Edital apoia participação da rede pública de ensino com projetos no país e exterior

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou edital para incentivar a participação de estudantes e professores-orientadores da rede pública estadual com produções em eventos nacionais e internacionais. Anualmente, serão contemplados 200 projetos escolares de relevância social, científica, artística, cultural e/ou ambiental, que potencializam os processos de ensino e aprendizagem.

Esses trabalhos devem ser resultados dos projetos estruturantes, artísticos e de iniciação científica e de tecnologias desenvolvidos nas unidades escolares. A proposta passa pelo financiamento de passagens, a concessão de diárias e o pagamento das inscrições. O Edital n° 23/2024 foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 28/11.

 

 

Podem se inscrever estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em suas modalidades, incluindo Educação de Jovens e Adultos; escolas do Campo, Indígena e Quilombola; Escolas Família Agrícola (EFA); e Casas Familiares Rurais (CFR), bem como da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio nas diferentes formas de oferta de cursos técnicos integrados e de oferta concomitante e subsequente.

 

Produção de conhecimento

As produções de iniciação científica e de tecnologias devem estar articuladas a valores sociais, culturais e ambientais (voltados à sustentabilidade) e econômico, através da produção do conhecimento, dos saberes e das experiências em novas iniciativas.

Quatro ciclos de apoio serão cobertos pelo edital, por ano, conforme cronograma (mês de realização do evento, período de inscrições e divulgação dos resultados), totalizando o apoio máximo de até duas propostas.

 

 

Não serão aceitas inscrições do mesmo projeto para apresentação em mais de um evento nacional ou internacional, exceto quando a participação nesse for requisito para participação no próximo. Além disso, os projetos já apresentados em feiras nacionais e/ou internacionais só poderão participar da seleção de nova vaga em caso de inovação ou de alteração de escopo do projeto inicial.

Serão financiados pela SEC passagem terrestre (ida e volta) para viagem estadual intermunicipal, partindo do município que sedia a unidade escolar à sede do evento. No caso de viagem nacional interestadual ou internacional, será garantida passagem aérea (ida e volta), partindo do aeroporto comercial mais adequado do ponto de vista logístico e de economicidade ao aeroporto comercial no local de destino.

Em caso de necessidade de traslado terrestre no Estado da Bahia entre o município de origem e o aeroporto, será custeada, também, passagem terrestre (ida e volta). Quando o evento contemplar alimentação e/ou hospedagem durante o período de sua realização, serão concedidas diárias aos participantes.

As inscrições nos eventos para a apresentação dos projetos deverão ser apresentadas pelo professor-orientador, exclusivamente, por meio de formulário on-line, e conforme cronograma (Anexo I) do edital.

 

 

Na análise das propostas, a Secretaria da Educação observará itens como aderência do trabalho a ser apresentado ao currículo e práticas pedagógicas na Educação Básica, Profissional e Tecnológica; relevância do evento ou da atividade para o desenvolvimento do estudante; frequência e desempenho escolar dos estudantes; e assiduidade do professor orientador.

Mais informações na sede SEC (Centro Administrativo da Bahia - CAB, 5ª Avenida, nº 550, Salvador); pelos telefones (71) 3115-9009 ou e-mail participacao.edital23@enova.educacao.ba.gov.br.


Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social Gov/BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Grande Operação cumpre mandados de prisão e busca em Porto e Cabrália

Estudo revela números impressionantes do turismo em Porto Seguro

Axé Moi define data do cadastro de morador para Réveillon e Carnaporto 2025

Rodrigues Pitbull é campeão Sul-Americano no X-Combat Pro de Jiu-Jitsu

Baianão 2025: Porto vai disputar em Salvador partidas contra a dupla Ba-Vi