhecia, pode impactar positivamente um setor e um destino. Muito legal a conexão com os produtores locais, visitei alguns e pretendo voltar para conhecer mais!"

O Esquina do Mundo é uma realização da Abrasel Costa do Descobrimento; correalização da Prefeitura de Porto Seguro, Senac e o Sebrae; e patrocínio da Veracel Celulose, Cerveja Estrela Galícia, Beefeater, Absolut, Jameson e Pernod Ricard.

 

 

Estabelecimentos participantes

A Lua É de Queijo, Armaria, Barraca do Faria, Bistrô Cravo e Canela, Bistrô d'Oliveira, Black Mamba, Boteco Santo Porco, Cabana Arapati, Cabana Grande, Caipirinha Carioca Bar e Restaurante, Cajoá, Caminho do Mar Restaurante, Canto D'Alvorada, Casa 167 Bar & BBQ, Corujão, Edvan Cafeteria e Confeitaria, Emília, Esfiha & Cia, Farfalle, Gema Dabah, Grand Baguet, Hayô Praia, Josefina, Le Fantastique, Locanda Cavallino, Maré Beach, Margô, Milloca, Morocha Club, Nativos do Mundo, O Tal do Escondidinho, Oficina da Pizza, Osteria Mamma Mia, Padaria Sorella, Panela Nordestina, Parador 7 Beach Lounge, Pousada Pé Na Estrada, Restaurante Paulo Pescador, Restaurante Rio da Barra, Villa Zena Restaurante, Ro.Za Bistrô, Roger's Burger, Sabores da Bahia, Sorvete Amigo Arraial, Soul Maré, Sushi Yang, Tomilho's Bistrô, UÍKI e Varanda Mucugê.


Com informações e foto de Letícia Avelar (Komunic)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Etnoturismo Pataxó na Reserva da Jaqueira é apesentado na COP30

Primeira semana de moda de Trancoso tem desfiles e estética tropical

Brasil Ride 2025: movimentação econômica ultrapassa R$ 15 milhões

Semana Cultural da Lambada movimenta turismo e reúne centenas de dançarinos

CDL de Porto Seguro empossa nova diretoria para o triênio 2026/2028 

Festival Gastronômico Esquina do Mundo celebra 'Cozinha 0 Km'

 

A 7ª edição do Festival Esquina do Mundo acontece até 16\11 no Arraial d´Ajuda. Com o tema "Do Campo à Mesa - Cozinha Km 0", o evento busca reforçar a conexão entre produtores locais e gastronomia, celebrando a rica cultura gastronômica da localidade.

A abertura foi dia 31\10, com destaque para a Vila do Sabor, na praça da Igreja. O espaço dedicado reúne chefs, produtores e experiências gastronômicas, destacando ingredientes locais e proporcionando maior interação entre a comunidade e a culinária.

 

 

A Vila do Sabor concentra experiências como a Cozinha Show, a expertise da Escola de Gastronomia do Senac e a feirinha de produtos locais da Veracel, conectando saberes, sabores e pessoas em um único local.

O tema "Gastronomia Km 0" incentiva o uso de ingredientes de origem local e práticas responsáveis. Os restaurantes participantes concorrem nas categorias: prato principal, petiscos, lanches e pizzas, sobremesas e sorvetes, café da manhã e drinks.

Uma das inovações desta edição é a consolidação da categoria Café da Manhã, em sua segunda edição, que permite a hotéis e pousadas apresentarem propostas criativas, diversificando as experiências e valorizando os produtos regionais.


Turismo e empreendedorismo

Mais do que um evento gastronômico, o festival é um encontro de talentos, produtores e empreendedores que acreditam na força da região. Além de movimentar o turismo, o Festival Esquina do Mundo impulsiona o comércio local, gera visibilidade para donos de restaurantes, produtores artesanais e marcas.

"O Festival Esquina do Mundo é um marco para a gastronomia de Porto Seguro, pois valoriza o que temos de mais autêntico: nossos sabores, nossos produtores e a criatividade dos nossos chefs," afirma Guto Jones, Secretário de Turismo de Porto Seguro. "A rota gastronômica do destino se fortalece a cada edição, estimulando o turismo, o empreendedorismo e a economia criativa da cidade", acentua.

Para Luciano Corradi, presidente da CDL, o Esquina do Mundo é um motor para o comércio. "É um convite para nos unirmos, compartilharmos experiências e crescermos juntos, porque quando Porto Seguro se movimenta, todos ganham. A iniciativa de conectar grandes instituições como o Senac e a Veracel aos nossos empreendedores locais na Vila do Sabor mostra o caminho que queremos seguir: o da valorização do território e da colaboração".

O Esquina do Mundo é uma realização da Abrasel Costa do Descobrimento; correalização da Prefeitura de Porto Seguro, Senac e o Sebrae; e patrocínio da Veracel Celulose, Cerveja Estrela Galícia, Beefeater, Absolut, Jameson e Pernod Ricard.


