O Fórum Florestal da Bahia voltu a reunir seus membros dia 07/12, após quase três anos sem encontros presenciais. Para este encontro, que aconteceu no hotel Solar do Imperador, o destaque foi a revisão do Plano de Ação que vai nortear os rumos do colegiado nos próximos 5 anos.
As principais pautas do Fórum foram a implantação de mosaicos florestais sustentáveis - técnica que tem por objetivo manter os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade do local, junto com as atividades econômicas e sociais da área envolvida - e a formação de corredores ecológicos no território de abrangência das empresas florestais Suzano e Veracel.
AAVC
Em consonância com a criação de mosaicos florestais sustentáveis na região, foi apresentada pelo Grupo Ambiental Natureza Bela a proposta de transformar Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), existentes na Costa das Baleias, em Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, ampliando as unidades de conservação – UCs na localidade.
Por sua vez, a Suzano expôs sua meta de conectar meio milhão de hectares nos 3 biomas que atua (Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia). O Fórum Florestal da Bahia, que existe desde 2005 e é um espaço permanente de diálogo entre a sociedade e as empresas de silvicultura, aberto a outros setores do agronegócio, com objetivo de debater questões socioambientais do território.
Com informações e foto da Ascom Fórum Florestal da Bahia
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Plano de Saneamento municipal deve ser publicado até 31 de dezembro
Investimentos da Veracel chegam a R$ 72 milhões em parcerias florestais
Assentamento agrícola inaugura moderno centro para empacotar alimentos
Técnicos inspecionam projetos financiados pelo Fundo Ambiental