O projeto Avança Turismo Bahia realizou seu primeiro seminário na Costa do Descobrimento. Reuniu, no Centro de Cultura de Porto Seguro, gestores públicos, empresários e profissionais do turismo das cidades envolvidas.
O objetivo foi discutir, entre outros temas, estratégias para o incremento do setor com sustentabilidade; e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes. O diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Divaldo Borges, conduziu o seminário.
“Participar desse momento foi um diferencial. A Setur-BA trouxe questões importantes, como capacitação e dimensionamento econômico e de infraestrutura, que devem constar na agenda de todos os municípios da região”, disse a coordenadora da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, Patrícia Martins.
Foram definidos de imediato a realização de algumas capacitações e treinamentos, sem data ainda definida. Em Santa Cruz Cabrália, direcionada a eventos religiosos e peregrinações como atrativos turísticos. Em Porto Seguro, visando o público LGBTQIAPN+, com a criação de um roteiro específico.
Serão feitas também ações para o registro de todos os equipamentos e serviços turísticos no Cadastur, do Governo Federal. O trabalho da equipe da Setur-BA na Costa do Descobrimento incluiu o levantamento da oferta e controle da qualidade dos meios de hospedagem; além de visitas técnicas a pontos atrativos, como o Memorial do Descobrimento, a Reserva Pataxó da Jaqueira e a Coroa Vermelha.
Avança Turismo Bahia
“O Projeto Avança Turismo Bahia foi criado pelo Governo do Estado para aprimorar os serviços oferecidos aos visitantes nas treze zonas turísticas baianas por meio de ações estruturantes”, explica Divaldo.
A Setur-BA atua com visitas técnicas aos destinos; levantamento e controle da qualidade da rede hoteleira e equipamentos turísticos; e oferecendo capacitação a profissionais, empresários e gestores públicos.
Para Lea Penteado, idealizadora do Festival da Lagosta de Santa Cruz Cabrália, “esse tipo de encontro estimula a cooperação regional e a construção de estratégias conjuntas. A ideia é que cada destino possa se reconhecer dentro de uma rede mais ampla, consolidando a Bahia como referência em planejamento territorial e turismo de experiência no Brasil”.
Cadastur
O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo do Brasil que reúne o registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, promovendo a formalização, a legalização e a qualificação desses prestadores de serviço.
O cadastro é obrigatório para atividades como agências de turismo, meios de hospedagem e guias de turismo, e garante vantagens como acesso a financiamento, apoio em eventos e visibilidade.
Para os turistas, o Cadastur é uma importante ferramenta de consulta, permitindo verificar a seriedade e a qualidade dos serviços antes de contratar.
Com informações da Ascom Setur-BA e Ministério do Turismo - Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Equipe feminina do Arraial d´Ajuda é campeã estadual de canoa havaiana
Moara Sacchi estreia no cinema nacional em “Malês”, filme de Antonio Pitanga
Instituto promove dia de lazer especial para crianças da Escola Oscar Oliveira
Prefeitura anuncia atrações para o Réveillon 2025 de Porto Seguro na Passarela
Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070