Terceiro maior parque hoteleiro do país; 3 milhões de turistas por ano; e 810 mil esperados para a alta temporada 2024/25, incluindo o Carnaval. Esses são alguns dos números impressionantes para Porto Seguro revelados por uma pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo.
Os dados atualizados mostram que a cidade possui hoje, cadastrados, 760 meios de hospedagem e cerca de 70 mil leitos. Em 2023, o destino recebeu um total de 2,096 milhões de visitantes.
Diversidade
O estudo foi conduzido pela superintendência de Produto Turístico. Os meios de hospedagem incluem uma diversidade de pousadas, hotéis e resorts de todos tamanhos, para todos os gostos e bolsos.
Os números divulgados dos meios de hospedagem referem-se apenas às principais regiões turísticas. São 342 na sede; 207 no Arraial d’Ajuda; 133 em Trancoso; e 78 em Caraíva.
Em número de leitos de acomodação, Porto Seguro ocupa a terceira posição no país. Está atrás das capitais São Paulo (estimado em 150 mil leitos) e Rio de Janeiro (108 mil). Estima-se que Salvador tenha cerca de 40 mil leitos, distribuídos em mais de 400 meios de hospedagem.
Fluxo
As previsões para o fluxo turístico entre dezembro/24 e março/25 são de 809.171 visitantes. Esse número inclui, via aérea, 389.991 passageiros no Aeroporto Internacional de Porto Seguro e 7.998 no Aeroporto Terra Vista em Trancoso.
Por via terrestre, são esperadas 120 mil pessoas no terminal rodoviário e mais 230 mil em veículos de passeio. O Portal de Turismo registra ainda 1.360 ônibus, micro-ônibus e vans, com um fluxo de 61.182 passageiros para o período.
“Com essas estimativas, o turismo local projeta uma injeção significativa na economia, confirmando o município como um dos maiores polos turísticos do país e oferecendo experiências que unem belezas naturais, infraestrutura e uma rede completa de serviços para os visitantes, além de rota gastronômica, vivências étnicas, festas e ecoturismo”, destacou o secretário de Turismo, Guto Jones.
Com informações e fotos da Ascom/PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Axé Moi define data do cadastro de morador para Réveillon e Carnaporto 2025
Prefeitura publica decreto regulamentando volta da Zona Azul em Porto Seguro
Baianão 2025: Porto vai disputar em Salvador partidas contra a dupla Ba-Vi
Porto Seguro é o destino turístico com mais voos da Azul no verão