Operação Escudo de Ferro apreende sete fuzis em Porto Seguro

 

Como parte das ações estratégicas de combate ao crime organizado na região, foi deflagrada em Porto Seguro, na manhã de sábado, 02/08, a Operação Escudo de Ferro. A ofensiva resultou na apreensão de sete fuzis, carregadores e munições.

É um desdobramento das operações iniciadas nos últimos dez dias voltadas à desarticulação de facções criminosas armadas e à preservação da ordem pública.

A operação foi coordenada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul e pela Polícia Federal, através da Delegacia de Porto Seguro. Participaram da ação o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM/Porto Seguro), a RONDESP/ Extremo Sul, a CIPE/Mata Atlântica, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PC), reforçando a atuação integrada e especializada das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade violenta.

De acordo com a PM, “as ações seguem em andamento, com apoio de inteligência e reforço do policiamento em áreas sensíveis do município de Porto Seguro e entorno”.

 

Balanço operacional

 

O 8º BPM apresentou, na manhã de segunda, 04/08, os números da produtividade operacional do mês de julho/25, bem como, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais, na área da Unidade

O 8º Batalhão é a Unidade Operacional responsável pelo policiamento ostensivo preventivo nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, e os seus respectivos distritos.

Segundo os dados extraídos do Sistema de Gestão Policial (SIGESPOL), da Coordenação de Planejamento Operacional (CPO), foram realizadas a apreensão de 14 armas de fogo de diversos calibres e a recuperação de 17 veículos com restrição de furto ou roubo.

No período, o Batalhão atendeu a 63 ocorrências envolvendo tráfico e consumo de entorpecentes; realizou o cumprimento de 5 Mandados de Prisão expedido pela Justiça e a condução de 27 pessoas em flagrante delito.

Em relação aos CVLI (homicídio, feminicídio, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte), durante o mês de julho de 2025, foi observado redução dos CVLI em Santa Cruz Cabrália, na margem de 50%, uma vez que em 2024 houveram 02 ocorrências e em 2025, 01 registro.

Já no acumulado do ano de 2025 (janeiro a julho), foi observada redução dos CVLI em Porto Seguro, na margem de 3%, uma vez que em 2024 houveram 37 ocorrências e em 2025, 36 registros no período estudado.


Fonte e fotos: Ascom 8º Batalhão de Polícia Militar

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Associações marcam audiência pública para debater enchentes na Orla Norte

Forças de segurança deflagram Operação Vértice Zero contra facção em Caraíva

Polícia Militar realiza no Estado mais uma edição da Operação Força Total

MPBA e PF deflagram operação contra colecionador que vendeu fuzil a criminoso

Polícia Militar realiza simulação de ataque a instituição financeira