Com o objetivo de promover a conscientização sobre a história e cultura afro-brasileira em Porto Seguro, o Instituto Brasil Chama África e seus parceiros promovem o Novembro Negro no Centro de Cultura.
A programação, dias 20 e 21/11, pretende celebrar a diversidade e promovendo a igualdade. Inclui oficinas de dança afro, capoeira e artesanato; palestras sobre história afro-brasileira e direitos humanos; exposição de arte afro-brasileira e show musical com artistas locais e convidados.
Entre as novidades estão a instituição do Prêmio Tereza de Benguela; a exibição do filme “Rosa Negra”, da diretora Aline Carvalho Monteiro (Preta Show); e o lançamento do livro “Mizifi - Conselhos de uma Preta Velha”, de Lola França.
Para a diretora do Brasil Chama África e coordenadora do evento, Míriam Silva, “é um momento importante para reflexão e ação contra o racismo e a discriminação racial. O Instituto tem um histórico de trabalho relevante na promoção da cultura afro-brasileira em Porto Seguro, desde 2007”, relembra.
Três equipes auxiliam na organização do Novembro Negro na cidade: Produção, com Lucas Nicacio; Educação, com Gilmaria Menezes e Carleone Filho; e Comunicação com Tawan Dias e Lucas Nicaccio.
A organização coletiva é do Instituto Sociocultural Brasil Chama África, prefeitura de Porto Seguro, superintendência de Promoção da Igualdade Racial, superintendência de Cultura, superintendência de Juventude, superintendência de Políticas para Mulheres, secretaria de Educação, CEMPEC/ Diversidade Étnico Racial e Universidade Federal do Sul da Bahia (EABI/PPGER).
Apoio cultural de Secult BA/CCPS, Claudia Souto, Pizzaria Bem Ti Vi, Flora Sempre Verde, Rustikamente, CESOL, Elaghi Fall e Jornal do Sol.
Programação:
20/11 (quarta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
9h - Oficina de Dança Afro, com Maria Rios - Sala 01
9h - Oficina de Trança Nagô, com Nathy Santos - Sala 02
9h - Oficina de Abayomi - Sala 3
17h - Oficina de Percussão com Flávio Santana e Michel Castro - Área Externa
17h - Oficina de Rima Hip Hop, com Coletivos Hip Hop - Área Externa
18h - Festival de Artes Negras Chama África - Palco da Arena Externa (Apresentações Musicais e Performances com Grupo Samba em Casa; Fernando Cruz; SolHanna; Dick Rei; Maria Rios; roda de capoeira; DJ Showcolate, Feira Afro, Acarajé da Bel e Bar do Neguinho
21/11 (quinta-feira)
9h - Roda de Conversa: Mulher Negra - Foyer
“A Violência Contra a Mulher Negra - Invisibilidade que Mata” - Debatedoras: Beatriz Carvalho (EABI/UFSB) e Lorena Correia (superintendente de Política para Mulheres)
11h - Roda de Conversa: Juventude Negra x Segurança Pública - Foyer
“Segurança Pública para a Ppulação Negra que Está nas Periferias - Estratégias de Fortalecimento do Protagonismo de Jovens Negros na Sociedade” - Debatedores: Thiago Marciel e Guilherme Antônio
17h - Roda de Conversa com Mãe Gilmaria da Casa Umbanda Ogum Beira Mar e Caboclo 7 Flechas - Foyer
18h - Exibição do filme “Rosa Negra”, da diretora Aline Carvalho Monteiro (Preta Show) - Sala Principal
Lançamento do Livro “Mizifi - Conselhos de uma Preta Velha”, de Lola França
19h - “Prêmio Tereza de Benguela” - Homenageado: Vinicius Oliveira- Superintendente de Promoção da Igualdade Racial - Sala Principal
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Baianão 2025: Porto vai disputar em Salvador partidas contra a dupla Ba-Vi
Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei que dá gratuidade na CNH
Porto Seguro concorre ao prêmio de melhor ação no país do Dia Mundial da Limpeza
Veracel e Senai promovem curso gratuito de Operadores de Máquinas Florestais
Mudanças no trânsito do Centro de Porto Seguro começaram na terça, 12/11