Polícia Civil apreende adolescente em flagrante pela morte da mãe

 

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália, apreendeu em flagrante, na terça-feira, 22/04, uma adolescente de 16 anos apontada como coautora do homicídio qualificado contra a própria mãe.

O assassinato de Yane Soares Matos, 44, aconteceu no dia anterior, em Pindorama. Yane era irmã do conhecido músico Yã Matos. O crime chocou a comunidade pela extrema frieza dos envolvidos e pelo vínculo familiar entre autora e vítima.

 

 

Yane, que morava em Caraíva, foi executada com um disparo à queima-roupa na cabeça, dentro de uma residência. De acordo com a Polícia Civil, “em circunstâncias que indicam premeditação, emboscada e impossibilidade de defesa, elementos que caracterizam o homicídio qualificado conforme o Código Penal Brasileiro”.

Durante diligências ininterruptas conduzidas pela equipe da Polícia Civil, a adolescente foi localizada e, em depoimento prestado, confessou sua participação nos fatos. Identificada como M.F.M.V.M., ela revelou ainda sua vinculação com uma facção criminosa com atuação em Porto Seguro, Caraíva, Pindorama e regiões indígenas adjacentes.

Segundo o relato, a motivação do crime decorreu de dívidas oriundas do tráfico e da resistência da mãe em aceitar a participação da filha no esquema criminoso, tendo, inclusive, ameaçado denunciar os integrantes da facção.

Com base nos elementos apurados, a autoridade policial representou pela internação provisória da adolescente infratora, com fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente. E solicitou também a prisão temporária de três adultos investigados apontados como mandantes de executores diretos do crime. Já autorizada pela Justiça, eles estão sendo procurados.


Fonte: Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália - Fotos: Ascom PCBA e reprodução redes sociais

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Giovani dos Santos e Marily vencem de novo a Meia Maratona do Descobrimento

Criminoso morre após troca de tiros com a PM

CDL divulga calendário oficial de feriados e alerta para falsas datas

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Criminoso morre após troca de tiros com a PM

 

Policiais militares realizavam rondas no bairro Campinho, em Porto Seguro, quando avistaram dois homens em atitude suspeita.

Ao tentar proceder a abordagem, os indivíduos passaram a atirar contra a guarnição e empreenderam fuga. Ato contínuo, os policiais fizeram o acompanhamento de um dos suspeitos que se escondeu em um imóvel.

Quando os militares adentravam o imóvel para capturar o indivíduo, este passou a realizar novos disparos. Na ocorrência o resistente foi ferido e levado ao Hospital de Porto Seguro para atendimento médico, onde veio a óbito.

Com o homem foi encontrada uma pistola calibre 9 mm, com numeração suprimida, um carregador de pistola e 11 munições calibre 9 mm.

O material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência e identificação do resistente, sendo verificado que este tinha em seu desfavor, antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo.

 

Reunião estratégica

 

Com o objetivo de fortalecer a segurança pública na região do Extremo Sul da Bahia, o Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul, promoveu uma reunião estratégica em Eunápolis.

O encontro reuniu os comandantes da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, da Companhia Independente de Policiamento Tatico - Extremo Sul, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Penal.

De acordo com a nota enviada à imprensa, “a iniciativa teve como foco a consolidação de ações integradas entre as forças de segurança, visando respostas rápidas e eficazes no combate à criminalidade”.

“A estratégia central é o uso de inteligência policial e a presença qualificada nos pontos mais críticos da região, com o intuito de garantir a segurança da população”.

“A atuação coordenada entre as instituições representa um movimento firme do Estado em defesa da ordem pública. O aparato de segurança será ampliado, com medidas técnicas e rigorosamente legais, para garantir a estabilidade e a proteção da sociedade”.

 

Prisão em flagrante

No início da noite de segunda-feira, 21/04, policiais militares do 8º Batalhão, com o apoio dos motociclistas da Operação Pegassus, do Comando Regional do Extremo Sul, realizavam rondas no Bairro Pacatá, em Porto Seguro, quando visualizaram um homem em atitude suspeita.

Com a aproximação dos policiais, o indivíduo empreendeu fuga, sendo alcançado. Em diligências no local, mais dois homens foram vistos e também fugiram, sendo um deles alcançado logo em seguida.

Com os suspeitos foram encontrados os seguintes materiais: 35 “pinos” de cocaína, 90 “buchas” pequenas e mais 10 “buchas” grandes de maconha, além de outros materiais utilizados para prática de tráfico de drogas.

Os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, para formalização do flagrante.

 

PM recupera veículo roubado

Policiais militares do 8º Batalhão foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM Costa do Descobrimento) para verificar uma denúncia de tráfico de drogas no bairro Vila Vitória, em Porto Seguro.

Em diligências no local, os policiais abordaram o veículo VW T-Cross azul, com restrição de roubo. Ao ser identificado, o condutor, que também portava uma porção de maconha, ofereceu dinheiro aos policiais para ser liberado.

