Teatro Trancoso apresenta gratuitamente espetáculo “A Saga do Boi”

 

O Teatro Trancoso apresenta, gratuitamente, o espetáculo “A Saga do Boi”. Com texto e direção de Làmppi Silveira e Rita Alves, a peça é inspirada no Boi-Bumbá, variação amazônica do Bumba Meu Boi - a dança folclórica brasileira que se originou no Maranhão.

De acordo com Làmppi, também gestor do Teatro Trancoso, “é uma farsa tragicômica. Além dos personagens principais do auto do Boi-Bumbá - Coronel, Boi Encantado, Catirina e Pai Francisco, traz um povo sofrido com a seca e os mandos e desmandos do coronel explorador”.

 

 

Làmppi conta que a peça tem também outros personagens importantes. “O narrador, testemunha de todos os acontecimentos; o cantador andante, que divulga notícias de onde passou por meio de sua arte - a cantoria; além da Morte, o Diabo e Nossa Senhora”.

“O espetáculo é uma colcha de retalhos com fragmentos de textos da literatura de cordel, do romanceiro, louvações, trechos de embolada de coco e uso de mamulengo, o teatro de bonecos do Nordeste”, explica o diretor.

 

 

A trilha é ao vivo com músicas de Sergio Ricardo e cantos da religiosidade popular. “Máscaras, figurinos e adereços foram confeccionados artesanalmente, tendo como inspiração manifestações da cultura popular brasileira”, diz.

As apresentações da peça “A Saga do Boi” acontecem aos sábados, às 18h, alternadamente com um número de variedades preparado pela troupe. “Teatro, circo, performances, mamulengos, teatro de sombras, sarau poético, música, contação de estórias... tudo em uma só noite”, conta Làmppi.

“A Saga do Boi” tem censura livre e fica em cartaz até 03/05.

 

Teatro Trancoso

“O Teatro Trancoso é um espaço criado para trocas de experiência artísticas, alternativas e comunitárias”, afirma o gestor. “Despertar nas pessoas o gosto e o sentimento de afinidades com as artes é nossa missão. Cidadania Cultural. Dar acesso”. 

“No ano inteiro, todos os sábados tem espetáculo. Também desenvolvemos habilidades com os cursos e oficinas. Realizamos rodas de conversas com lideranças e especialistas em diversas áreas. E oferecemos noites de cinema, palestras, shows, tudo gratuito”.

“O teatro está aberto para todas as formas de arte e expressões artísticas e artistas, famosos e desconhecidos, desconhecidos famosos e vanguardistas sonhadores”, convida Làmppi.

O Teatro Trancoso fica na rua do Telégrafo, s/nº, Colina. Mais informações no Instagram ou pelo WhatsApp (73) 99960-2348.

 

Agenda do Teatro Trancoso

Sempre às 18h

Março/25

01/03 - “A Saga do Boi”

08/03 - “Variedades”

15/03 - “A Saga do Boi”

22/03 - “Variedades”

29/03 - “A Saga do Boi”

 

Abril/25

05/04 - “Variedades”

12/04 - “A Saga do Boi”

19/04 - “Variedades”

26/04 - “A Saga do Boi”

 

Maio/25

03/05 - “A Saga do Boi” (última apresentação)

10/05 - “Variedades”

 

“A Saga do Boi” - ficha técnica

Texto: Làmppi e Rita Alves

1º Diretor: Làmppi Silveira

2ª Diretor: Rita Alves

Assistente de Direção: Junior Baeta

Elenco: Ana Paula Barros, Cacau Ferreira, Cintio Rodrigues, Dani Georg, Junior Baeta, Lámppi, Leandro Monteiro, Lua Blache, Luisa Paris, Marcia Martins, Naná Lavander, Olivia Camargo, Pérsio Ribeiro, Rita Alves, Santa da Mata e Tamara Flier

Direção Musical e Trilha Sonora: Làmppi

Músicos: Cintio Rodrigues (gaitas), Junior Baeta (zabumba), Làmppi (viola caipira e acordeon), Nana Lavander (rabeca) e Rita Alves (sanfona pé de bode)

