Brasil Ride Bahia comemora 15 anos em 2025 e já tem inscrições abertas

 

As inscrições para a Brasil Ride Bahia 2025 já estão abertas no site da ultramaratona. A edição comemorativa dos 15 anos da competição acontece de 28 a 25/10 do ano que vem com o tema “Sua Paixão, Nossa Jornada”.

A Brasil Ride Bahia é considerada uma das maiores corridas por etapas (stage race) de MTB do mundo. Reúne os melhores ciclistas do Brasil e muitos dos principais estrangeiros, em diversas categorias.

 

 

Para os integrantes do Guarini Club (que finalizaram mais de três ultramaratonas Brasil Ride), há desconto nas inscrições. Sempre no último dia de provas, em paralelo é realizada a Maratona dos Descobrimento. Ela reúne cerca de mil atletas amadores de diversas idades.

 

Percurso deslumbrante

A Brasil Ride Bahia tem sete etapas de competição, com mais de 600 Km no total e quase 10 mil metros de altimetria acumulada. O percurso oferece trilhas desafiadoras, downhills, single tracks, picos deslumbrantes, estradas e paisagens pela imponente Mata Atlântica, falésias, montanhas e mar.

A abertura e encerramento acontecem no Arraial d´Ajuda. O ponto alto é o acampamento gigante montado durante três dias em Guaratinga para os cerca de 500 atletas, pessoal e estrutura de apoio. Essas etapas em Guaratinga costumam ser bastante enlameadas, oferecendo desafios adicionais à aventura.

 

Paixão pelo MTB

De acordo com Mario Roma, fundador da Brasil Ride, a ultramaratona é “uma prova de resistência que vai testar sua força, habilidade e determinação. Passar por esses sete dias e ser finisher é uma conquista para levar para sempre”.

“A prova coloca o Brasil no mapa do mountain bike mundial e que promove o MTB no país. As inscrições estão abertas. É a oportunidade de viver essa experiência e transformar sua paixão pelo mountain bike em uma etapa única e inesquecível da sua vida”, convida Roma.

Andrea Roma, CEO da Brasil Ride, destaca o cuidado da organização com o bem-estar dos ciclistas. ““Temos uma equipe dedicada e pronta para oferecer suporte em cada etapa, garantindo que o atleta tenha apenas uma preocupação: pedalar, divertir e superar seus limites”.


Com informações e foto da assessoria de imprensa

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Gustavo Xavier vence última etapa e conquista o vice na Brasil Ride 2024

Centro Espírita promove campanha para construir sede de projeto social na Vila Vitória

Arraial recebe chef Rapha Vasconcelos na abertura do Festival Esquina do Mundo

Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira

Sebrae promove concurso que vai escolher o Melhor Pão Francês da Bahia

Gustavo Xavier vence última etapa e conquista o vice na Brasil Ride 2024

 

 

A sétima e última etapa Brasil Ride Bahia 2024, no Arraial d´Ajuda, também foi vencida pelo brasileiro Gustavo Xavier. Como o resultado, ele conquistou o vice-campeonato da ultramaratona.

O grande campeão foi o jovem favorito chileno Martín Vidaurre, campeão mundial de cross country olímpico (XCO) Sub-23 em 2021. Ele fechou o somatório com o tempo de 21h25min20s, quase seis minutos à frente do brasileiro. O veterano português Tiago Ferreira ficou com a medalha de bronze no Solo Elite Masculino.

 

 

A sétima etapa, no sábado, 26/10, teve um percurso de 47 Km e 519 m de altimetria. Gustavo fechou em 1h34min33s, com vantagem de pouco menos de 2 minutos para o francês Pierre Billaud. E o brasileiro Flávio Neto logo atrás, completando o pódio, com o tempo de 1h36min32s.