 

 

Diante do fato, o indivíduo foi preso em flagrante e conduzido para de Delegacia de Porto Seguro, juntamente com o veículo roubado, para formalização da ocorrência.


Texto e fotos: Ascom 8º Batalhão de Polícia Militar

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Cruz da Primeira Missa passa por 15 cidades até chegar em Porto e Cabrália

CDL divulga calendário oficial de feriados e alerta para falsas datas

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Porto Seguro reconhece ´Marcha para Jesus’ como Patrimônio Imaterial

Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral

 

Em cerimônia oficial realizada no Complexo de Departamentos da Polícia Civil da capital, em Itapuã, o delegado André Augusto de Mendonça Viana assumiu o comando da Polícia Civil da Bahia.

A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada Heloísa Campos de Brito, além de outras autoridades civis e militares.

Com sólida formação e ampla experiência nas áreas operacionais e estratégicas, o novo delegado-geral da Polícia Civil sucede a delegada Heloísa Brito, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos.

André Viana integra a Polícia Civil da Bahia desde 2001, e sua gestão terá como foco o fortalecimento do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e outras instituições do sistema de segurança pública.

O governador ressaltou a importância da renovação e continuidade dos avanços na segurança pública. “Falei sobre a renovação e o processo de oxigenação da polícia, e é nisso que devemos focar. São servidores públicos que passam por cargos, deixam suas contribuições e se renovam constantemente. Minha expectativa é que possamos manter a firmeza no ambiente da segurança pública do estado, garantindo o enfrentamento de todas as formas de violência, com atenção especial ao combate ao crime organizado”.

O secretário Marcelo Werner também reforçou a confiança no novo delegado-geral, destacando os investimentos na estrutura da Polícia Civil e o compromisso com a modernização da corporação.

“Seguiremos com investimentos robustos nas quatro forças de segurança, e na Polícia Civil isso se reflete no fortalecimento da investigação, na busca pela responsabilização de lideranças criminosas, inclusive em outros estados da Federação, e nas operações que enfrentam, além das facções, a lavagem de dinheiro”, disse.

Em seu pronunciamento de despedida, a delegada Heloísa Brito agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio recebido ao longo da gestão. “Agradeço ao governador pelo convite para integrar a equipe desde o início. Foi uma honra liderar a instituição nesses quatro anos. Muitas ações de valorização e fortalecimento foram implementadas, e tenho certeza de que ainda há muito a ser construído”, destacou.

Com trajetória marcada por especializações relevantes, Viana é formado em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Salvador (Unifacs). Ao assumir oficialmente o cargo, o delegado-geral André Viana reafirmou seu compromisso com a instituição e com a sociedade baiana.

“Tenho minha vida dedicada à Polícia Civil e acredito no poder do trabalho em equipe. É uma grande satisfação assumir essa missão. Desejo que nossa corporação se fortaleça ainda mais, garantindo respostas à criminalidade e promovendo uma polícia judiciária eficiente e comprometida com o povo baiano”, declarou.

 O cargo de delegada-geral adjunta agora é ocupado por Márcia Pereira dos Santos, que antes da posse era diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO) desde a reestruturação da Polícia Civil em 2023.


Com informações da Secom/GOVBA - Foto: Matheus Landim/GOVBA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

Partiu Estágio está com inscrições abertas para 5 mil vagas de nível superior

Operação Unum Corpus já prendeu mais de 3 mil suspeitos na Bahia

Secretaria divulga calendário de vacinação antirrábica na zona rural

Governo sanciona lei com novo piso salarial para professores da rede estadual

Polícia Civil prende mulher por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro

 

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, prendeu em flagrante uma mulher de 46 anos, identificada como E.S.M., pelo crime de exercício ilegal da medicina.

A suspeita foi flagrada realizando atendimentos oftalmológicos, como exames de vista e consultas, sem possuir a devida formação ou autorização legal para a prática médica.

Durante a ação, foram apreendidos diversos materiais utilizados nos atendimentos, incluindo um autorefrator, caixa de prova optométrica, receituários oftalmológicos, óculos e lentes de grau, entre outros. Todos os itens foram recolhidos e encaminhados para perícia técnica.

Testemunhas ouvidas pela equipe policial relataram ter realizado exames com a investigada e confirmaram a prática de venda casada, envolvendo consultas e a comercialização de lentes e armações, com vínculo a uma clínica localizada em Minas Gerais.

A atividade ilegal era realizada no interior de uma igreja, sob a justificativa de se tratar de uma ação social voltada à população carente. Em depoimento à autoridade policial, E.S.M. confessou a prática, mas alegou estar atuando como optometrista, profissão que, segundo ela, é regulamentada pelo Conselho de Optometria.

O procedimento criminal foi devidamente instaurado e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.


