O combo de Pedro Carvalho: campeão em Porto e da temporada do STU National

 

 

É como aquele gol que sai no último minuto dos acréscimos de uma partida de futebol. Quando tudo parecia definido, o skatista Pedro Carvalho entrou na pista para sua volta derradeira, inclusive a última do campeonato e de toda temporada.

Só ele poderia mudar o cenário desenhado até ali. Num desempenho daqueles poucas vezes visto, uma nota muito alta e o título da etapa de Porto Seguro, que ainda o consagrou campeão da temporada do STU National na modalidade Park.

 

 

O catarinense de Florianópolis ocupava apenas o quinto lugar na final, com a nota 89,09. Por ser o último a entrar na pista na final, era o único capaz de ainda desbancar o então líder, o jovem xará carioca Pedro Vita, único no “9 Gang” até ali, com um 92,64.

Numa apresentação que levantou todo o público na arquibancada, e que fez Pedro Carvalho quebrar seu skate ao extravasar, a certeza de que viria uma nota muito alta. E ela veio, para delírio ainda maior dos presentes.

A nota do título nem precisou ser anunciada para que todos os demais skatistas rodeassem Pedro Carvalho e lhe dessem um banho de água, energético e cerveja. Parecia que todos já sabiam que estavam diante do campeão.

Quando o 93,00 apareceu no telão, a festa foi ainda maior. Ele estava em êxtase, e até ali nem sabia que a pontuação também lhe dava o título da temporada. Ele chegou a Porto Seguro como terceiro do ranking e, desde sábado, ainda encarava uma virose.

“É um dia muito especial pra mim. E não foi fácil. Acordei mal, com uma virose, e poder chegar na final, na última volta, não só foi uma vitória como atleta como pessoal também. Superei meus limites, acertei o que queria fazer e consegui o que tanto sonhava esse ano, que era ser campeão do circuito. E ainda com o título da última etapa. Tenho que agradecer ao STU, por esse evento incrível e por fazer um circuito dos sonhos, e à galera aqui da Bahia, que mandou uma vibe sensacional”, desabafou.

Mas como manter a concentração num momento em que a pressão é a maior possível, sem poder errar numa última tentativa para conquistar um objetivo? Só mesmo atletas de alto rendimento sabem o que é conviver com isso no esporte. Exemplos não faltam. E Pedro Carvalho deu mais uma amostra do que um skatista é capaz nos momentos mais difíceis e complicados. Ele fez questão de narrar aqueles últimos 45 segundos da etapa.

“Eu sabia do que era capaz, sabia que poderia fazer essa nota. Então, só tentei me concentrar o máximo possível e fazer tudo que eu vinha treinando durante a semana. Feliz demais por ter acertado tudo que vinha imaginando e o que precisava para sair campeão. Sabia que, se me esforçasse, colocaria na pista tudo o que aprendi nos últimos anos. Acho que é isso que faz os resultados virem”, disse Pedro, que dedicou os títulos à família, que sempre o apoiou e lhe deu suporte. “Sem eles não estaria aqui”.

Foi uma final tão pesada que Augusto Akio, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ficou em sexto lugar (84,17). Kalani Konig, atual campeão brasileiro, terminou em quinto (86,00). Thomas Augusto, maior nota da fase eliminatória, foi quarto (89,10). No pódio, Pedro Vita ficou com o vice (92,64) e Miguel Leal, com a terceira colocação (89,34).

O STU National Park Finals em Porto Seguro teve como patrocinador master o Banco BV e patrocínios de Petrobras, Red Bull, Heineken 0.0 e Prefeitura de Porto Seguro. Com homologação da CBSk e apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, teve apoio da FASEB (Federação de Skate da Bahia), da ABPSK e da Drop Dead. Além disso, teve como parceiros especiais Instituto Heineken, Eletromidia e ⁠Brasil Embratur.

 

Resultado Final – Park Masculino

1º – Pedro Carvalho – 93,00

2º – Pedro Vita – 92,64

3º – Miguel Leal – 89,34

4º – Thomas Augusto – 89,10

5º – Kalani Konig – 86,00

6º – Augusto Akio – 84,17


Assessoria de imprensa do STU 2025 (SMG Brasil) - Foto: Thiago da Luz (STU)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Raicca Ventura é campeã em Porto Seguro, mas título do Park fica com Helena Laurino

Governo do Estado lança Operação Verão com investimento de R$ 46 milhões

CGU e PF desmontam esquema milionário de corrupção em Itacaré

Festival de Cinema de Trancoso divulga programação e filmes da mostra competitiva

Festival Esquina do Mundo, no Arraial d`Ajuda, destaca resultados recordes