O plano de abertura das atividades econômicas na Bahia foi apresentado dia 07/07/20, pelo governador Rui Costa e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, durante coletiva virtual. Segundo a assessoria de Comunicação do governo do estado, a principal condicionante é a capacidade de o poder público poder ofertar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população baiana.
Segundo Rui Costa, a primeira fase do protocolo só será ativada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI permanecer em 75%, por pelo menos cinco dias seguidos. A ordem vale para todo o estado. “Nosso desafio é reduzir o número de óbitos, que nos últimos dias se manteve entre 50 e 60 diários. Por isso intensificamos, da última semana para cá, a orientação de internamento daqueles pacientes que procuram UPAs e unidades de saúde, justamente para reduzir o número de pacientes em UTIs e, consequentemente, o número de óbitos”.
Rui Costa afirmou que novos leitos de UTI serão abertos em diferentes regiões da Bahia. "Progressivamente, continuamos a abrir leitos de UTI no interior, a exemplo dos 40 instalados em Feira, no novo Clériston Andrade que está passando pelos últimos ajustes antes da abertura. Além disso, vamos abrir mais 10 em Valença, 10 em Jequié, 10 em Itabuna, 10 em Eunápolis, e ainda novas unidades de pronto atendimento em cidades como Jaguaquara e Gandu".
Retomada da economia
Segundo a Ascom, “a fase 2 só será ativada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiver em 70%, também por, no mínimo, cinco dias. Já a Fase 3 só será colocada em prática quando o Estado alcançar taxa igual ou menor a 60%, também por pelo menos cinco dias”.
“Shopping centers e centros comerciais, que, na fase 1, terão funcionamento escalonado para não impactar no transporte público e também terão que seguir uma série de regras como só permitir uma pessoa a cada nove metros quadrados nas áreas comuns e uma a cada cinco, dentro das lojas e, ainda, a utilização de apenas 50% das vagas de estacionamento", disse o prefeito de Salvador. Atividades relacionadas à educação, futebol profissional, e à frequência em parques, praias e demais espaços públicos terão protocolos específicos, que ainda serão divulgados.
Fonte: Secom GovBA - Foto: G1