
No último domingo, dia 19, encerrou-se a 8ª Edição do Festival da Lagosta Costa do Descobrimento. Com a participação de 12 restaurantes - Barraca da Santinha, Benza, Gaivota, Hotel Vila Angatu, Luz de Minas, Macuco, Maria Nilza, Maroca Praia, Pier João de Tiba, Sabores do Santuário, Santo Cookie e Seu Beira Mar – servindo pratos à base do crustáceo
Nesta terça-feira, dia 21, foi realizado o anúncio dos vencedores do Festival, que concorriam em três categorias: Melhor Prato, Melhor Atendimento, Campeão de Vendas e a novidade para 2025, o Lagosta Digital. Como em edições anteriores, os destaques do festival recebiam votos de clientes, por meio de QR Code de cada prato; do jurado secreto, por meio de convidados da organização, também com votação online, cujo nota final tinha peso 70% para pontuação dos clientes e 30% dos jurados secretos.
Já o Lagosta Digital foi escolhido por um júri de profissionais das áreas de marketing digital e design, considerando o desempenho dos participantes no Instagram.
Segundo a criadora do Festival, Léa Penteado, o talento e criatividade dos chefs, a dedicação das equipes e a hospitalidade no atendimento contribuíram para o grande sucesso do evento. “Reafirmamos o compromisso com a valorização da culinária regional, o fortalecimento da cultura local e o fomento ao turismo sustentável. Parabéns a todos os envolvidos”, salientou.

Destaques
Os destaques – para além da beleza e sabor dos pratos produzidos com tanto esmero – foram as atividades e programação cultural. A abertura do Festival da Lagosta, no dia 10 de outubro, contou com a apresentação da Orquestra do Instituto Amigos de Santo André (IASA), com a emocionante “Suíte dos Pescadores”, uma obra que homenageia o mar e os pescadores através de canções de Dorival Caymmi. O concerto aconteceu na Praça Pedro Álvares Cabral, às margens do cais, e celebrou os 20 anos da instituição, que transforma vidas com educação musical para crianças e jovens da cidade.
Já no dia 15 de outubro, o encontro com a Secretária Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, para um bate-papo animado com o trade local sobre gastronomia e turismo, reforçou o papel do festival e dos empreendimentos locais como balizador do desenvolvimento regional.
Coroando o Festival, no sábado, dia 18 de outubro foi a vez da Lagosta tomar as ruas com o ‘Lagosta na Praça’. Apresentando versões acessíveis do ‘ouro do mar’, como bolinhos, tortas e empadinhas. Além dos petiscos, produtos artesanais e uma feira de artesanato foram instalados e recepcionavam o público, embalado por música de qualidade.
Resultados
Com o objetivo de promover a gastronomia local e estimular a economia da região, o festival gerou um total de R$ 56.235,00 em vendas. Foram consumidos impressionantes 310 quilos de lagosta, distribuídos em 454 pratos, com preços que variaram entre R$ 55,00 e R$ 197,00.
O prêmio de Melhor Prato foi para o Sabor do Maria Nilza, de Maria Nilza, seguido do Baião de Dois de Lagosta, do Maroca Praia e o Lagosta Desnuda, do Sabores do Santuário. Como Melhor Atendimento foram escolhidos: Maroca Praia (1º lugar); Luz de Minas (2º lugar) e Barraca da Santinha (3º lugar)
Já o Campeão de Vendas ficou com Seu Beira Mar (1º lugar), Maroca Praia (2º lugar) e Pier João de Tiba (3º lugar). A novidade do Festival, o Lagosta Digital, coroou o Seu Beira Mar como o melhor.
O 8º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento recebeu patrocínio da Setur Bahia, Prefeitura de Santa Cruz Cabrália e Katz Engenharia. Apoio da Revista Bacana, Deputada Cláudia Oliveira, Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento e Lechte Negócios Imobiliários. Teve coprodução da Nordeste Eventos, é uma realização da Penteado Produções e do www.santoandre-bahia.com.
