Trancoso recebe Campeonato Brasileiro Masculino de Golfe inédito

 

O Terravista Golf Coursef, em Trancoso, vai sediar um torneio nacional de golfe inédito. Pomovido pela Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), o 1º Campeonato Brasileiro de Handicap Masculino é destinado a golfistas com diferentes faixas de handicap.

 

 

É a primeira vez que a CBGolfe realiza um campeonato individual com esse foco. A competição abriu 83 três vagas entre as sete federações estaduais e regionais de golfe do país, além dos seis clubes diretamente filiados à Confederação.

No golfe, o handicap é um número que representa a habilidade do jogador (quantas tacadas acima do par ele tende a jogar em um campo de golfe padrão). Jogadores com handicap mais baixo são considerados mais habilidosos.

São três as categorias de handicap: M1- Índex até 14 (35 vagas); M2- Índex de 14,1 a 22,1 (24 vagas e M3 - Índex 22,2 até 36 (24 vagas). Serão duas voltas de 18 buracos cada, na modalidade de stroke-play, com premiação para os três primeiros colocados de cada categoria.

A programação começa na quinta com os treinos livres e os jogos ocorrem dias 08 e 09. Logo após, almoço com a cerimônia de premiação.

O 1º Campeonato Brasileiro de Handicap Masculino acontece de 07 a 09/09 e tem patrocinado pela LATAM/Delta Airlines e Comitê Olímpico do Brasil (COB); e apoio da prefeitura de Porto Seguro, através da secretaria de Turismo.


Foto: divulgação Terravista Golf Course

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Movimento no aeroporto de Porto Seguro cresce acima da média nacional

Porto Seguro aparece entre os municípios que vão receber novos peritos médicos

Axé Moi confirma primeiras atrações do Carnaporto 2026

Rotary Club de Porto Seguro empossa nova presidente e Conselho Diretor

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

Porto Seguro vence e faz final inédita na Copa do Brasil de Rugby

 

O Porto Seguro Rugby Clube continua fazendo história! Num jogo emocionante, os Toruks derrotaram o Nova Lima por 42 a 29 na semifinal da Copa do Brasil de Rugby XV masculino. A partida aconteceu no sábado, 28/06, no Estádio Valdívio Costa (Guaiamunzão), em Porto Seguro.

A partida foi muito disputada, com 6 tries a 5 para os donos da casa. Destaques para Anderson Dutra e Junior Mamedio com dois tries cada para o campeão baiano. E teve um sabor de revanche, pois os mineiros, também campeões do estado, haviam vencido o último duelo, pela Taça Atlântico Leste, por 35 x 12.

 

 

Agora, o time da Terra Mater disputa a final inédita contra o tradicional Melina/Cuiabá. A grande decisão acontece na capital do Mato Grosso, dia 02/08. Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, o torneio nacional reúne clubes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais.

"Foi uma das maiores batalhas que fizemos. Nosso clube vem crescendo e esse resultado mostra essa evolução. Vamos com tudo para a final”, disse Diego Hamilton Reis, diretor técnico e capitão do Porto Seguro Rugby Clube.

Diego analisa que o time “conseguiu fazer um bom primeiro tempo, o que nos deu a vantagem no placar, mas percebemos o crescimento no ritmo de jogo do Nova Lima na segunda etapa. Encaramos esta partida como a mais importante da história do clube e entregamos tudo em campo. Soubemos reagir nos momentos certos e alcançar essa tão sonhada final”.

 

Muita dedicação

Essa foi mais uma grande vitória do Porto Seguro Rugby Clube. E continua coroando a dedicação da turma abnegada que, pouco mais de uma década atrás, resolveu introduzir e desenvolver a modalidade na região.

“Tudo começou em 2007, com um sonho de fundar um clube”, lembra o capitão, enquanto assistia pela TV à Copa do Mundo de Rugby. Mas foi só em agosto de 2012 que a primeira semente foi plantada, quando Diego entrou em contato com a Federação Baiana de Rugby.

“Iniciei pesquisas sobre como criar uma associação esportiva, critérios para filiação à Federação, como organizar uma equipe do zero, treinos para equipes novas, entre outros assuntos. Na cidade não havia nenhum jogador, treinador ou árbitro. Tive que aprender tudo”, revelou com exclusividade ao Jornal do Sol quando o clube completou 10 anos.

