Exposição “Histórias d’Água”: arte, memória e poesia no Centro de Cultura

 

Uma união entre o nanquim da artista plástica Karin Almeida e a câmera do fotógrafo de natureza Ítalo Lima deu origem à exposição “Histórias d’Água: Arte, Memória e Poesia”. O conteúdo e a ambientação têm como objetivo resgatar e divulgar valores culturais e ambientais das relações humanas inerentes à água: rios, oceanos, recifes, corais, praias, estuários, mangues, riachos, criaturas, fenômenos...

Juntos, “buscamos conectar nossas criações e registros para dar à exposição um roteiro imersivo que une a conservação ambiental, as expressões de arte e cultura na região”, diz o fotógrafo Ítalo.

 

 

“Convidamos o público a refletir como a arte e a comunicação são importantes aliadas no reconhecimento e valorização da biodiversidade, paisagens locais e cultura costeira. Participe e se puder espalhe a notícia por aí”, convida Karin.

Com obras e registros autorais de desenhos e fotografias de natureza, “Histórias d’Água” conta com apoio narrativo de trechos literários de autores lusófonos (do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique). E, na ambientação sonora da galeria do Centro de Cultura, a musicalidade aquática popular.

Estão previstas também visitas guiadas e agendamentos para que escolas da rede pública, grupos de turistas, coletivos de arte-cultura, associações comunitárias e público acadêmico participem em coletivo.

 

 

“Histórias d’Água” fica em cartaz no Centro de Cultura até domingo, 08/12. Entrada gratuita. O projeto foi aprovado e fomentado pela Lei Paulo Gustavo, via edital municipal de Porto Seguro.

 

Os produtores

Ìtalo Lima: Construiu sua relação com o mar e fascínio pela biodiversidade e ambientes marinhos, através do mergulho científico e nas vivências junto ao que identifica como “mãos do mar” - as comunidades costeiras e seu cotidiano. Vê na fotografia um meio e oportunidade de registrar a singularidade de formas, cores e espécies; de divulgar a arte e o valor das paisagens submersas e à beira-mar.

Karin Almeida: Filha de pescador caipira, bióloga de formação, dedicada aos riachos, peixes e caranguejos. A memória de seu pai e sua trajetória acadêmica orientam seu encantamento pelas águas e vivas criaturas - alicerces para sua expressão artística. Em Histórias d’Água, busca celebrar a potência do aquático entrelaçando arte, ciência e poesia.]


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Girlei Lage divulga novo secretariado de Santa Cruz Cabrália. Confira

Estado anuncia concurso para Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Vila do Sabor encerra Esquina do Mundo com gastronomia e produtores locais

Estudo revela números impressionantes do turismo em Porto Seguro

Axé Moi define data do cadastro de morador para Réveillon e Carnaporto 2025