Jornal do SolJornal do Sol
  • NOTÍCIAS
    • Bahia
    • Brasil
    • Carnaval 2025
    • Carnaval 2024
    • Carnaval 2023
    • Cidade
    • Cultura
    • Economia
    • Editais
    • Educação
    • Eleições 2024
    • Eleições 2022
    • Eleições 2020
    • Esporte
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia & Marketing
    • Turismo
  • CALENDÁRIO DE EVENTOS
  • TROMBONE
  • CLASSOLFICADOS
  • MEMÓRIA
    • Capas Impresso
    • Persona
  • Opinião
    • Editorial
    • Tamarri - Verde, Vida & Cidadania
    • Maria Luiza - Nutrição & Saúde
    • Chef Caio Silva - Gastronomia
    • Mariana Guerra - Imagem & Estilo
Redação
Cidade
28 Agosto 2025
Acessos: 566

Porto Seguro tem 182,6 mil habitantes, aponta estimativa do IBGE

 

Porto Seguro chegou a 182.630 habitantes, segundo as Estimativas da População divulgadas nessa quinta-feira, 28/08, pelo IBGE. A Bahia continua como o 4º estado mais populoso, com 14.870.907 moradores. E o Brasil alcançou a marca de 213,4 milhões de habitantes, pequena alta de 0,39% em relação ao ano passado.

Ainda na Costa do Descobrimento, Eunápolis aparece com 121.067 habitantes; Santa Cruz Cabrália com 31.007; e Belmonte com 20.527. Já a capital baiana tem a estimativa de 2.564.204 moradores, cerca de 5 mil a menos que no último levantamento.

 

 

O índice de Salvador foi o pior entre todas as capitais do Brasil e os números reforçam a manutenção da queda populacional registrada no último Censo, em 2022. Segundo o IBGE, na mão inversa, Porto Seguro cresceu cerca 0,9% - o terceiro maior aumento populacional no estado.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.

 O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), que são modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios previstas na Constituição Federal.

 

Cidades

De acordo com o levantamento, 27 capitais estaduais concentraram 49,3 milhões de habitantes em 2025, o equivalente a quase um quarto (23,1%) da população total do país. O crescimento populacional das capitais com mais de um milhão de habitantes ficou abaixo de 1%, com exceção de Manaus (AM), que cresceu 1,05%.

A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do país, com 21,6 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (12,9 milhões), Belo Horizonte (6 milhões) e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,8 milhões). Porto Alegre (4,1 milhões) e Fortaleza (CE) completam o ranking das seis mais populosas.

Guarulhos e Campinas, ambas em São Paulo, são as únicas cidades não-capitais que aparecem na lista, com 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente. Também são os municípios mais populosos entre os 26 com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 960 mil.

Na parte de baixo, os cinco municípios menos populosos são Serra da Saudade/MG (856 habitantes); Anhanguera/GO (913); Borá/SP (932); Araguainha/MT (997) e Nova Castilho/SP (1.072).

 

Método

As Estimativas da População residente nos municípios foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022.

Veja a estimativa populacional de todos os municípios do Brasil


Com informações do IBGE e Agência Brasil

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Jovem atleta de Porto Seguro é destaque no Brasileiro de Aquatlhon

Porto Seguro marca presença na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Azul divulga mais 300 voos extras em Porto Seguro para o verão 2026

Sesab desmente que há surto de HIV/Aids entre os jovens na Bahia

Show Tour 2025 promove quase 2 mil encontros de negócios

Adicionar comentário
JComments
Joomla SEF URLs by Artio
© 2025 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade
  • NOTÍCIAS
  • CALENDÁRIO DE EVENTOS
  • TROMBONE
  • CLASSOLFICADOS
  • MEMÓRIA
    • Capas Impresso
    • Persona
  • Opinião
    • Editorial
    • Tamarri - Verde, Vida & Cidadania
    • Maria Luiza - Nutrição & Saúde
    • Chef Caio Silva - Gastronomia
    • Mariana Guerra - Imagem & Estilo