Polícia Civil promove curso com foco em mediação de conflitos agrários

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), realizou em Salvador um curso, inédito no Brasil, de nivelamento em mediação de conflitos agrários. A capacitação, de 06 a 17/05, teve a participação de 30 policiais do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).

Da 23ª COORPIN estiveram na capital baiana policiais de Trancoso e Itabela. “Eles agora compartilharão seus conhecimentos com os demais policiais de outras unidades integrantes, preparando nossos servidores para esses conflitos existentes em nossa região”, disse o delegado Wendel Ferreira Santos, coordenador regional.

A abertura oficial foi realizada pela coordenadora do CCF/GEMACAU, delegada Giovanna de Andrade Bonfim. A grade do treinamento incluiu instruções; atividades de campo com visita a comunidades quilombolas e assentamentos agrários; e palestras diversas enfocando a temática.

Incluindo, entre outros temas, conflitos socioambientais; ordenamento fundiário e territorial; a importância das audiências públicas; questões indígenas; parcerias e integração entre comunidades, órgãos de segurança e poder judiciário; parques eólicos em comunidades tradicionais; acesso à terra e governança fundiária.

 

Meio milhão em drogas

 

Uma força tarefa composta por policiais civis e militares apreendeu mais de meio milhão de reais em drogas. A ação aconteceu na tarde de quinta-feira, 15/05, após o trabalho de inteligência e troca de informações entre as forças de segurança pública. Participaram equipes do DEIC, 23ª COORPIN de Eunápolis, 7ª CIA/PM e RONDESP Extremo Sul.

As investigações apontaram um endereço no bairro no Bairro Alecrim II, em Eunápolis, onde foram apreendidos 11,250 Kg de cocaína, 34,815 Kg de maconha, 2,550 Kg de Crack e 420 g de pasta base, além de 13 pinos de cocaína e 16 pedras de crack prontas para venda, balança de precisão e embalagens.

Não foi encontrado nenhum suspeito. A droga apreendida foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica-DPT para Perícia, e depois será encaminhada para incineração com a devida autorização do Poder Judiciário.

 

“Operação Brisadeiro”

 

A Polícia Civil de Trancoso, sob a chefia do delegado Marcos Benevides, juntamente com 23ª COORPIN de Eunápolis, realizou em Caraíva a “Operação Brisadeiro”. Após intensas investigações, prenderam em flagrante uma mulher, identificada como A.D.A.B., 31 anos que “comercializava” trufas de chocolate recheadas com entorpecentes, conhecidas como “Brisadeiro”.

Com a acusada, os Investigadores da Polícia Civil encontraram uma mochila, com cerca de 70 unidades do brisadeiro. Segundo ela, havia as variedades com recheios de maconha, haxixe, skank e cogumelo alucinógeno. Após o flagrante, foi dado voz de prisão por prática de tráfico de drogas e a investigada conduzida para a 1° Delegacia Territorial de Porto Seguro, onde ficará custodiada à disposição do Poder Judiciário e Ministério Público, aguardando audiência de custódia.


Fonte e fotos: 23ª COORPIN de Eunápolis

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Polícia Militar prende homem acusado de agredir a esposa Cabrália

Delegado Sinézio é o novo titular da Deltur de Porto Seguro

Com auxílio de cão farejador, PM prende quadrilha que invadiu casa no Arraial

8º BPM recebe viatura exclusiva para operações com cães

Delegado Wendel é nomeado Coordenador Regional da Polícia do Interior em Eunápolis