Porto Seguro tem delegados eleitos para Conferência Nacional da Igualdade Racial

 

Com o tema central “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV CONEPIR) foi realizada em Salvador, de 20 a 22/08.

Porto Seguro participou com uma comitiva de 11 representantes e três foram eleitos para integrar a etapa nacional, de 15 a 19/09, Brasília. São Danillo Souza (Segmento Gestor Municipal), Daniele Andrade (Segmento Povos de Terreiros) e Gilberlice Menezes (Segmento População Negra).

Também participaram da comitiva local Miriam Silva, presidente do Instituto Sociocultural Brasil Chama África; Maria Rios, multiartista; Débora Menezes, da Juventude Negra Viva; Gilmaria Menezes, da Educação Relações Étnico Raciais; Gilmara, da Umbanda Porto e indígenas.

“Foi um momento histórico! Após 12 anos sem conferência estadual, retomamos um espaço fundamental de luta, construção e diálogo em torno das pautas da política de Promoção da Igualdade Racial. Fui eleito como delegado para a etapa nacional, representando não só Porto Seguro, mas também a Costa do Descobrimento e região”, disse Danillo Souza, Diretor de Comunidades e Povos Tradicionais (DIRCPT) da prefeitura.

De acordo com Miriam Silva, a “conferência é um espaço fundamental de escuta, debate e formulação de políticas públicas para combater o racismo e promover reparação e justiça Social.

Antes da etapa estadual, aconteceram as etapas eletivas (municipais, territoriais e temáticas) e as não eletivas (livres e virtuais). Os trabalhos realizados serviram de base para os debates na capital.

A secretária Ângela Guimarães ressaltou na abertura a representatividade do processo preparatório. "Foram quase 200 conferências, envolvendo quilombolas, juventude, povos originários e comunidades tradicionais. Agora é o momento de atualizar os desafios e fortalecer a política estadual de promoção da igualdade racial".

A IV CONEPIR foi coordenada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), o Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e o Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas (COPIBA).


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Moto Rock Fest 2025 tem Raimundos, Barão e muito mais. Veja a programação

Azul divulga mais 300 voos extras em Porto Seguro para o verão 2026

Sesab desmente que há surto de HIV/Aids entre os jovens na Bahia

PC Magalhães assume a Gerência Geral do Campo Bahia, em Santo André

Show Tour 2025 promove quase 2 mil encontros de negócios