
Entre passos, gingado e muita história, a Semana Cultural da Lambada 2025 encerrou sua programação no último domingo (26) deixando um legado de celebração, reconhecimento e emoção. O evento reuniu dançarinos, mestres, músicos e admiradores do ritmo e reafirmou a Lambada como patrimônio cultural e imaterial de Porto Seguro.
Durante a semana de programação intensa - o evento realizado pela Associação Cultural de Lambada de Porto Seguro (ALPS), e que teve o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, reuniu nomes consagrados e novas gerações em torno desse símbolo da identidade local - o município respirou Lambada nos quatro cantos: do Centro de Cultura de Porto Seguro ao distrito de Arraial d’Ajuda, passando pelo Clube da Amizade, Cabana Barramares, Espaço Berg Eventos e Espaço Cultural Katespero (Coroa Vermelha).
Mais de uma centena de participantes se jogaram nas atividades que incluíram rodas de conversa, palestras, exposição fotográfica, apresentações e bailes. Ao todo, 115 participantes concluíram as atividades e receberam a certificação da Semana da Lambada. A organização estima a participação de mais de 1.200 pessoas na Semana da Lambada, que contou com dançarinos de 11 países - México, Inglaterra, França, Suíça, Estados Unidos, Noruega, Israel, Japão, Uruguai, Argentina e Espanha - e de 12 estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Goiás, Maceió, Distrito Federal, Maranhão e Alagoas.
Reverência à memória
A abertura, na segunda-feira (20), marcou o início da celebração com o baile de boas-vindas e a exposição “Lembranças que dão Saudades”, no Centro de Cultura. A noite contou com uma emocionante roda de conversa com mestres e mestras da Lambada — Didi dos Santos, Berg Dias, Brás dos Santos, Dete, Raquel Vieira, Formiga, DJ César e Ten. Cel. Cadu — que compartilharam histórias e memórias da época de ouro do ritmo.
A chuva que caiu na terça (21) não foi capaz de esfriar os ânimos em Arraial d’Ajuda: o encontro que seria na Praça dos Hippies foi transferido para o Restaurante Molinaretto, onde o público prestigiou apresentações, homenagens e um baile animado.
No Dia da Lambada, celebrado em 22 de outubro, o Clube da amizade foi palco das comemorações, com DJs relembrando os clássicos dos anos 1980 e 1990, da apresentação do Carimbó do Grupo Alegria de Viver e a palestra do comunicador e ícone Formiga, sobre a trajetória da Lambaeróbica e o tombamento do ritmo como patrimônio imaterial de Porto Seguro.
A festa continuou com o Lambabeach, na Cabana Barramares, e seguiu em ritmo acelerado até o domingo, com bailes, shows e reencontros marcados por emoção e nostalgia. O Baile da Ressaca, realizado como festa de encerramento, em Coroa Vermelha, coroou a celebração da Semana Cultural da Lambada.
Homenagens
A Semana Cultural da Lambada também foi espaço de reconhecimento, homenageando nomes icônicos da dança - seja com certificados de honra ao mérito ou nas lembranças áureas da exposição fotográfica - e celebrando os embaixadores da Lambada 2025, Didi dos Santos e Patrícia Gianocaro, personalidades que levaram o ritmo para o mundo.
A Semana Cultural da Lambada reafirmou o compromisso de manter viva a tradição que colocou o Brasil no mapa da dança mundial — e mostrou que o ritmo segue pulsando nas pistas, nos corpos e na memória de quem fez - e faz - parte dessa história.
A Semana Cultural da Lambada é uma realização da Associação Cultural de Lambada de Porto Seguro (ALPS), com apoio da Prefeitura de Porto Seguro por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Cultura, Pastelaria do Cabral, N&M Ritmos, Guia Tour Destinos da Costa e parceria de Centro de Cultura de Porto Seguro, Restaurante Molinaretto, Central Park, Tripei Fotografias e Clube da Amizade.
Box: HOMENAGEADOS DA SEMANA CULTURAL DA LAMBADA 2025
Embaixadores
- Didi dos Santos — Mestre de Lambada e ex-integrante do grupo Kaoma
- Patrícia Gianocaro — Professora e coreógrafa, embaixatriz da Lambada
Mestres e Personalidades Homenageadas
- Dete — Dançarina símbolo da Lambateria Boca da Barra
- Raquel Vieira — Pioneira da Lambada em Porto Seguro
- DJ Levi — Ex-dançarino e DJ das lambaterias históricas
- João Lambadeiro — Guardião da tradição da Lambada de Arraial d’Ajuda
- Brás dos Santos — Ex-integrante do grupo Kaoma e referência internacional
- Brother Maroto — Ícone da Lambateria Jatobá, no Arraial d’Ajuda
- Belinha — Coreógrafa e dançarina do grupo Lambaxé
- Grace Jones — Figura marcante da dança Axé e da Lambada em Porto Seguro
- Zé Lambadeiro — Personagem lendário da Lambada do Arraial
- Ângela Viana — Referência da Lambada nos anos 80 e 90
- Evandro Oliveira — Dançarino e ex-integrante do grupo Lambaxé
- Duca Caraíva — Ícone vivo da Lambada, símbolo de resistência cultural
- Berg Dias — Professor e organizador de eventos de Lambada e Zouk
- Formiga — Comunicador, radialista e referência da Lambada na região
DJ César — DJ histórico das lambaterias de Porto Seguro