Com informações e foto de Letícia Avelar (Komunic)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Participantes da Maratona dos Descobrimentos se aventuram entre lama e belos cenários de Arraial d’Ajuda

Semana Cultural da Lambada movimenta turismo e reúne centenas de dançarinos

CDL de Porto Seguro empossa nova diretoria para o triênio 2026/2028

Tiago Ferreira conquista tetracampeonato da Brasil Ride Bahia 2025

Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento anuncia seus vencedores

Etnoturismo Pataxó na Reserva da Jaqueira é apesentado na COP30

 

Uma das plenárias ocorridas durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém/PA, teve como foco o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, em parceria com a Setur/BA.

A apresentação foi feita por Juari Pataxó, diretor do Instituto e integrante da comitiva de lideranças indígenas baianas que está na COP30, defendendo os direitos dos povos originários, em sintonia com a proteção do meio ambiente.

"Mostramos como o projeto de etnoturismo e etnovivência sustentável da Reserva da Jaqueira registrou muitos avanços, nos últimos anos, sendo um dos mais bem sucedidos da Bahia e do Brasil, com impactos ambientais positivos. A parceria com a Setur-BA é fundamental nesse processo, que segue para novas conquistas", explicou.

O território indígena ocupa uma área de 827 hectares de Mata Atlântica, na Costa do Descobrimento, onde turistas podem vivenciar a experiência imersiva na cultura Pataxó, com atividades que promovem o respeito às tradições da etnia e estimulam a preservação ambiental.

A Setur/BA tem realizado na Costa do Descobrimento ações de estruturação e divulgação nacional e internacional do segmento, com a capacitação de mão de obra para qualificar o atendimento aos visitantes. Elas integram a estratégia da pasta, de diversificar a oferta turística na Bahia, disponibilizando novos produtos e experiências.

"Em outubro estivemos em Porto Seguro durante uma semana para ações do projeto Avança Turismo Bahia. Fizemos levantamento da oferta e o controle da qualidade hoteleira e visitas técnicas a pontos turísticos, incluindo a Reserva da Jaqueira, além do seminário que reuniu oito municípios da região, com foco em desenvolvimento sustentável e capacitação profissional", disse o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.


Com informações e foto da Ascom Setur/BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Primeira semana de moda de Trancoso tem desfiles e estética tropical

Focus Cia de Dança faz apresentações comemorativas em Porto Seguro dias 22 e 23/11

Espetáculo infantil ‘O Catador de Histórias’ é apresentado no Centro de Cultura de Porto Seguro

Brasil Ride 2025: movimentação econômica ultrapassa R$ 15 milhões

Semana Cultural da Lambada movimenta turismo e reúne centenas de dançarinos

Carnaporto 2026 na Arena Axé Moi tem sete atrações confirmadas

 

 

A banda É o Tchan do Brasil foi confirmada pelo Grupo Axé Moi como a sétima atração do Carnaporto 2026. Beto Jamaica e Compadre Washington se juntam na programação a Xanddy Harmonia, Saulo Fernandes, Tony Salles, Durval Lelys, Tomate e Dennis.

O tradicional Carnaval prolongado indoor de Porto Seguro completa 28 anos. No total, serão 9 shows, três por dia, de 18 a 20/02/26, na Arena Axé Moi, em Taperapuã.

 

 

Cada dia do Carnaporto tem um abadá diferente. A estrutura conta com posto médico, portaria informatizada, acessibilidade, pista pavimentada, camarote elevado e outros atrativos.

Para o folião há duas opções: Passaporte Pista, onde há quiosques de comidas e bebidas; ou o Passaporte Camarote VIP, com espaço coberto, lounges e open bar de cerveja Budweiser, vodka Absolut, gin Beffeater, água e refrigerante, além de buffet com caldos.

Os valores variam de acordo com os lotes disponíveis. Quanto mais antecedência forem adquiridos, melhores preços e condições de pagamento são oferecidos.

Mais informações ou compra de passaportes aqui. O telefone de contado do Canaporto é (73) 3288-8921 (fixo horário comercial).

O diretor geral do grupo, Carlos Humberto Nascimento, reforça a “importância da festa para o incremento da economia local, a partir da quarta-feira de cinzas, quando o Carnaval estaria se encerrando. Só que não. Na Costa do Descobrimento, a folia recomeça com todo o vigor e energia que Porto Seguro inspira”.


Foto: divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro aparece entre os destinos mais buscados na baixa temporada no KAYAK

Porto Seguro é o 4º destino nacional mais vendido no país, divulga Braztoa

Eco Bahia registra crescimento expressivo no setor de eventos

Agentes de turismo argentinos conhecem atrativos da Costa do Descobrimento

Skatistas dão show em Porto Seguro na etapa da Liga Baiana do Interior