A Bahia alcançou em agosto a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada na geração distribuída de energia solar. Mais da metade, 526 megawatts (MW), vêm de consumidores residenciais. E Porto Seguro, com 3 mil usinas, ocupa o décimo lugar no estado em número de consumidores independentes com usina solar fotovoltaica.
Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e estão disponíveis no Informe Solar Especial produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Geração distribuída é a realizada por residências, comércio, serviços, indústrias, poder público, entre outros, quando instalam sua usina solar fotovoltaica.
Todos os 417 municípios baianos apresentam unidades consumidoras de geração distribuída solar fotovoltaica, com destaque para Salvador, com 11 mil unidades; Camaçari e Feira de Santana, com 9 mil cada uma; Barreiras, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, com 6 mil; Guanambi, Juazeiro e Ruy Barbosa, com 5 mil, e Porto Seguro, com 3 mil.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, considera o resultado animador e destaca que ele reforça o potencial baiano para geração de energia elétrica através dessa modalidade. “A Bahia apresenta um extraordinário potencial para a produção de energia solar, aproveitando seu clima ensolarado durante a maior parte do ano, e se consolida no cenário nacional e global de energia renovável”, disse o gestor.
A Bahia tem níveis de irradiação diária superiores a 6 kWh/m² e sua localização geográfica privilegiada a coloca como o 8º estado brasileiro com maior capacidade instalada para geração distribuída para fonte solar fotovoltaica e o 5º em quantidade de unidades consumidoras que recebem créditos.
Economia significativa
Além de todos os aspectos, vantagens e ganhos ambientais, a instalação dessa modalidade de usina solar gera economia imediata para o consumidor. “É dinheiro no bolso”, costumam dizer aqueles que já têm sua usina.
Se o usuário tem dinheiro para pagar à vista, é talvez o investimento com maior retorno monetário. Se vai fazer um financiamento (fácil de conseguir no sistema bancário), as prestações podem ficar em menos de 50% do valor que já é gasto mensalmente com energia elétrica.
Energia solar distribuída
Bahia: 1 gigawatt (GW)
- Uso residencial: 526 MW
- Uso comercial: 338 MW
- Uso rural: 92 MW
- Uso industrial: 35 MW
- Poder público: 10 MW
- Serviço público: 40 kW
- Iluminação pública: 33 kW
Com informações da Secom Gov. Bahia - Foto: Hitec Energia Solar
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Famtour da CVC capacita agentes sobre a Costa do Descobrimento
Confira as cidades que vão ter voos extras da Azul para Porto Seguro
Programa compra mais R$ 143 mil de produtos dos agricultores locais
Governo convoca policiais militares da reserva para voltarem à ativa
Festival de Aves de Porto Seguro promove a conscientização ambiental