Equipe feminina do Arraial d´Ajuda é campeã estadual de canoa havaiana

 

A equipe feminina do Hina Va'a, clube do Arraial d´Ajuda, se sagrou campeã estadual de canoa havaiana, na categoria OC6 Estreante (canoa de 6 lugares). Elas venceram duas das três etapas e ficaram em segundo na outra. O campeonato é organizado pela Federação de Canoagem Polinésia Va'a da Bahia (FEVAABA).

 

 

O time vitorioso contou com as remadoras Clarice Bahia, Daiana Barrera, Florinda Balmant, Jéssica Santos, Julia Kogan e Nayara Zielasko. As atletas Tatiana e Sara Giani contribuíram completando a canoa na etapa de Ilhéus. E Jéssica se destacou também vencendo duas etapas na categoria V1 Estreante.

 

 

Os clubes da cidade conseguiram ainda outros ótimos resultados. Na categoria OC6 Estreante, o Kanaloa Arraial foi medalha de prata e o Hina Va'a bronze nas três etapas. Eles protagonizaram disputas emocionantes durante todo o campeonato. Confira abaixo resultados.

 

 

Ganhando força

A participação pela primeira vez no campeonato baiano é um sonho concretizado pelos amantes e canoístas de Va´a em nossas praias. A modalidade aportou na Terra Mater em 2020, quando a escola CPP Extreme lançou sua base em Porto Seguro.

Rodrigo Braga é um dos grandes incentivadores da modalidade. Sócio proprietário do Hina Va'a, ele comemora os resultados alcançados e o crescimento do esporte na região.

“Nos últimos anos, a canoa havaiana tem ganhado força no sul da Bahia”, registra. Entre outros, Rodrigo enumera alguns encantos do esporte.

“É acessível a todas as idades, atraindo tanto iniciantes quanto atletas experientes. Essa prática tradicional polinésia proporciona não apenas um excelente exercício físico, mas também uma forte conexão com a natureza e a cultura de seus povos originários”.

“Diante desse cenário promissor, os clubes se depararam com a necessidade de promover workshops com atletas renomados dentro do mundo do Va'a”, conta. “Isso proporcionou uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento, fomentando nos alunos a necessidade de aprimorar ainda mais suas técnicas, dentro e fora da canoa”.

Para Rodrigo, “esse volume de exercícios dentro e fora d'água motivou e culminou em um desejo de competir e mostrar, nas águas, os resultados do aprendizado contínuo. E essas conquistas elevam o nome dos clubes de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, transformando canoas antes desconhecidas em canoas respeitadas”.

 

 

Rodrigo tem a expectativa agora de que “os clubes do sul da Bahia consigam trazer uma etapa do campeonato baiano de 2026 para nossa localidade”.

O Campeonato Baiano de Va'a 2025 teve, na categoria OC6 Estreante, três etapas. Começou com o 2º Ilhéus Canoe Va’a, em abril; passou pelo município de Itapacarica, no mês de julho, com o 2º ITA Va’a; finalizando em Salvador, na praia de Inema, em setembro.

 

Resultados das equipes da cidade - Categoria OC6 Estreante

 

Ilhéus

Masculino

2º - Kanaloa Arraial (André Pereira, Camilo Caetano, João Fabio da Silva, Guilherme Donato, Robson de Oliveira e Ruan Queiroz) - 37min32seg

3º - Hina Va'a (Arthur Ribeiro, Diego Conrado, Felipe Oliveira, Izaac Fiterman, Uender Andrade e Vinícius Miranda) - 38min39seg

5º - BPS Va'a (Emmanuel Boscariol, Gabriel Baranda, Igor Chaves, Jorge dos Santos, Kelvin William da Silva e Leonardo Dantas) - 39min30seg

 

Feminino

2º - Hina Va'a (Clarice Mendes, Daiana Barrera, Florinda Balmant, Jéssica Santos, Juliana Kogan e Nayara Garcia) - 49min39seg

6º - BPS Va´a (Ana Cristina Ehlers, Jessica Veronese, Juliana Edim, Patrícia Esposaro, Samila Regiane Paiva e Valentina Tannus) - 46min46seg

 

Itapacarica

Masculino

2º - Kanaloa Arraial (Adilon Junior, Camilo Caetano, Emilio Richter, Guilherme Donato, Robson Oliveira e Ruan Veiga) - 37min42seg

3º - Hina Va'a - 37min50seg

 

