Porto Seguro já apresenta 191 pacientes confirmados com Covid-19, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de 08/06/20. Estão recuperados 82 pacientes, 101 estão em isolamento respiratório, 7 internados, 30 aguardando exames, e 256 em síndrome gripal.
Dos bairros com maior número de ocorrência, Cambolo ocupa o primeiro lugar com 22 casos, em seguida, vem a Orla Norte (21) e em terceiro lugar está o Parque Ecológico, com 19 casos confirmados. Agrovila, Centro e Pça do Gravatá vêm em seguida, nesta ordem, com 17, 16 e 15 casos, respectivamente. As informações sobre a disponibilidade de leitos mostram que dos 10 leitos de UTI, 7 estão ocupados. E dos 34 leitos clínicos, 5 estão ocupados.
![]() |
![]() |
Prefeita teve alta
A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, recebeu alta no domingo, 07/06/20, de internação hospitalar devido à Covid-19. Segundo a médica que a atendeu no Hospital Navegantes, Dra. Raíssa Soares, médica também na rede pública de saúde municipal (SUS), a prefeita foi atendida com base no protocolo de Porto Seguro, que preconiza, segundo o Ministério da Saúde, o tratamento precoce ao paciente com sintomas de Covid-19 e o uso assistido de hidroxicloroquina, quando pertinente, e de outros medicamentos como a azitromicina e ivermectina.
Interdição do Atacadão
A interdição do Mineirão Atacado, localizado na BR-367, após alguns funcionários apresentarem resultados positivos para a covid-19 e outros manifestarem os sintomas clássicos da doença, gerou certo suspense nos moradores. Supermercados aumentaram o rigor de atendimento aos clientes, o que casou a formação de filas na entrada.
Covid-19 na Bahia
A Bahia registra 28.715 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,09% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 12.406 pessoas recuperadas, 910 óbitos e 15.399 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 341 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (56,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.673,36), Itajuípe (7.173,88), Uruçuca (6.774,21), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.650,78). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 45.274 casos descartados e 76.423 em investigação.
Criados 57 novos leitos no extremo-sul para pacientes com Covid-19
O Governo do Estado criou 57 leitos exclusivos de atendimento a pacientes com covid-19 na região. Em Porto Seguro, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães dispõe de 13 leitos em funcionamento e outros sete em fase de implantação. Em Teixeira de Freitas, a estrutura montada já funciona com 10 leitos clínicos e sete leitos de UTI no Hospital Municipal.
Também em Teixeira de Freitas, uma nova estrutura de campanha deve ser entregue nos próximos dias para aumentar a capacidade de atendimento da população. A unidade, que está recebendo os últimos detalhes, foi construída contígua ao Hospital Municipal e disponibilizará 20 leitos de UTI e 20 respiradores.
“[A estrutura de campanha] é uma parceria do Governo do Estado com a empresa Suzano Papel e Celulose. Eles se responsabilizaram pela montagem da estrutura e fornecimento dos respiradores e nós entraremos juntamente com a prefeitura com a operação e o custeio do funcionamento. É uma unidade importante que irá atuar em conjunto com o hospital municipal", explica o governador Rui Costa.
Em Eunápolis, o Governo do Estado contratou um hospital privado para ampliar a estrutura de atendimentos oferecida na região. A unidade está sendo analisada e a quantidade de leitos será determinada de acordo com a sua capacidade, disponibilidade de equipamentos e profissionais disponíveis.
Suporte
Para dar suporte no atendimento da região, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Prado foram transformadas em centros de atendimento exclusivo para acolher e receber pacientes com casos mais leves da doença. As unidades, que funcionam 24 horas por dia, estão equipadas para realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade.
Outras medidas
Na última quarta-feira (3), o Governo do Estado publicou um decreto no Diário Oficial (DOE) que determina medidas restritivas para os 19 municípios do Extremo Sul da Bahia. O documento, que vale até a próxima terça-feira (9), estabelece que apenas serviços essenciais poderão funcionar, além da proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h. O objetivo é conter o avanço do vírus na região, que registrou nas últimas semanas crescimentos médios diários de 28% em Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju.
Brasil: Ministério da Saúde corrige boletim sobre Covid-19
O Ministério da Saúde informou, dia 08/06/20, que corrigiu duplicações e atualizou os dados divulgados sobre casos e óbitos por Covid-19 no último domingo (7), às 20h37. Em especial, podem ser citadas a situação de Roraima, em que haviam sido publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142. Outra situação corrigida foi em relação ao número de casos confirmados no Ceará, que passou de 62.303 para 64.271 após atualização.
Assim, o último boletim de 24h deve ser considerado 18.912 casos e 525 óbitos novos. O total de casos no país é de 691.758 e de óbitos 36.455 ao longo da pandemia. O número de recuperados soma 283.952 pacientes e outros 371.351 estão em acompanhamento médico. O Ministério da Saúde afirmou que uma nova plataforma interativa será lançada nesta semana.
Fontes: Ascom PMPS; Secom Governo da Bahia; Ascom Sesab; Ministério da Saúde

