O documentário "Vozes de Pindorama", gravado na Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro, será exibido na sexta, 22/08, na 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Escolar, em Cachoeiras de Macacu/RJ. A apresentação acontece na Sala de Cinema MacacuCine, a partir das 14h, durante a Mostra Livre da sessão “Povos Originários”.
Com 14 min de duração, o curta de Fernando Freire (Gabiru), dirigido por Daniel Victor, tem participação da comunidade indígena e do garoto Wêkanayhã, de 12 anos. “Vozes de Pindorama” está disponível no You Tube.
O MacacuCine - Festival Internacional de Cinema Escolar é considerado o maior evento do gênero no Brasil. Começou dia 15/08 e vai até 24/08, na região serrana do estado do Rio. Reúne quase 200 produções audiovisuais de escolas de todo o país e do exterior. O tema desse ano é “Todos os Brasis do Brasil”.
De acordo com Gabiru, “’Vozes de Pindorama’ é um convite para conhecer e refletir sobre a fascinante diversidade de línguas faladas pelos primeiros habitantes da terra que veio a se chamar Brasil”.
O roteirista afirma que a “produção mostra que o português não é a única língua no Brasil. Mais de 150 línguas indígenas diferentes são faladas ainda hoje no país”. A realização é da Cruzeiro do Sul Produções.
O curta foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo/Bahia. Tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Padaria de Porto Seguro é finalista do concurso Melhor Pão Francês da Bahia
Parceria vai levar atendimento médico aos alunos do “Karatê nas Escolas”
Chef Barega Cangussu lança seu primeiro livro infantil
Agosto Lilás: Porto Seguro se mobiliza pelo fim da violência contra a mulher
PRF apreende fuzis que estavam sendo levados do Rio para Porto Seguro