Richard Alves deixa a pasta de Turismo de Porto Seguro

A pasta de Turismo de Porto Seguro terá novo secretário. Segundo informou a prefeitura, Richard Alves, que completaria dois anos no cargo em janeiro de 2019, pediu demissão para tratar de questões particulares.

A decisão foi comunicada durante reunião do Conselho Municipal de Turismo, no dia 31/10/18, no salão de eventos do Hotel Solar do Imperador. Na reunião estavam presentes a prefeita Cláudia Oliveira, os membros do Conselho, o procurador jurídico do município, Hélio Lima; o superintende da Secretaria de Turismo e membro do conselho, Paulo César Magalhães, nome cotado para ser substituto ao cargo, e servidores da Sectur.

Richard, considerado um técnico na área, apresentou um balanço da sua gestão, leu a carta entregue à administração pedindo sua exoneração e afirmou que os motivos “são inadiáveis e de ordem estritamente pessoal, familiar”. Ele agradeceu a oportunidade de ter atuado na pasta, colocou-se à disposição para continuar contribuindo no que for necessário e disse que espera ter contribuído para o desenvolvimento do turismo local e nacional. O secretário tinha um bom relacionamento com a imprensa, mantendo-se sempre disponível a questionamentos e entrevistas.

A prefeita Cláudia Oliveira agradeceu a participação do trade no Conselho de Turismo, “já que toda a cidade ganha com isso” e disse que a vida é feita de ciclos. “Ontem, quando Richard me apresentou essa carta e as suas justificativas, eu não esperava, mas compreendi a decisão dele”. A prefeita disse que se orgulha da “contribuição, compromisso e envolvimento do ex-secretário com o turismo” e que junto com o ex-secretário, sua gestão deixará uma marca positiva. “Gostaria que você continuasse e lhe agradeço diante de todos, pois apesar das dificuldades, muitos objetivos foram alcançados. Espero continuar contando com seu apoio e aqui as portas continuarão abertas”.

Diversos membros do conselho elogiaram o equilíbrio, profissionalismo, lisura e transparência do ex-secretário na condução do cargo. E cumprimentaram também a prefeita pela sensibilidade na escolha do secretário, além da autonomia e profissionalização da gestão do turismo no município. Durante a reunião, que contou ainda com a presença do coordenador da Brasil Ride, Mário Roma, foram apresentadas as avaliações positivas da competição de montain bike, que reuniu cerca de 4 mil pessoas em Arraial d´Ajuda e do Festival de Cinema de Trancoso; além do balanço da proposta de Ordenamento de Excursões Rodoviárias; da prestação de contas do Fundetur e da nova Campanha Promocional e Ações de Mercado.