Uma operação da Delegacia de Investigações Gerais de Jaú/SP prendeu em Porto Seguro um fraudador acusado de praticar golpes online milionários. As investigações realizadas puderam identificar C.B.A., 20 anos, morador da cidade, como o autor do crime. De acordo com a polícia, ainda foram identificados seus familiares, cujos dados foram utilizados por ele.
De posse de mandatos de busca e apreensão, as equipes da DIG de Jaú se deslocaram para Porto Seguro. Com apoio das equipes da Primeira Delegacia Territorial de Porto Seguro, da Delegacia de Proteção ao Turista, do 8º Batalhão da Polícia Militar e pelo Poder Judiciário de Porto Seguro, as ordens foram cumpridas na terça-feira, 26/09.
O investigado foi localizado em sua residência onde foram apreendidos aparelhos celulares e o computador utilizado para os crimes. Ao ser entrevistado, confessou as práticas criminosas, afirmando ter agido sozinho, tendo apenas utilizado os dados de seus familiares. Todos foram conduzidos até a Delegacia para prestarem declarações.
O golpe
De acordo com as investigações, o acusado invadiu o portal eletrônico de uma cooperativa de crédito da região de Jaú. E roubou dados de 21 contas da instituição financeira. C.B.A. alterou as senhas desses clientes, suspendendo todas as movimentações do portal, bem como dos aplicativos.
De posse dos dados, foram realizadas compras e empréstimos bancários. O prejuízo causado foi de aproximadamente R$ 4 milhões. Com a continuidade das diligências foram identificados os endereços utilizados pelo investigado para as conexões de internet e as práticas criminosas, todos em Porto Seguro.
As investigações prosseguem, tanto pela DIG de Jaú, como pelas Delegacias da cidade. O acusado vai responder pelos crimes previstos no artigo 154-A (invasão de dispositivo informático); no artigo 155, §4º, inciso II (furto qualificado mediante fraude) e artigo 171 (estelionato) do Código Penal Brasileiro.
Com informações e imagens da Polícia Civil de Porto Seguro
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Polícia recupera notebook furtado que continha tese de doutorado
Suspeitos morrem durante confrontos com policiais militares
Fiscais ambientais flagram desmatamento no Arraial d'Ajuda
Polícia Civil prende homem com R$ 200 mil em joias roubadas
Governo convoca policiais militares da reserva para voltarem à ativa