Músicas: Sergio Ricardo, Làmppi Silveira e adaptações do folclore brasileiro

Cenário (criação): Làmppi e Rita Alves

Cenário (confecção): Làmppi

Cenário (confecção do sol): Marcor Urubu Rei

Máscaras: Naná Lavander e Rita Alves

Criação e confecção de figurinos: Rita Alves e Fernando Pessano

Pesquisa de Figurinos: Lia Udler e Rita Alves

Adereços e Objetos Cênicos: Naná Lavander e Rita Alves

Operador de luz: Mel Piolini

Fotos: Ana Limp, Ana Lima, Paula Blache, Gustavo Oliveira e João Botino

Live: Gugu Colodeti

Cerimonialista: Gabi Colodeti

Apoio: Casas da Lia


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Música em Trancoso 2025 tem participação especial de Daniela Mercury

Natanzinho abre Carnaval de Porto Seguro e arrastra multidão pra Passarela

Bandeiroza completa 30 anos de Carnaval no Arraial d´Ajuda

Confira a programação completa do Carnaval 2025 em Porto Seguro

Veja a programação dos blocos de rua do Carnaval 2025 de Santa Cruz Cabrália

Música em Trancoso 2025 tem participação especial de Daniela Mercury

 

O Festival Música em Trancoso 2025 programou uma noite dedicada aos 40 anos da axé music. Com participação especial de Daniela Mercury.

A cantora vai estar ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia no “Baile Concerto” na homenagem às quatro décadas desse gênero baiano, que inovou o Carnaval de todo o país. O show está marcado para 22/03, no Teatro L'Occitane.

 

 

A 11ª edição do Festival Música em Trancoso de 19 e 22/0, celebrando a música brasileira ao som da OSBA, sob a a regência do maestro Carlos Prazeres. Além das apresentações, o Festival oferece master classes e oficinas. E o Circuito das Igrejas, de 13 a 16/03, concertos gratuitos da Camerata Jovem Ecoar em distritos de Porto Seguro.

Realizado pelo Instituto Terravista, “o festival integra culturas, gerações e estilos, unindo o popular ao erudito, e promovendo parcerias entre setores público e privado”, afirma Sérgio Mehlen, diretor artístico do Instituto Terravista.

“Com foco em educação e desenvolvimento pessoal, o festival utiliza as artes como ferramenta de inclusão social e construção de um futuro melhor”, completa.

Mehlen ressalta que, há uma década, o Met oferece “oportunidades únicas para comunidades locais e acesso a talentos musicais globais. Além disso, a cada edição, o evento visa alavancar a economia e o turismo da região em um período de baixa temporada”.

O Festival Música em Trancoso 2025 tem patrocínio do Santander e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; apoio do Ministério da Cultura e está aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Os ingressos podem ser adquiridos no site do Festival Música em Trancoso.

 

Programação

- 19/03 (quarta-feira); 19h - Quadrado (em frente à Igreja) - Gratuito

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Gregorianas - Uma homenagem a Gregório de Matos” - Artistas convidados: Mariana Guimarães e Jackson Costa

 

- 20/03 (quinta-feira), 19h30 - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “OSBREGA - Concerto do Amor” - Artistas convidados: Mãeana e Almério

Composições clássicas e contemporâneas sobre as diversas facetas desse sentimento

 

- 21/03 (sexta-feira), 19h30 - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Concerto de Gaita com Orquestra - obras de Villa-Lobos” - Artistas convidados: Gabriel Grossi, Maria Carla Pino e Josy Santos

 

- 22/03 (sábado); 19h30 - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Baile Concerto - 40 Anos da Axé Music”. Participação especial de Daniela Mercury - Artistas convidados: Banda Mel e Mário Soares

 

Circuito das Igrejas

Apresentações gratuitas da Camerata Jovem Ecoar. 11 alunos da Orquestra Jovem Ecoar formam a Camerata

- 13/03 (quinta-feira); 17h - Caraíva

- 14/03 (sexta-feira); 18h - Itaporanga

- 15/03 (sábado); 18h - Vale Verde

- 16/03 (domingo); 20h - Arraial d'Ajuda


Com informações de Mira Comunicação - Foto: divulgação MeT

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Natanzinho abre Carnaval de Porto Seguro e arrastra multidão pra Passarela

Porto vence em casa e consegue vaga para a série D do Brasileirão

Sebrae alerta: é falsa a notícia sobre exclusão de 13 atividades do MEI

Confira a programação completa do Carnaval 2025 em Porto Seguro

Carnaporto 2025 define grade de programação por dia. Confira

Encontros esclarecem dúvidas de como participar da Lei Aldir Blanc

 

A prefeitura de Porto de Porto Seguro, através da secretaria de Turismo e Cultura, divulgou quatro editais com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). As inscrições para agentes, produtores e espaços de cultura vão até 16/03.