Sem atletas na cidade, Diego buscou praticantes de outros esportes. “Foi tudo muito diferente do que eu estava acostumado a fazer, um grande desafio, que culminou no primeiro treino, em março de 2013, realizado na Boca da Barra, pela noite. Foram 5 jogadores”. Hoje, são cerca de 60 atletas.

O jogo de estreia aconteceu em setembro/2013, em Vitória da Conquista contra a equipe da casa (Ymborés). Em 2015 veio o primeiro título, na modalidade Beach Rugby, na praia de Guaibim em Valença. “Ganhamos na prorrogação, sem reservas e com um a menos”, conta.

A criação da equipe feminina também foi um marco, em julho do mesmo ano. De lá pra cá foram muitos títulos baianos delas. “Outra vitória que comemoramos muito foi na categoria Sevens sobre os Orixás, em Salvador, no Estádio Pituaçú: zebra total na Bahia”, relembra.

Em 2018, o então Toruks Rugby introduziu a categoria juvenil. No ano seguinte, estabeleceu nova identidade visual e mudou o nome para Porto Seguro Rugby Clube. Em fevereiro de 2022, teve o primeiro atleta convocado para a Seleção Brasileira, Iarley Oliveira.

Já em 2024, outros dois jogadores do Porto Seguro Rugby Clube foram convocados para a seleção brasileira da categoria M19: Emyson Silva de Araújo e Joenelson Teixeira Costa Júnior, moradores do Baianão.

E assim vai.


Foto: divulgação Confederação Brasileira de Rugby

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Em Cachoeira, Estado inicia homenagens à luta pela Independência da Bahia

É São João! Se avexe não que o rancho vai passar

Romantismo e emoção: Amado Batista encerra São João de Porto Seguro

Porto Seguro ganha dezenas de medalhas no Campeonato Baiano de Karatê

Porto Seguro conquista importante vitória pela Taça Atlântico Leste

Equipe juvenil de Porto Seguro conquista título internacional de futebol

 

As equipes Sub-12 e Sub-14 da Escola de Futebol Dias Academy, de Porto Seguro, brilharam no cenário internacional. No final de julho, disputaram a disputaram a IberCup ELITE - São Paulo 2025, um dos maiores e mais prestigiados torneios de futebol juvenil do mundo.

Com a presença de equipes de diversos países, como Estados Unidos, Chile e Peru; além de times de todo o Brasil, a IberCup é reconhecida como um verdadeiro mundial de futebol juvenil. As disputas são de alto nível técnico e intercâmbio entre jovens atletas.

 

 

Os times de Porto Seguro enfrentaram adversários de peso, como equipes de Goiás, Brasília, São Paulo e do Chile. A equipe Sub-14 venceu a final da série Prata contra a Selección Iberleague La Serena (Chile) por 2 a 0, garantindo classificação direta para o IberCup World 2026, que acontecerá em Estoril (Portugal).

A equipe Sub-12 também fez bonito, avançando em primeiro lugar na fase classificatória com 100% de aproveitamento, encerrando a competição com o vice-campeã geral da IberCup 2025. Ficou atrás apenas do Palmeiras, no total de 35 equipes. Ao longo do torneio, acumulou vitórias expressivas, incluindo sobre a base do Goiás e a equipe chilena.

 

 

A Dias Academy de Porto Seguro é uma das principais escolas de formação de atletas do futebol no Extremo Sul. A escolinha é liderada pelo ex-jogador Thiago Dias, que atuou profissionalmente pelo Vitória, Vasco da Gama e na categoria de base da Seleção Brasileira de Futebol.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Rotary Club de Porto Seguro empossa nova presidente e Conselho Diretor

Porto Seguro tem queda no preço médio dos voos para o 2º semestre, aponta KAYAK

Prefeitura inicia a reimplantação da Zona Azul em Porto Seguro

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

Galeria Hugo França exibe “Ressonância”, individual do artista Florencio Yllana

Porto Seguro ganha dezenas de medalhas no Campeonato Baiano de Karatê

 

O Campeonato Baiano de Karatê 2025 reuniu cerca de 800 competidores de 40 academias do estado em Salvador, dias 14 e 15/06. Desses, 55 karatecas representaram dois clubes de Porto Seguro: o Terra Mater Karatê Clube (Temak) e o Sport Club Verão Light Karatê.

A participação dos dedicados atletas da cidade foi brilhante. Eles voltaram com dezenas de medalhas individuais nas categorias Kata e Kumite (confira abaixo). E o título por equipes da Temak no Kumite (Master e Senior).

