A equipe feminina do Hina Va'a, clube do Arraial d´Ajuda, se sagrou campeã estadual de canoa havaiana, na categoria OC6 Estreante (canoa de 6 lugares). Elas venceram duas das três etapas e ficaram em segundo na outra. O campeonato é organizado pela Federação de Canoagem Polinésia Va'a da Bahia (FEVAABA).
O time vitorioso contou com as remadoras Clarice Bahia, Daiana Barrera, Florinda Balmant, Jéssica Santos, Julia Kogan e Nayara Zielasko. As atletas Tatiana e Sara Giani contribuíram completando a canoa na etapa de Ilhéus. E Jéssica se destacou também vencendo duas etapas na categoria V1 Estreante.
Os clubes da cidade conseguiram ainda outros ótimos resultados. Na categoria OC6 Estreante, o Kanaloa Arraial foi medalha de prata e o Hina Va'a bronze nas três etapas. Eles protagonizaram disputas emocionantes durante todo o campeonato. Confira abaixo resultados.
Ganhando força
A participação pela primeira vez no campeonato baiano é um sonho concretizado pelos amantes e canoístas de Va´a em nossas praias. A modalidade aportou na Terra Mater em 2020, quando a escola CPP Extreme lançou sua base em Porto Seguro.
Rodrigo Braga é um dos grandes incentivadores da modalidade. Sócio proprietário do Hina Va'a, ele comemora os resultados alcançados e o crescimento do esporte na região.
“Nos últimos anos, a canoa havaiana tem ganhado força no sul da Bahia”, registra. Entre outros, Rodrigo enumera alguns encantos do esporte.
“É acessível a todas as idades, atraindo tanto iniciantes quanto atletas experientes. Essa prática tradicional polinésia proporciona não apenas um excelente exercício físico, mas também uma forte conexão com a natureza e a cultura de seus povos originários”.
“Diante desse cenário promissor, os clubes se depararam com a necessidade de promover workshops com atletas renomados dentro do mundo do Va'a”, conta. “Isso proporcionou uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento, fomentando nos alunos a necessidade de aprimorar ainda mais suas técnicas, dentro e fora da canoa”.
Para Rodrigo, “esse volume de exercícios dentro e fora d'água motivou e culminou em um desejo de competir e mostrar, nas águas, os resultados do aprendizado contínuo. E essas conquistas elevam o nome dos clubes de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, transformando canoas antes desconhecidas em canoas respeitadas”.
Rodrigo tem a expectativa agora de que “os clubes do sul da Bahia consigam trazer uma etapa do campeonato baiano de 2026 para nossa localidade”.
O Campeonato Baiano de Va'a 2025 teve, na categoria OC6 Estreante, três etapas. Começou com o 2º Ilhéus Canoe Va’a, em abril; passou pelo município de Itapacarica, no mês de julho, com o 2º ITA Va’a; finalizando em Salvador, na praia de Inema, em setembro.
Resultados das equipes da cidade - Categoria OC6 Estreante
Ilhéus
Masculino
2º - Kanaloa Arraial (André Pereira, Camilo Caetano, João Fabio da Silva, Guilherme Donato, Robson de Oliveira e Ruan Queiroz) - 37min32seg
3º - Hina Va'a (Arthur Ribeiro, Diego Conrado, Felipe Oliveira, Izaac Fiterman, Uender Andrade e Vinícius Miranda) - 38min39seg
5º - BPS Va'a (Emmanuel Boscariol, Gabriel Baranda, Igor Chaves, Jorge dos Santos, Kelvin William da Silva e Leonardo Dantas) - 39min30seg
Feminino
2º - Hina Va'a (Clarice Mendes, Daiana Barrera, Florinda Balmant, Jéssica Santos, Juliana Kogan e Nayara Garcia) - 49min39seg
6º - BPS Va´a (Ana Cristina Ehlers, Jessica Veronese, Juliana Edim, Patrícia Esposaro, Samila Regiane Paiva e Valentina Tannus) - 46min46seg
Itapacarica
Masculino
2º - Kanaloa Arraial (Adilon Junior, Camilo Caetano, Emilio Richter, Guilherme Donato, Robson Oliveira e Ruan Veiga) - 37min42seg
3º - Hina Va'a - 37min50seg
Feminino
1º - Hina Va'a - 42min56seg
6º - CPP Extreme PS (Ana Paula Paixão, Emily Vendramini, Kelli Konrad, Magali Rocio, Sofia Konrad e Vanessa Bonora) - 49min39seg
Salvador
Masculino
2º - Kanaloa Arraial - 41min22seg
3º - Hina Va'a - 41min43seg
Feminino
1º - Hina Va'a - 48min39seg
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Moara Sacchi estreia no cinema nacional em “Malês”, filme de Antonio Pitanga
Instituto promove dia de lazer especial para crianças da Escola Oscar Oliveira
Zona Azul de Porto Seguro começa a vigorar em outubro, diz empresa
Prefeitura anuncia atrações para o Réveillon 2025 de Porto Seguro na Passarela