PRF apreende fuzis que estavam sendo levados do Rio para Porto Seguro

 

Sete fuzis e dez carregadores que estavam sendo levados para Porto Seguro foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Teresópolis/RJ. O armamento estava escondido dentro do painel de um carro que seguia em direção ao município baiano.

O veículo foi abordado por uma equipe da PRF na BR-116, altura do quilômetro 71, em Teresópolis, na segunda-feira, 04/08. Como o motorista demonstrou nervosismo, os agentes resolveram fazer uma busca minuciosa no automóvel.

Os policiais acharam as armas em um compartimento dentro do painel do carro: sete fuzis calibre 5,56mm desmontados e 12 carregadores. O motorista disse que entregaria o armamento a uma facção criminosa do Rio com ramificação no Extremo Sul da Bahia.

O registro da apreensão foi feito na delegacia policial de Teresópolis. O motorista, após ser autuado em flagrante, foi encaminhado ao sistema prisional do fluminense, onde ficará à disposição da Justiça, aguardando julgamento.


Fonte: Agência Brasil - Foto: divulgação PRF

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Operação Escudo de Ferro apreende sete fuzis em Porto Seguro

Forças de segurança deflagram Operação Vértice Zero contra facção em Caraíva

Polícia Militar realiza no Estado mais uma edição da Operação Força Total

MPBA e PF deflagram operação contra colecionador que vendeu fuzil a criminoso

Polícia Militar realiza simulação de ataque a instituição financeira

Operação Escudo de Ferro apreende sete fuzis em Porto Seguro

 

Como parte das ações estratégicas de combate ao crime organizado na região, foi deflagrada em Porto Seguro, na manhã de sábado, 02/08, a Operação Escudo de Ferro. A ofensiva resultou na apreensão de sete fuzis, carregadores e munições.

É um desdobramento das operações iniciadas nos últimos dez dias voltadas à desarticulação de facções criminosas armadas e à preservação da ordem pública.

A operação foi coordenada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul e pela Polícia Federal, através da Delegacia de Porto Seguro. Participaram da ação o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM/Porto Seguro), a RONDESP/ Extremo Sul, a CIPE/Mata Atlântica, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PC), reforçando a atuação integrada e especializada das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade violenta.

De acordo com a PM, “as ações seguem em andamento, com apoio de inteligência e reforço do policiamento em áreas sensíveis do município de Porto Seguro e entorno”.

 

Balanço operacional

 

O 8º BPM apresentou, na manhã de segunda, 04/08, os números da produtividade operacional do mês de julho/25, bem como, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais, na área da Unidade

O 8º Batalhão é a Unidade Operacional responsável pelo policiamento ostensivo preventivo nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, e os seus respectivos distritos.

Segundo os dados extraídos do Sistema de Gestão Policial (SIGESPOL), da Coordenação de Planejamento Operacional (CPO), foram realizadas a apreensão de 14 armas de fogo de diversos calibres e a recuperação de 17 veículos com restrição de furto ou roubo.

No período, o Batalhão atendeu a 63 ocorrências envolvendo tráfico e consumo de entorpecentes; realizou o cumprimento de 5 Mandados de Prisão expedido pela Justiça e a condução de 27 pessoas em flagrante delito.

Em relação aos CVLI (homicídio, feminicídio, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte), durante o mês de julho de 2025, foi observado redução dos CVLI em Santa Cruz Cabrália, na margem de 50%, uma vez que em 2024 houveram 02 ocorrências e em 2025, 01 registro.

Já no acumulado do ano de 2025 (janeiro a julho), foi observada redução dos CVLI em Porto Seguro, na margem de 3%, uma vez que em 2024 houveram 37 ocorrências e em 2025, 36 registros no período estudado.


Fonte e fotos: Ascom 8º Batalhão de Polícia Militar

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Associações marcam audiência pública para debater enchentes na Orla Norte

Forças de segurança deflagram Operação Vértice Zero contra facção em Caraíva

Polícia Militar realiza no Estado mais uma edição da Operação Força Total

MPBA e PF deflagram operação contra colecionador que vendeu fuzil a criminoso

Polícia Militar realiza simulação de ataque a instituição financeira

Polícia Militar realiza no Estado mais uma edição da Operação Força Total

 

O 8º Batalhão participou da 7ª edição da Operação Força Total de 2025, que mobilizou todo o efetivo da Polícia Militar da Bahia em ações de reforço à segurança pública no estado, na quinta-feira, 17/07.

A mobilização estadual retirou obstáculos urbanos; apreendeu 40 armas de fogo; realizou 37 prisões em flagrante; 10 mandados de prisão cumpridos; 42 apreensões de drogas e 11 veículos com restrição de furto/roubo recuperados.

