O Resort La Torre acaba de ingressar no Pacto Global da ONU Rede Brasil. O Pacto é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A partir da criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Seguindo ainda compromissos do Pacto, o resort All Inclusive terá que reportar anualmente os seus progressos e esforços constantes para a contribuição com o desenvolvimento sustentável.
“Para nós, o planeta importa, e cuidar dele com todas as suas formas de vidas existentes é nosso conceito de sustentabilidade, com ações diárias que vão gerar resultados para as futuras gerações”, disse o diretor geral do Resort La Torre, Luigi Rotunno.
“A entrada no Pacto, portanto, é muito importante para que todos entendam o tamanho do nosso comprometimento com essa ideia. Encaramos com muita seriedade a missão de mantermos o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou.
Luigi conta que “o Resort La Torre já possui como prática o comprometimento com as ações ESG. Desde 2021, seu Comitê Estratégico ESG vem impulsionando a transformação, fomentando a inovação, além de promover a conscientização e fortalecimento da transparência nas operações. Isso tem se refletido em conquistas como o aumento de mais de 24% no investimento em tecnologias verdes”. Essas são algumas das iniciativas apresentadas no Relatório de Sustentabilidade 2023 do La Torre.
No mundo corporativo, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance em inglês) representa os três pilares que entraram de vez na pauta das organizações de todo o planeta: Meio Ambiente, Social e Governança.
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Confira como fazer parte e mais informações sobre o Pacto Global da ONU.
Os Dez Princípios do Pacto Global
Direitos Humanos
- As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
- As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- A abolição efetiva do trabalho infantil.
- Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente
- As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
- Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
- Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
- As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina
Fonte: Midia Mutá - Foto: Divulgação YaaYoo
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Bahia alcança 1 GW em potência instalada de energia solar distribuída
Veracel adota sistema inédito na América do Sul para a limpeza de caldeira
Ambev lança segunda edição de programa para aceleração de líderes negros
Pesca artesanal monitorada movimentou R$ 4,5 milhões em 2022
Abelhas sem ferrão podem melhorar produção de morango, segundo cientistas baianas