Fonte e foto: 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Fundador do Terravista recebe título de Cidadão Porto-Segurense

Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025 têm inscrições abertas até 30/04

Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral

Operação Unum Corpus já prendeu mais de 3 mil suspeitos na Bahia

Operação Unum Corpus já prendeu mais de 3 mil suspeitos na Bahia

 

A Polícia Civil da Bahia deflagrou a 15ª fase da Operação Unum Corpus. A ofensiva ocorreu simultaneamente na capital, incluindo a Região Metropolitana de Salvador e em diversas cidade do interior. O objetivo é desarticular organizações criminosas e combater delitos como homicídio, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e crimes contra o patrimônio.

Desde o início da Operação Unum Corpus, a Polícia Civil já efetuou a prisão de 3.609 suspeitos e apreendeu 569 armas de fogo, além de cumprir centenas de mandados de busca e apreensão. A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), e pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DEPON), com suporte estratégico do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Na 15ª fase, foram cumpridos mais de 370 mandados, com o saldo de 540 pessoas presas em todo Estado, tendo sido empregado o reforço de mais 1.200 policiais civis, que trabalham no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, além de mais de 118 prisões em flagrante. Entre os alvos, estão investigados envolvidos em crimes violentos e organizações criminosas que operam em diferentes regiões do Estado.

 

23ª COORPIN

Na 23ª COORPIN de Eunápolis, que engloba oito municípios, foram cumpridos 23 mandados de prisão, além de 49 mandados de busca e apreensão, em todos as cidades. Foram aprendidos arma de fogo, munição, drogas, veículos e aparelho de telefone celulares.

A ação é coordenada pela 23ª COORPIN, com apoio da Coordenação de Apoio Técnico Tático à Investigação CATTTI-Descobrimento, DTs de Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Belmonte e DEAM de Porto Seguro.

Um dos mandados de prisão cumprido foi contra P. B. F., investigada pelos crimes de sequestro, homicídio e ocultação de cadáver de Douglas Souza dos Santos, ocorrido em 26/06/24, em Eunápolis.

Conforme apurado, a vítima foi sequestrada por dois indivíduos que o chamaram à porta de sua residência e o levaram para uma área isolada, onde outros suspeitos encapuzados e armados chegaram em um veículo e o obrigaram a entrar. Desde então, Douglas nunca mais foi visto.

Com o aprofundamento das investigações, surgiram indícios de que Douglas estava sendo acusado de abusar sexualmente da irmã mais nova de sua esposa, que à época tinha 9 anos de idade. A possível prática do crime teria gerado revolta na família da criança, levando a autora do crime manter contato com criminosos locais para que "dessem um jeito" em Douglas.

Outra prisão importante foi de dois indivíduos investigados pela morte do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo, desaparecido desde o dia 23/02/25. Conforme apurado, a motivação do crime estaria relacionada à suposta associação da vítima ao grupo criminoso Bonde do Maluco (BDM), circunstância que teria levado os autores a planejar o sequestro, execução e ocultação do cadáver.

Entre os presos, encontra-se L.M.S., apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro Nova Renovação. Ele foi autuado em flagrante delito por posse de substâncias entorpecentes, incluindo cocaína, maconha e haxixe, além de ser suspeito de participação direta no homicídio da vítima.

Também foi preso C.P.S., flagrado com porções de cocaína e maconha já embaladas para comercialização. Em interrogatório, o investigado confessou envolvimento no sequestro e assassinato de Athus Alves Bernardo, bem como admitiu ter sido o responsável por abandonar o veículo utilizado pela vítima. Com ele, foi apreendido o telefone celular pertencente ao motorista de aplicativo.

Além disso, após o recebimento de denúncias anônimas, a Policia Civil desobstruiu duas ruas em Eunápolis: rua Getúlio Vargas e outra ainda sem identificação formal. Com o uso de um trator, as vias foram desobstruídas e o tráfego foi restabelecido, neutralizando momentaneamente os pontos de bloqueio impostos pelo grupo criminoso.

 

 

A obstrução das vias tem sido uma tática recorrente de facções criminosas para dificultar a entrada das forças de segurança nos locais onde ocorrem o tráfico de entorpecentes e outras atividades ilícitas.

Segundo denúncia anônima, integrantes desses grupos criminosos estariam atuando no bairro, inclusive realizando ameaças contra moradores e prestadores de serviço. Pela segunda vez, a Polícia Civil, vem realizando essas intervenções nos bairros de Eunápolis, visando o acesso e a mobilidade dos moradores, já que essas obstruções criminosas atrapalham a entrada e saída de ambulâncias para prestar socorro a crianças e idosos moradores do bairro.


Fonte e fotos: 23ª COORPIN Eunápolis

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Secretaria divulga calendário de vacinação antirrábica na zona rural

Corpo de Bombeiros da Bahia tem novo comandante

Programa oferece aulas de reforço a estudantes do 9º ano da rede pública

Governo sanciona lei com novo piso salarial para professores da rede estadual

Surf de canoa havaiana: remadora de Porto Seguro é prata em Portugal