 

 

No âmbito do 8º BPM, foram empregados policiais militares do Batalhão e das Cia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica, Cia Independente de Policiamento Rodoviário, Cia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental e Cia Independente de Policiamento Tático do Extremo Sul.

Em Porto Seguro, logo pela manhã, durante abordagens no Centro, uma pessoa foi flagrada com 28 pedras de crack, 02 papelotes de cocaína e outros objetos. O suspeito foi preso e conduzido para a Delegacia com todo o material apreendido.

No Arraial d´Ajuda, policiais militares realizavam rondas quando avistaram dois homens em um veículo Fiat Pálio, cor branca, em comportamento suspeito. Ao se aproximarem, os indivíduos abandonaram o veículo e fugiram.

Dentro do carro foram encontrados objetos que haviam sido furtados anteriormente na Estrada da Balsa: um celular Samsung (prata); um televisor Samsung 43"; um televisor Samsung 32"; um tablet; uma caixa de som JBL; uma caixa de som importada; três óculos de sol e uma mochila com perfumes e bijuterias.

Os materiais foram apreendidos e apresentados, juntamente com o veículo, na Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.

 


Fonte e fotos: Ascom 8º BPM e Cb Edinei Dantas (Ascom PMBA)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

Inscrições para o Empretec 2025 em Porto Seguro têm últimas vagas disponíveis

IFBA divulga resultado final de seleção para curso de Licenciatura Indígena

Bahia realiza primeiro seu transplante de ossos e cartilagem em hospital público

Bahia recebe 100 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025

 

Forças de segurança deflagram Operação Vértice Zero contra facção em Caraíva

 

Em uma ação conjunta das forças de segurança, foi deflagrada nas primeiras horas de quarta-feira, 23/07, a Operação Vértice Zero. O foco foi o combate direto a uma organização criminosa armada, responsável por homicídios, tráfico de drogas e ameaças, entre outros crimes, com incursões em áreas estratégicas como a Aldeia Xandó e Caraíva.

Mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em diferentes locais. Até a manhã de quinta, 24/07, onze pessoas foram presas e cinco morreram em confrontos, após resistirem à ordem de prisão.

Cinco fuzis, quatro pistolas, um revólver, um rifle calibre 22, quase mil munições diversas e grande quantidade de drogas foram apreendidos. Também foram recuperadas duas motocicletas.

 

 

A ofensiva conta com a atuação integrada da de equipes da Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, Força Nacional, da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP/BA, Polícia Militar (Comandos de Policiamento Região (CPR) Extremo Sul, em Missões Especiais (CPME) e Especializado (CPE); e Polícia Civil (23ª COORPIN, 8ª COORPIN e CORE/PC).

 

 

De acordo com a SSP/BA, “a Vértice Zero segue em andamento e reafirma o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento implacável e qualificado ao crime organizado”. Informações e denúncias podem ser enviadas, com total sigilo, pelo telefone 181 ou no site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br. O anonimato é garantido por lei.


Com informações da SSP/BA e Ascom 8º BPM - Fotos: Ascom 8º BPM e Rafael Rodrigues (SSP-BA)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura inicia a reimplantação da Zona Azul em Porto Seguro

Porto Seguro realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Ônibus de turismo devem ficar no estacionamento municipal, garante prefeitura

Bahia realiza primeiro seu transplante de ossos e cartilagem em hospital público

 

MPBA e PF deflagram operação contra colecionador que vendeu fuzil a criminoso

 

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado Regional Sul (Gaeco Sul), e a Polícia Federal, deflagraram na manhã de terça-feira, 10/06, a “Operação Desvio Bélico”.

A ação tem como alvo um homem com licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), que teria vendido um fuzil em desacordo com determinação legal ou regulamentar ao líder de uma organização criminosa atuante em Porto Seguro e cidades adjacentes.

Dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro foram cumpridos nas cidades de Praia Grande e Jarinu, em São Paulo. O objetivo é aprofundar as investigações envolvendo o vendedor. Foram apreendidos aproximadamente 380 mil reais e 10 mil dólares

O caso em apuração é um desdobramento das diligências que resultaram na apreensão do fuzil ocorrida dia 03/12/24 em Porto Seguro. A operação recebeu o nome Desvio Bélico porque o principal investigado adquiria legalmente armas de fogo e, posteriormente, as desviava para o crime organizado.

A investigação continuará para apurar a participação de outras eventuais pessoas e fatos conexos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados serão sujeitos a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 12 anos de reclusão.


Texto: Comunicação MPBA - Fotos: divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Arena Axé Moi confirma datas e primeiras atrações do Réveillon 2026

Veracel lança prêmio para reconhecer mulheres da pesca artesanal

Triatleta de Porto de Seguro se classifica para Mundial na Espanha

TRF1 anula títulos privados na área da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro