O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Seguro realizou uma capacitação com simulação realística para atendimento de acidentes com múltiplas vítimas. O treinamento aconteceu na BR-367, no sábado, 25/05.
Figurantes representaram uma colisão entre um carro de passeio e um ônibus escolar, num total de 32 vítimas com diferentes níveis de gravidade. Participaram cerca de 50 profissionais que tiveram a oportunidade de aplicar técnicas e protocolos de atendimento em um ambiente controlado, imitando fielmente as condições de uma emergência real. O foco foi na organização e na interação entre as equipes envolvidas.
“Esse tipo de treinamento é de fundamental importância para a adequação e melhoria assistência às eventuais vítimas. Foi crucial avaliarmos o nosso tempo de resposta, com a qualificação dos profissionais envolvidos em todo atendimento. O objetivo é sempre qualificar nosso serviço de urgência e emergência”, disse Fernanda Teixeira, diretora geral do SAMU de Porto Seguro.
A simulação contou com um completo aparato logístico e operacional, incluindo 22 veículos, entre ambulâncias, inspeções de tráfego, viaturas de combate a incêndio, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia Técnica. Teve apoio da prefeitura, forças de segurança, salvamento e instituições de ensino.
Com informações e fotos da Ascom PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Professor e escritor, Eder Rodrigues toma posse na Academia de Letras
Polícia Civil promove curso com foco em mediação de conflitos agrários
Polícia Militar prende homem acusado de agredir a esposa Cabrália
Fundo anuncia investimento de 8 milhões de Euros em projetos ambientais