Laboratório Gontijo incentiva campanhas de prevenção

“As campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, são fundamentais para aumentar a qualidade de vida das pessoas e desafogar o sistema de saúde”, destaca o bioquímico Mário Gontijo, diretor do Laboratório Gontijo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, no triênio 2020/2022, vão ser diagnosticados por ano mais de 66 mil novos casos de câncer de mama e mais de 210 mil casos de câncer de próstata no país. E só os exames preventivos podem ajudar na redução desses números alarmantes.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum e letal entre os homens no Brasil. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece muito mais chances de cura. Mas como o diagnóstico envolve também o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas e preconceitos, muitos homens relutam em fazer.

Nesse contexto, a campanha do Novembro Azul tem como um dos objetivos quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras. Mulheres trans, travestis e pessoas não binárias também devem fazer o exame de próstata regularmente.

Descontos em exames

Para ampliar o acesso aos exames preventivos, o Laboratório Gontijo criou dois kits para o checkup de mulheres e homens, com descontos especiais, que vão ficar em vigor até o fim de novembro. No “Kit Outubro Rosa”, são oferecidos 14 exames diferentes, que incluem Hemograma, Glicose, Colesterol total, HDL, LDL, VLDL, Não Colesterol, Triglicérides, Cálcio, Creatinina, TGO, TGP, TSH e Urina de rotina. Já o “Kit Novembro Azul” contém todos os exames anteriores e o PSA total. Mais informações pelo WhatsApp (73) 3166-5161, que foi criado para agilizar o atendimento e tirar dúvidas.

Como surgiu o Novembro Azul?

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Eles estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época.

Então, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina

Como em 17/11 já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer. Em 2003, cerca de 30 amigos aceitaram participar. Depois, a história foi se espalhando cada vez mais e hoje se tornou global.


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