 

Solo Elite Feminina

A holandesa Tessa Kortekaas confirmou seu favoritismo e se sagrou campeã da ultramaratona com o tempo total de 24h53min00s. A vantagem sobre a suíça Irina Lützelschwab, que ficou com a medalha de prata, foi de 1h10min (26h03min00s). Com uma ótima participação, a brasileira Karen Olímpio completou o pódio, com um somatório de 26h14min49s.

A Brasil Ride Bahia 2024 tem patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles, Unidas, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.


Com informações da assessoria de imprensa - Foto: divulgação Brasil Ride Bahia 2024

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Centro Espírita promove campanha para construir sede de projeto social na Vila Vitória

Tessa continua soberana e brasileiro vence sexta etapa da Brasil Ride 2024

Arraial recebe chef Rapha Vasconcelos na abertura do Festival Esquina do Mundo

Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira

Porto Seguro Praia Resort contrata. Saiba as vagas disponíveis

3ª etapa da Brasil Ride Bahia 2024 tem festa sul-americana

 

A festa da terceira etapa na Elite Masculina do Brasil Ride Bahia foi sul-americana, com a vitória do chileno Martin Vidaurre e o segundo lugar do brasileiro Gustavo Pereira, cerca de 12’ atrás. Líder da ultramaratona, o holandês Hans Becking completou o pódio batendo roda com o brasileiro.

O chileno já declarou sua facilidade em trechos rápidos e chegou com mais de 2 minutos de vantagem. A novidade foi Gustavo Pereira, que ainda não tinha alcançado o top 10 na prova.

 

 

No feminino, a holandesa Tessa Kortekaas continua invicta com três vitórias. A brasileira Karen Olímpio foi a segunda mais rápida e a suíça Irina Luetzelschwab fechou em terceiro. (Confirma abaixo os tempos e a classificação acumulada)

 

 

 

Alterações

Essa etapa de terça, 22/10, teve que ser remodelada, devido ao terreno super encharcado e enlameado que trazia riscos aos participantes. Na reunião de alinhamento realizada no jantar de premiação de 21/10, o diretor de provas da Brasil Ride, Rafael Campos, informou como seria a prova. A organização escolheu um trajeto que tivesse dificuldades, porém seguro.

A prova contou com duas largadas: uma às 8h30 e outra às 11h30 e um percurso de 68 km com 1.660 m de altimetria acumulada, passando duas vezes pelo pórtico da largada no acampamento.

“Teve bastante lama, trechos de asfalto, pontes, erosão. Como uma espécie de cross country, os ciclistas tiveram o percurso em duas voltas próxima a arena e a cronometragem eletrônica e os pontos de controle fizeram parte do caminho, mas a contagem dessas voltas ficou por conta de cada participante”, afirmou Campos.

 

A etapa

Martin achou que o dia “foi muito bom. Houve uma mudança no circuito ontem, algo que a gente não esperava. Na primeira volta eu fui um pouco mais tranquilo, a largada foi forte, mas consegui perseguir. Segui com o Tiago Ferreira e na segunda volta contra-ataquei o pelotão, que abriu um gap junto com o Hans Becking”. Vim trabalhando e tentando diminuir um pouco do meu tempo para os atletas líderes. Foi um trabalho bem executado, consegui baixar bastante o meu tempo”.

Para Karen, “o dia foi favorável, sem muita subida. Demorei para encaixar o ritmo, mas consegui, o que aconteceu no meio da primeira volta. Assumi a segunda colocação e andei bastante tempo sozinha, com vento contra, mas consegui manter o segundo lugar. Estou bem feliz com a colocação. Agora vou descansar para aproveitar o máximo dessa super experiência no solo feminino”.

 

“Ônibus Vassoura”

Para os atletas que abandonam a competição por quebra mecânica, cansaço, ou outro motivo, a organização tem o ‘Ônibus Vassoura’, que recolhe os atletas que ficam para trás. “Assim conseguimos trazer os atletas com segurança até a linha de chegada”, explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

“Mas este é apenas um dos serviços motorizados que temos. Ao todo, contamos com cerca de 80 veículos de apoio que ficam no percurso: ambulâncias; moto dos batedores e paramédicos; motos e carros de mídia; May-Day’s, carros da hidratação, carros-madrinha - as caminhonetes Mitsubishi; tratores e os caminhões que levam toda a estrutura”, detalhou.