Feminino

1º - Hina Va'a - 42min56seg

6º - CPP Extreme PS (Ana Paula Paixão, Emily Vendramini, Kelli Konrad, Magali Rocio, Sofia Konrad e Vanessa Bonora) - 49min39seg

 

Salvador

Masculino

2º - Kanaloa Arraial - 41min22seg

3º - Hina Va'a - 41min43seg

 

Feminino

1º - Hina Va'a - 48min39seg

 

 


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Moara Sacchi estreia no cinema nacional em “Malês”, filme de Antonio Pitanga

Instituto promove dia de lazer especial para crianças da Escola Oscar Oliveira

Zona Azul de Porto Seguro começa a vigorar em outubro, diz empresa

Prefeitura anuncia atrações para o Réveillon 2025 de Porto Seguro na Passarela

Porto Seguro United é campeão no sub-16 da Eunápolis Cup

Porto Seguro sedia etapa classificatória para o Brasileiro de Skate

 

Porto Seguro vai sediar em outubro a 4ª etapa da Liga Baiana de Skate do Interior. Válido pelo Circuito Baiano, a competição é classificatória para o Campeonato Brasileiro, que acontece em Cuiabá/MT, em novembro.

Na modalidade Street, as disputas vão acontecer na Breno Negreiros Skate Park do Complexo de Lazer Mamagaya dias 11 e 12/10. As inscrições são online pelo site da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK). As categorias são Mirim, Iniciante, Amador e Master (Masculino) e Mirim, Iniciante e Amador (Feminino).

 

 

São esperados cerca de 150 atletas da Bahia, Minas Gerais e Sergipe. Entre eles Thiago Nunes, de Feira de Santana/BA, atual lidar do ranking, que representou a Bahia no STU 2024 em Porto Seguro e já confirmou presença.

Entre os representantes da Terra Mater do Brasil, destaque para três skatistas. Nosso grande talento Rhyan Cruz segue na 2º colocação do ranking entre os Iniciantes, com vaga assegurada para o Brasileiro. Já na categoria Mirim, Ravi Melgaço e Endorry Cruz, 1º e 2º do ranking, estão praticamente garantidos para Cuiabá.

A Liga Baiana de Skate do Interior 2025 já passou por Ilhéus, Jequié e Poções. Em Porto Seguro, é organização pela Associação dos Skatistas do Extremo Sul da Bahia (ASESB) e tem homologação da Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).

A 4ª Etapa da Liga Baiana de Skate do Interior é apresentada pela Bahia Sul Assessoria Contábil e Uot Surf Wear. Tem patrocínio da Cacau Storm, Siccob, Sushi Yang, Suzuki, Casarão Materiais de Construção e Travessia da Balsa.

Também conta com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, Akimoto Acessórios, Hard Core Skate Shop, JP Bicicletaria, Brasil Esportes, Nayan Surf Board, Chacoalha Circo Show, NB Skate Shop, Alpha Cell, Demoli Crafts, PS Skate, Psy Gang, Santin Bike, Pontal Praia Hotel, Portal Ville Praia Hotel, Gráfica Bahia Print, Alpha Flip Skate Shop, Somar Gestão Contábil, Delta Contabilidade, North East, Jornal do Sol e TV Porto.

 


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Alunos da rede pública municipal participam de palestra sobre empreendedorismo

Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070

Triatletas de Porto Seguro conseguem classificação para o Mundial de Abu Dhabi

Porto Seguro é o 4º destino nacional mais vendido no país, divulga Braztoa

Comissão da Fifa inspeciona Porto Seguro com vistas à Copa do Mundo Feminina

 

Porto Seguro United é campeão no sub-16 da Eunápolis Cup

 

A equipe sub-16 do Porto Seguro United conquistou a segunda edição da Eunápolis Cup de Futebol de base. A final foi contra a escolinha Mundo Novo, no domingo, 21/09, após a fase classificatória com boas atuações.

 

 

O jogo terminou empatado em 1 x 1, com golaço de cabeça de João Victor Souza. A decisão foi para os pênaltis e brilhou o goleiro Edson Barça Junior, herói do título com duas defesas decisivas. Para felicidade dos jogadores e do técnico Andrea Cioni, com o primeiro título importantes nessa categoria.

De acordo com Cioni, “já na categoria sub-13 as dificuldades enfrentadas foram muitas, incluindo a presença de atletas fora da idade permitida entre os adversários e a desvantagem numérica em campo”.

