A OAB Bahia lançou uma nova cartilha digital para ajudar a população a identificar e evitar o chamado “golpe do falso advogado”, que vem crescendo de forma alarmante no país. E vitimando tanto o advogado quanto seus clientes.
De acordo com a Ordem, entre os principais alvos dos criminosos “estão públicos mais vulneráveis, como idosos e aposentados, além de trabalhadores com ações previdenciárias e trabalhistas”.
Na Bahia, desde 2023, a seccional recebeu 1.220 denúncias, que geraram 477 boletins de ocorrências. A presidente da OAB-Porto Seguro também foi vítima dos golpistas, em maio desse ano, quando utilizaram indevidamente a logo do escritório para extorquir clientes.
Os golpistas se aproveitam da publicidade dos atos processuais para coletar informações dos processos, clonar perfis de advogados e induzir pessoas a fazerem transferências bancárias urgentes sob falsos pretextos.
“Trata-se de uma fraude sofisticada, que mistura engenharia social, clonagem digital e manipulação emocional. A cartilha, portanto, é uma ferramenta de defesa para a população e uma orientação de conduta para a advocacia. Nosso compromisso é proteger a classe e a cidadania, garantindo mais segurança nas relações jurídicas”, disse a presidente da OAB-BA, Daniela Borges.
Fernanda Salvatore reforça que, em caso de abordagem suspeita, é fundamental “não realizar qualquer pagamento, não informar dados bancários nem compartilhar telas. E informar imediatamente aos advogados”.
A cartilha foi Desenvolvida pela Comissão de Tecnologia e Informação da OAB-BA. "Nossa proposta foi trazer um conteúdo rico, com camadas de precisão técnica, ferramentas práticas e fundamentos jurídicos estratégicos um verdadeiro manual de defesa", destaca Tamiride Monteiro, presidente da comissão.
Orientações
Entre as orientações da cartilha, estão:
- confirmação de qualquer solicitação de pagamento com o advogado por canais oficiais já conhecidos (telefone fixo, e-mail institucional ou visita presencial ao escritório)
- desconfiar de contatos desconhecidos que pressionam por transferências urgentes via Pix
- evitar clicar em links suspeitos
- utilizar o site oficial da OAB Nacional para verificar a identidade de advogados
A cartilha destaca também a importância do papel da advocacia na prevenção do golpe, com protocolos de cibersegurança e cláusulas contratuais que informem previamente os canais oficiais de cobrança.
Em caso de suspeita ou confirmação de golpe, a OAB-BA orienta acionar imediatamente o banco para tentar o bloqueio via Mecanismo Especial de Devolução (MED), registrar boletim de ocorrência e comunicar à OAB Bahia pelo e-mail: denuncias@oab-ba.org.br ou telefone: (71) 3329-8100.
Com informações da Assessoria de Imprensa OAB-BA - Ilustrações: OAB-BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Prêmio Mulher de Negócios: empresárias de Porto Seguro vencem etapa estadual
Agentes de turismo argentinos conhecem atrativos da Costa do Descobrimento
Porto Seguro tem 182,6 mil habitantes, aponta estimativa do IBGE
Jovem atleta de Porto Seguro é destaque no Brasileiro de Aquatlhon
Azul divulga mais 300 voos extras em Porto Seguro para o verão 2026