 

Resultado da 3ª Etapa (22/10)

Solo Elite Masculino

1º - Martin Vidaurre - CHI (Specialized Factory Racing) - 2h31m41s313

2º - Gustavo Pereira - BRA (Specialized Racing Br) -  2h33m52s543

3º - Hans Becking - HOL (Buff Megamo Team) - 2h33m53s033

 

Solo Elite Feminino

1º - Tessa Kortekaas - HOL (Cannondale Isb Sport) - 3h02m2s783

2º - Karen Olímpio - BRA (Soul Cycles Free Force) - 3h04m15s770

3º - Irina Luetzelschwab - SUI (Team Bulls Swiss) - 3h07m37s203

 

Classificação após 3 etapas

Solo Elite Masculino

1º - holandês Hans Becking (HOL) - 9h26min33s830

2º - Tiago Ferreira (POR) - 9h26min53s917

3º - Martin Vidaurre (CHI) - 9h57min51s826

 

Solo Elite Feminina

1º - Tessa Kortekaas (HOL)

2º - Irina Luetzelschwab (SUI)

3º - Karen Olímpio (BRA)

 

As etapas da ultramaratona

4ª etapa (23/10) - 101,2 km e 2.670 m de altimetria em Guaratinga

5ª etapa (24/10) - 137,4 km e 2.155 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis

6ª etapa (25/10) - 19,7 km e 264 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

7ª etapa (26/10) - 47 km e 519 m de altimetria em Arraial d'Ajuda


Com Informações de Débora do Carmo - Fotos: Wladimir Togumi e Ney Evangelista (Brasil Ride)

LEIA TAMBÉM:

Brasil Ride 2024 começa com vitória de um dos favoritos e brasileiro no pódio

Copa Porto Seguro de Skate reforça o potencial do esporte na região

Destaques da Porto Cup recebem convites para testes em grandes equipes

Show do STU em Porto Seguro! Confira resultados e entrevistas com os campeões

Nadadores de Porto Seguro conquistam 32 pódios no Campeonato Baiano de Inverno 

Tessa continua soberana e brasileiro vence sexta etapa da Brasil Ride 2024

 

O brasileiro Gustavo Xavier venceu a sexta etapa da Brasil Ride Bahia. A prova contrarrelógio foi em um circuito de 19,7 Km pelas vielas, trilhas e escadarias do Arraial d´Ajuda. No feminino, a holandesa Tessa Kortekaas continua invicta e ganhou mais uma, praticamente assegurando o título da competição.

Gustavo fechou com o tempo de 42min29s, mais de um minuto à frente do chileno Martín Vidaurre (43min56s). Outro brasileiro, José Gabriel de Almeida, fechou o pódio com 44min51s. Martin lidera a ultramaratona, seguido pelo português Tiago Ferreira e Gustavo em terceiro.

 

 

No feminino, Tessa concluiu o percurso em 52min09s. A brasileira Karen Olímpio chegou em segundo com 52min15 e a suíça Irina Luetzelschwab terminou em terceiro com 59min36s. Na classificação geral, Irina e Karen disputam o segundo lugar, com a brasileira precisando descontar cerca de 20 minutos.

A sétima e última etapa, no sábado, 26/10, será também no Arraial d´Ajuda, com 47 Km e 519 m de altimetria.

 

Maratona dos Descobrimentos

Com sold out antecipado para a Maratona, mais de mil ciclistas que estarão largando junto com a 7ª e última etapa da Brasil Ride. A prova terá 20 estados representados em um percurso de trilhas com 71,2 Km e 850 m de altimetria acumulada.