 

 

“Nosso time chegou invicto à final, ganhando todos os jogos, tendo Kalebe Levy artilheiro e Luís Felipe, Cauã, Murilo Daniel e Asaph como os melhores jogadores da competição. Mas na decisão contra a escolinha Base City aconteceram muitas irregularidades”, diz Cioni.

“Entre elas a presença de atletas que não estavam inscritos; tempos de jogo errados; e não validação de gol legítimo de Samuel Cecca para PSU, com o árbitro encerrando a partida. Já sem luz natural, a organização resolveu, então, dar o título para a equipe da casa”.

“A tristeza foi palpável entre os atletas da Porto Seguro United”, afirma o técnico. “Nosso time não perdeu nenhum jogo. Mesmo assim, foi privado de um título que claramente merecia”.

“É lamentável ver o esforço e a dedicação dos jovens talentos ofuscados por irregularidades que mancham o espírito do esporte”, desabafa. “Apesar disso, nossos atletas mostraram talento, disciplina e merecimento dentro de campo - valores que seguimos defendendo no futebol de base”.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro aparece entre os destinos mais buscados na baixa temporada no KAYAK

Costa do Descobrimento é contemplada com recursos e obras do Novo PAC

Porto Seguro sedia etapa classificatória para o Brasileiro de Skate

Triatletas de Porto Seguro conseguem classificação para o Mundial de Abu Dhabi

Comissão da Fifa inspeciona Porto Seguro com vistas à Copa do Mundo Feminina

Triatletas de Porto Seguro conseguem classificação para o Mundial de Abu Dhabi

 

Cerca de 300 atletas de todo o país participaram em Ilhéus do Circuito Brasileiro de Triathlon. A etapa do Brasil Super Series Multisports 2025 foi seletiva também para o Campeonato Mundial de Triatlo Multiesportivo 2026 em Abu Dhabi.

Porto Seguro foi representada por nove competidores, que conquistaram ótimos resultados e três classificações para o Mundial. No Aquabike (natação e ciclismo), Igor Bertol, com a 3ª colocação geral; e no Start Long, Daniela Sefora e Queila Niquelen, 3ª e 5ª no geral.

 

 

Igor, Daniela e Queila também foram campeões brasileiros em suas categorias. A equipe foi supervisionada pelo técnico Lucas Oliveira. Confira abaixo os resultados do time de Porto Seguro.

A competição, no sábado, 13/09, foi organizada pela Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI). Foram disputadas provas de Aquabike, Sprint, Standard e Star Long e Super Sprint (festivo).

O circuito passou por pontos turísticos da cidade, tendo como cenários a ponte Jorge Amado, a Av. Soares Lopes, o centro histórico de Ilhéus e a praia do Cristo, com o público podendo acompanhar todos o percurso.

 

 

Classificação dos atletas de Porto Seguro

 

Aquabike (M 30-34 anos)

- Igor Oliveira Dutra Bertol (1º) - 01h50’32”; 3º lugar geral

 

Sprint (M 14-15 anos)

- Arthur Machado Mendes (2º) - 01h22’28”

 

Sprint (M 25-29 anos)

- João Pedro dos Santos Farias (3º) - 01h18’08”

 

Standard (M 25-29 anos)

- Vitor de Abreu Cunha (2º) - 02h35’32”

 

Standard (M 40-44 anos)

- Daividi Souza do Carmo (2º) - 02h27’36”

 

Standard (F 40-44 anos)

- Flávia Pedrazzi (3º) - 02h57’58”

 

Standard (M 45-49 anos)

- Pedro Felipe Costa Pereira (2º) - 02h26’18”

 

Start Long (F 35-39 anos)

- Queila Niquelen Souza Lima (1º) - 04h02’07” - 5º lugar geral

 

Start Long (F 45-49 anos)

- Daniela Sefora de Melo Hackenhaar (1º) - 03h59’24” - 3º lugar geral


Fotos: arquivos pessoais

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Jovem atleta de Porto Seguro é destaque no Brasileiro de Aquatlhon

Parceria vai levar atendimento médico aos alunos do “Karatê nas Escolas”

Equipe juvenil de Porto Seguro conquista título internacional de futebol

Porto Seguro é o 4º destino nacional mais vendido no país, divulga Braztoa

Porto Seguro celebra 490 anos de devoção a Nossa Senhora da Pena