Para auxiliar e tirar dúvidas dos interessados, serão realizados dois encontros presenciais, incluindo da leitura dos editais comentados. O primeiro na quarta, 19/02, às 15h, no Centro de Cultura de Porto Seguro (rua 15 de Novembro, s/nº). E o segundo na quinta, 20/02, às 10h, na Casa da Lenha (rua Visconde de Porto Seguro, s/nº - Centro).

 

 

O financiamento total previsto para 2025 é de R$ 953 mil. Serão contemplados 64 projetos em 4 categorias: Prêmio Preservar Cultura e Saberes Ancestrais (10 vagas); Manutenção de Espaços Culturais (22 vagas); Premiação para Obras, Reformas e Restauros de Bens Culturais (14 vagas); e Seleção de Fomento à Cultura Festivais, Expo e Feiras (18 vagas).

Confira os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Porto Seguro.

Mais informações pelo e-mail portosegurocultural@gmail.com .


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Carnaval 2025: confira a programação em Porto Seguro

Carnaporto: Axé Moi marca data de venda promocional para morador cadastrado

Bicho Preguiça traz Carnaval de rua para a Orla Norte de Porto Seguro

Quase R$ 1 milhão: prefeitura publica editais de apoio à cultura na cidade

Bloco das Fraldas homenageia fundador Aldair Neder e abre Jubileu de Ouro

Lola França Pinto lança livro de estreia em Trancoso

 

A editora Ipê das Letras apresenta “Mizifi: Conselhos de Uma Preta Velha”, livro de estreia da comunicadora radicada em Santo André, Lola França Pinto. A obra vai ser lançada na Livraria Nobel, em Trancoso, no sábado, 22/02, às 15h.

Lola é formada em Rádio e TV pela FAAP, em São Paulo. Há 18 anos integra a equipe do IASA, uma instituição sem fins lucrativos que ensina música para crianças e jovens da vila de Santo André.

 

 

“Mizifi...” explora conselhos e reflexões inspirados nas mensagens de pretos velhos da umbanda, oferecendo orientações espirituais e lições de vida.

Voltado aos interessados na sabedoria ancestral para desafios cotidianos, o livro busca trazer uma nova perspectiva sobre a espiritualidade afro-brasileira como uma fonte de força, resiliência e inspiração para os tempos modernos.

A autora traça reflexões sobre o poder da gratidão, a importância de viver o presente e a necessidade de conectar-se com sua essência espiritual. Lola França Pinto reúne as palavras de sabedoria transmitidas por entidades espirituais em giras da umbanda.

Com lições que abordam desde relações humanas até a conexão com a natureza e o divino, a obra é um convite para reflexões profundas e práticas sobre a vida, repletas de humor, amor e espiritualidade.

 

Sobre a autora

Desde 2002 Lola França Pinto trabalha no terceiro setor. Dedicou-se a aprender tecnologias ancestrais de cura e o poder das plantas sagradas, no curso de Magia Divina das Sete Ervas Sagradas do Instituto Cultural Colégio de Magia.

Lola é médium e sua experiência na umbanda e conexão com as entidades espirituais inspiraram a criação de “Mizifi...”, um testemunho de sua dedicação em transmitir ensinamentos ancestrais com amor e simplicidade.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Sebrae alerta: é falsa a notícia sobre exclusão de 13 atividades do MEI

Carnaval 2025: confira a programação em Porto Seguro

Salvador vive auge imobiliário e preços de imóveis continuam em alta

Quase R$ 1 milhão: prefeitura publica editais de apoio à cultura na cidade

Após lançamento, curta “Vozes de Pindorama” já está disponível no YouTube

Quase R$ 1 milhão: prefeitura publica editais de apoio à cultura na cidade

 

A prefeitura de Porto de Porto Seguro, através da secretaria de Turismo e Cultura, divulgou quatro editais com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Confira os chamamentos publicados no Diário Oficial.

