'Tazinho: o Homem e o Mar' entra em exibição em março

 

O cenário é a Vila de Caraíva. Tazinho, personagem central, é pescador nativo do vilarejo onde o turismo se sobrepôs às demais atividades existentes. É neste contexto que o curta metragem ‘Tazinho: O Homem e o Mar’, aborda a relação do pescador com o mar e retrata o olhar simples e profundo de um homem que construiu sua própria relação com o espaço e tempo, conduzindo o espectador a uma nova dinâmica de compreensão do ambiente onde se desenvolve a Vila de Caraíva.

Olhar

Segundo a diretora do filme, Fernanda Almeida, o curta explora a relação do Tazinho - que viveu praticamente a vida toda na Barra de Caraíva – e seu olhar sobre o mar e a natureza. Outro ponto é trabalhar também com os contrastes das nuances entre o olhar dele e o olhar turístico, de um modo geral. “O ritmo do turismo na Vila é mais acelerado, mais comercial. Isso é importante para o crescimento da Vila e foi benéfico para muita gente. Queremos explorar este timing ente o personagem e o espaço-tempo”, comentou.

O filme foi rodado em janeiro de 2022 e cntu com equipamentos próprios e um link de financiamento coletivo no Catarse para angariar fundos para pagar toda a equipe e para os custos de produção, finalização, edição e lançamento.

“Pretendemos lançar em abril, com uma exibição em Caraíva. Queremos, por um tempo, disponibilizar o curta em uma plataforma de vídeo (YouTube, ou Vimeo) aberta para quem quiser assistir.  Depois disso, a gente pretende fechar o link e inscrevê-lo em festivais”, revelou a diretora.

Festivais

Ao longo de 2022 e 2023, Fernanda e a equipe pretendem rodar os festivais nacionais e internacionais com o curta. “Para isso ainda vamos precisar angariar fundos para o custo de legendagem em inglês e em português, inscrições, entre outros aportes. Já a partir de 2024 a ideia é negociar o produto, o filme finalizado. Mas tem um caminho longo até lá. Priorizamos no momento os festivais”, declarou.

A campanha de financiamento coletivo, que teve início no dia 21 de outubro, segue até 20 de março de 2022. Para participar, acesse aqui. Os valores de cota dão direito a brindes exclusivos do curta-metragem.

Confira aqui o Instagram do filme. Lá também é possível ver o teaser do filme ‘Tazinho: o Homem e o Mar'. 


Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Mastercard Jazz Trancoso encanta moradores e turistas

Secretaria de Cultura debate projeto "Circuito Cultural da Santa"

Area Beach recebe Jorge Vercillo em show intimista e emocionante

Romeu Fontana recebe Prêmio Honra ao Mérito Cultura e Patrimônio

De Trancoso a Nova Iorque: "Os Construtores" entra em festival nos EUA