 

 

Organizado pela Federação Bahiana de Karatê (FBK), a competição reuniu participantes de diferentes faixas etárias e graduações, desde crianças até veteranos.

 

Temak

A Temak, com 43 caratecas, viajou à capital baiana sob a liderança do professor Carlos Vieira, da Academia Olímpía. “Nossa equipe demonstrou não apenas técnica e disciplina, mas também união, garra e espírito esportivo”, comemorou o sensei.  

Carlos destaca que os desempenhos individuais e o título por equipes são “resultados de anos de dedicação ao esporte e à formação de atletas e muitos campeões”. O professor parabeniza seus “guerreiros, que mais uma vez mostraram a força de Porto Seguro no cenário estadual”.

 

Verão Light

O professor Ivan Ferreira Silva comandou a equipe Sport Club Verão Light Karatê, com 12 jovens atletas revelados através do projeto “Karatê nas Escolas”. Dez conquistaram medalhas. Entre os destaques, Leislane Soares Novais, com um ouro (Kumite) e uma (Kata).

“Atualmente o ‘Karatê nas Escolas’ atende cerca de 400 alunos, tendo o Colégio Álvaro Henrique, no Baianão, como sede. O colégio, dirigido pela professora Míriam, tem agora uma academia de karatê, feita para os alunos da rede pública de ensino municipal”, explica o professor.

Muito feliz com o desempenho de todos, Ivan agradece à prefeitura pelo apoio e o convênio com a secretaria de Educação, que permite a realização do projeto. “E também a várias pessoas que possibilitaram que a gente fosse a Salvador competir. Como os secretários Jânio Jr e Luiz Leal; Marcos do Vipão, professor Jatobá, Carlos da Casa da Ração Gaúcho pai e Gaúcho filho”.

 

Medalhas  Temak

Eziro: ouro (Kumite)

Heitor: prata (Kumite)

Carlos Vieira: bronze (Kumite)

Citon: ouro (Kumite)

Ari: prata (Kumite) e bronze (Kata)

Valentina: ouro (Kumite) e bronze (Kata)

Henri: ouro (Kumite)

Laura: bronze (Kumite)

Kaleby: bronze (Kata)

João (Índio): ouro (Kumite)

Nuno: prata (Kumite) e prata (Kata)

Leonardo: bronze (Kumite)

Emily: bronze (Kata) senior, bronze (Kata) sub-21, bronze (Kumite) senior, prata (Kumite) sub-21

Yago: bronze (Kumite)

Thales: ouro (Kumite)

Gustavo: ouro (Kumite)

Sabrina: prata e bronze (Kumite) e bronze (Kata)

Lorenzo: bronze (Kumite)

Emily Tainá: bronze (Kumite) e bronze (Kata)

Alice: ouro (Kumite)

Cauã: ouro (Kumite)

Talita: ouro (Kumite)

Darlisson: bronze (Kumite)

Joao Gabriel : prata (Kumite)

Gabriel: ouro (Kumite)

Guilherme: bronze (Kumite)

Nícolas: bronze (Kumite)

Elis: bronze (Kata) e prata (Kumite)

Lucas Inácio: ouro (Kumite)

Arthur Ayres: bronze (Kumite)

Temak Master:  ouro (Kumite)

Temak Senior:  ouro (Kumite)

Temak Junior: bronze (Kumite)

Temak Sub 21: ouro (Kumite)

Temak fem Sub-21:  ouro (Kumite) e ouro (Kata)

Temak fem Senior: prata (Kumite) e ouro (Kata)

 

Medalhas Verão Light

Eloá de Souza Matos: ouro (Kumite)

Leislane Soares Novais: ouro (Kumite) e prata (Kata)

João Vitor Oliveira dos Santos: 2 pratas (Kumite)

Samuel Santos Sampaio: bronze (Kumite)

Guilherme Silva Santos: bronze (Kumite)

Pamyla Santos Lima: bronze (Kumite)

Ítalo Santos de Jesus: bronze (Kumite)

Patrick Barbosa Oliveira: bronze (Kumite)

Elisa Jennyfer Nascimento: bronze (Kumite)

Júlia Rerges Sá: bronze (Kumite)


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro conquista importante vitória pela Taça Atlântico Leste

Porto Seguro inaugura Museu de Arqueologia na Cidade Histórica

Escola de Miami escolhe Porto Seguro para viagem de formatura do 5º ano

Painel da Transparência reúne gastos dos festejos juninos na Bahia. Confira!

Arena Axé Moi confirma datas e primeiras atrações do Réveillon 2026