O financiamento total previsto para 2025 é de R$ 953 mil. Serão contemplados projetos de ações culturais, festivais, feiras e exposições; obras, reformas e restauro de bens culturais; manutenção de espaços de cultura, além do Prêmio Preservar Cultura e Saberes Ancestrais.

 

 

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos com mais de dois anos de atuação cultural em Porto Seguro, ser brasileiro ou naturalizado. E também pessoas jurídicas e MEI, com ou sem fins lucrativos, cuja atividade econômica seja relacionada ao campo da cultura. As restrições de quem não pode participar estão nos editais.

As inscrições vão até 16/03. O proponente deverá encaminhar a documentação necessária por meio de plataforma eletrônica ou presencialmente na superintendência de Cultura (Casa da Lenha - pça. Visconde de Porto Seguro, s/nº, Centro), de segunda a sexta, das 8h às 14h.

 

Prêmio Preservar Cultura e Saberes Ancestrais

Recursos: R$ 50 mil

- 10 vagas no valor de R$ 5 mil. Categorias: Ampla Concorrência (5); Cota Pessoas Negras (2); Cotas Pessoas Indígenas (2); e PCD (1)

 

Apoio à Manutenção de Espaços de Cultura

Recursos: R$ 300 mil

- 10 vagas de R$ 15 mil. Categorias: Ampla Concorrência (5); Cota Pessoas Negras (2); Cotas Pessoas Indígenas (2); e PCD (1)

- 12 vagas de R$ 12.500,00. Categorias: Cias de Dança e Capoeira; Coletivos e Cias de Teatro e Grupos de Cultura Popular, todos com Ampla Concorrência (1); Cota Pessoas Negras (1); Cota Indígena (1) e Cota PDC (1)

 

Obras, Reformas e Restauro de Bens Culturais

Recursos: R$ 300 mil

- 5 vagas de R$ 20 mil. Categorias: Reforma e Restauro - Ampla Concorrência (2), Cota Indígena (1), Cota Pessoa Negra (1) e Cota PCD (1)

- 4 vagas de R$ 25 mil. Categorias: Novas Obras e Ampliação - Ampla Concorrência (1), Cota Indígena (1), Cota Pessoa Negra (1) e Cota PCD (1)

- 5 vagas de R$ 20 mil. Categorias: Cultura Periférica, Povos e Comunidades Tradicionais - Ampla Concorrência (2), Cota Indígena (1), Cota Pessoa Negra (1) e Cota PCD (1)

 

Fomento à Execução de Ações Culturais, Festivais, Feiras e Exposições

Recursos: R$ 253.035,36

- 6 vagas de R$ 25 mil. Categorias: Festivais e Cultura Periférica - Ampla Concorrência (3), Cota Indígena (1), Cota Pessoa Negra (1) e Cota PCD (1)

- 5 vagas de R$ 10 mil. Categoria: Feiras - Ampla Concorrência (2), Cota Indígena (1), Cota Pessoa Negra (1) e Cota PCD (1)

- 7 vagas de R$ 7.576,48. Categoria: Exposição - Ampla Concorrência (2), Cota Indígena (2), Cota Pessoa Negra (2) e Cota PCD (1)

Mais informações no site Porto Seguro Cultural

 

Lei Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todo o país. Os recursos estão previstos até 2027, mediante repasses da União aos estados e municípios de forma

Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. Fomento que será repassado a ações culturais por meio de Editais de Chamamento, conduzidos localmente.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Sebrae organiza Missão Empresarial para a Expo Revestir 2025 em São Paulo

Sudesb oferece aulas gratuitas de esportes de luta, Porto Seguro incluído

Bloco das Fraldas homenageia fundador Aldair Neder e abre Jubileu de Ouro

OAB-Porto Seguro inicia debates sobre segurança na Costa do Descobrimento

Coral Vivo abre inscrições para Programa de Extensão Universitária no Arraial