Estradões e asfalto, single tracks e downhills, trechos de Mata Atlântica, uma visita ao Parque Nacional do Pau Brasil e às falésias da Pitinga, além de muita diversão, são alguns dos pontos do trajeto para chegar à medalha de finisher.

Essa vibe incrível, que une pessoas comuns, amadores e apaixonados pela vida sobre duas rodas trouxe a empresária mineira Edilene Bandeira de Oliveira, 47, para o ciclismo. Participando pela primeira vez da Maratona dos Descobrimentos, sua história com o pedal iniciou há um ano, por conta de uma artrose.

"Por indicação médica comecei a pedalar e não parei mais. Minha primeira experiência na Brasil Ride vai ser amanhã na Maratona. Estou ansiosa, porque tenho pouca experiência. É tudo uma novidade pra mim, mas gosto de novas experiências, por isso topei vir com meu esposo. Dizem que é um caminho sem volta, né?", argumentou.

O vendedor mineiro Warley Lauar, participa amanhã da sua quinta Maratona dos Descobrimentos. "É um momento único e surreal participar da Maratona, porque é sentir um pouquinho do que os profissionais passam durante os sete dias. Além disso, é um momento de estar mais próximo de um grande profissional a nível mundial".

A Brasil Ride Bahia 2024 tem patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles, Unidas, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.


Com informações da assessoria de imprensa - Foto: reprodução You Tube Brasil Ride Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Arraial recebe chef Rapha Vasconcelos na abertura do Festival Esquina do Mundo

3ª etapa da Brasil Ride Bahia 2024 tem festa sul-americana

Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira

Sebrae promove concurso que vai escolher o Melhor Pão Francês da Bahia

Porto Seguro lidera número de voos extras da Azul na alta temporada

Brasil Ride 2024 começa com vitória de um dos favoritos e brasileiro no pódio

 

Campeão Mundial de Cross Country Sub-23, o chileno Martin Vidaurre foi o mais veloz do primeiro dia da Ultramaratona Brasil Ride Bahia 2024, considerada a maior stage race premium do mundo. Numa chegada emocionante, ele superou o português Tiago Ferreira, campeão de 2023, por milésimos de segundo. O brasileiro José Gabriel Almeida completou o pódio, bem colado e aparecendo na foto de chegada. (Confira abaixo os tempos)

 

 

A estratégia do chileno foi dar um start maior. “A prova foi rápida, era mais curta e decidi por andar um pouco mais forte. O grupo era muito grande e todos queriam entrar na trilha primeiro. Por isso resolvi me posicionar bem. Foi uma boa etapa, uma boa trilha e muita água. Para amanhã, vamos ver. A etapa é longa”, revelou.

 

 

Tiago Ferreira explicou que o terreno estava um pouco pesado pela chuva dos dias anteriores, mesmo assim, a etapa foi bastante rápida. “Segui no grupo da frente, eu, o Martin, o Zé Gabriel e o Lucas [Kauffmann]. Depois o Lucas acabou por quebrar e seguimos os três até o fim para conseguir abrir o máximo de distância. Estou feliz com o início, e estou pensando mais no tempo de classificação geral, pois amanhã começa a Brasil Ride. Sou atleta de maratona, o ‘passar das horas’ me favorece. Vamos ver o dia-a-dia sem pensar muito nos próximos dias”.

 

Elite feminina

A Elite Feminina também teve brasileira no pódio. Apesar do primeiro lugar ter sido da holandesa Tessa Kortekass, a brasileira campeã panamericana Karen Olímpio segue firme na disputa ao lado da suíça presença olímpica na Brasil Ride, Irina Luetzelschwab.

Tessa disse que é a primeira vez que divide a disputa com Karen e que resolveu não exigir tanto pois ainda tem 6 dias de competição. Karen, que estava há 5 anos sem competir na Brasil Ride, concorda que a etapa de hoje foi para conhecer e buscar estratégias para os próximos dias.

