A etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 conheceu suas vencedoras durante cerimônia marcada por fortes emoções no Centro de Convenções Salvador. Foram 41 finalistas de um total de 425 inscrições válidas na Bahia - o quarto estado com mais participantes.
Entre tantas belas histórias que contribuem para o desenvolvimento econômico e social, empresárias de Porto Seguro conquistaram a medalha de ouro em três das cinco categorias: Juliana Oliveira Dória - Fazenda e Agroindústria Bom Sossego (Produtora Rural); Marina Moterle - Brasil Preserva (Ciência e Tecnologia) e Olímpia Gomes - Fluency in English (MEI).
As outras vencedoras foram Joana Batista - Made in Rudado Cosméticos, de São Domingos (Pequenos Negócios) e Simone Almeida - Bee2Be, de Mata de São João (Negócios Internacionais). O Extremo-Sul foi representado por 9 finalistas na capital baiana.
“Um feito extraordinário que nos enche de orgulho e reforça o valor do trabalho que cada uma vem desenvolvendo com excelência, dedicação e propósito. Estamos honrados por termos histórias tão inspiradoras sendo contadas por mulheres incríveis e mostram ao mundo a potência do nosso empreendedorismo feminino”, parabenizou Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas.
Para Juliana Dória, o primeiro lugar veio com uma sensação de realização. “Esse prêmio tem um valor especial porque, durante muitos anos, o meio empresarial foi predominantemente masculino”, comemorou. “Empreender, para mim, é ver as coisas crescendo, funcionando e transformando vidas. Pessoas empreendedoras são proativas e fazem a diferença, mudam o mundo”.
Em seu discurso de agradecimento, Olímpia Gomes frisou: “boa tarde senhoras e senhoritas. Perceberam que eu me direcionei apenas às mulheres? Como se sentiram, senhores? Excluídos? Na maioria das vezes é assim que nós mulheres nos sentimos. Mas estar aqui hoje nesse prêmio do Sebrae vai totalmente contra tudo isso”.
Marina Moterle completou: “durante séculos nós mulheres fomos silenciadas, invisíeis e afastadas dos espaços de decisão, de poder e de acesso à inovação. Esse prêmio não é só meu. Ele é o reflexo de todas nós”.
Agora elas participam de uma avaliação regional que acontece até 15/09, sem premiação. O regulamento do prêmio dividiu o país em sete regiões. A Bahia está no Nordeste 02, juntamente com Ceará, Maranhão e Pernambuco.
As vencedoras dessa etapa passam então por uma avaliação nacional, que definirá as 35 empreenderas classificadas para a finalíssima em outubro.
Com informações de Milka Morais (ML Comunicação) e Agência Sebrae de Notícias - Fotos: Dario G Neto (ML Comunicação) e redes sociais
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Agentes de turismo argentinos conhecem atrativos da Costa do Descobrimento
Caju de Leitores reúne autores, lideranças e artistas indígenas na Aldeia Xandó
Porto Seguro tem 182,6 mil habitantes, aponta estimativa do IBGE
Jovem atleta de Porto Seguro é destaque no Brasileiro de Aquatlhon
Porto Seguro tem delegados eleitos para Conferência Nacional da Igualdade Racial