
A Secretaria de Saúde de Porto Seguro inicia cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica a partir do dia 24/08/20, no distrito de Agrovila. O objetivo é imunizar cães e gatos acima dos 3 meses de idade contra o vírus da raiva.
"É uma vacina extremamente importante. Sabemos o quanto os animais estão inseridos em nosso convívio, portanto, todos os cães e gatos devem ser levados aos postos de vacinação volantes para que sejam imunizados, conforme cronograma divulgado por localidade", afirma a superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé.
A meta é imunizar 90% da população canina e felina, totalizando cobertura estimada em 22 mil animais em todo o município.
Pontos itinerantes
A Campanha terá pontos de vacinação volantes. Equipes de vacinadores percorrerão distritos e as demais comunidades. A contra indicação da vacina é para fêmeas no fim da gestação, animais doentes e debilitados.
Cronograma:
Agrovila - 24/08
Imbiruçu de Dentro - 25/08
Aldeia da Jaqueira - 26/08
Sapirara - 27/08
Coqueiro Alto - 28/08
Vacinação na Unidade de Zoonoses
A Unidade de Vigilância de Zoonoses também realizará vacinação, diariamente, das 8h às 14h. O agendamento é feito pelos números (73) 98802-3778/3288-5172.
Sobre a raiva animal
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por vírus presente na saliva e secreções do animal infectado. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença, caracterizada pelo contágio direto, através de mordidas, arranhões ou lambedura de cães e gatos infectados. No homem, os sintomas, que podem levar até a morte são, paralisia dos membros inferiores, febre, mal-estar, depressão mental, agitação e salivação intensa.
Fonte: Ascom PMPS