 

 

“O dia foi de lama e emoção. Quis apimentar um pouco a temporada e não esperava que tivesse uma largada tão intensa. A Tessa abriu vantagem na trilha e eu acabei ficando no trânsito, então foi difícil buscar imediatamente. Tracei uma estratégia para chegar, já que a Irina estava sempre muito próxima. Achei meu ritmo e segui. Não adianta doar tudo e não sobrar nada para os outros dias. Ainda teremos grandes dias de disputa”, concluiu.

Prestigiando o evento e os atletas, o Secretário de Turismo de Porto Seguro Guto Jones esteve na Brasil Ride e conheceu os vencedores da etapa no pódio e a estrutura organizacional do evento.

 

Etapa 2

A etapa 2, na segunda, 21/10, os 500 atletas seguem para uma jornada onga e épica, que se inicia na Arena Uíki e finaliza no famoso acampamento, carinhosamente chamado de Vila Brasil Ride, em Guaratinga. O percurso tem 126,2 km de distância e 2.190m de altimetria acumulada.

De acordo com o Diretor de Provas da Brasil Ride, Rafael Campos, a saída para Guaratinga acontece às 7h. É nesse dia que os atletas cruzam o Parque Nacional do Pau Brasil, uma unidade de conservação extremamente preservada com características únicas, uma região de Mata Atlântica.

“Single tracks e terrenos planos, mas com muita água e folhas esperam os participantes ao longo do caminho. O dia é de grandes trechos de estradão de terra e alguns de até rodovia, por isso a atenção deve ser redobrada e a velocidade deve ter uma média alta. A etapa 2 tem tempo limite e os atletas precisam passar pela linha de chegada até às 17h45, para ser considerado finisher. Na chegada, os atletas se acomodam em suas barracas e seguem para o jantar de premiação”, finalizou.

A Brasil Ride Bahia 2024 tem patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles, Unidas, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.

 

Resultados da Etapa 01 - 20/10/2024 - Arraial d´Ajuda

Solo Elite Masculina

1º - Martin Vidaurre - CHI (Specialized Factory Racing) 02h02’05”553

2º - Tiago Ferreira Vouzela - POR (Bh Tf) - 02h02’05”817

3º - José Almeida - BRA (Squadra Oggi) - 02h:02’06”807

 

Solo Elite Feminino

1º - Tessa Kortekaas - HOL (Cannondale Isb Sport) - 02h25’09”337

2º - Karen Olímpio Soul - BRA (Cycles Free Force) - 02h25’37”087

3º - Irina Luetzelschwab - SUI (Team Bulls Swiss) - 02h26’00”337

 

Dupla Open

1º - Paulo Marinho e Vinicius Henrique - BRA (Athor Bikes) - 02h11’13”337

2º - Joao Melquiades e Marllon Felipe - BRA (Cmd Bikers Race) - 02h02’14”17.090

3º - Walace Assis e Tiago Oliveira - BRA (Tutano Bike) - 02h14’44”840

 

As etapas da ultramaratona

2ª etapa (21/10) - 126,2 km e 2.190 m de altimetria de Arraial a Guaratinga

3ª etapa (22/10) - 77,8 km e 2.450 m de altimetria em Guaratinga

4ª etapa (23/10) - 101,2 km e 2.670 m de altimetria em Guaratinga

5ª etapa (24/10) - 137,4 km e 2.155 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis

6ª etapa (25/10) - 19,7 km e 264 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

7ª etapa (26/10) - 47 km e 519 m de altimetria em Arraial d'Ajuda


Com Informações de Débora do Carmo - Fotos Wladimir Togumi (Brasil Ride)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Copa Porto Seguro de Skate reforça o potencial do esporte na região

Destaques da Porto Cup recebem convites para testes em grandes equipes

Show do STU em Porto Seguro! Confira resultados e entrevistas com os campeões

Nadadores de Porto Seguro conquistam 32 pódios no Campeonato Baiano de Inverno

Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira