Salvador aproveita o momento de valorização na construção civil e aposta em imóveis de alto padrão
O mercado imobiliário de Salvador é um dos mais prósperos do cenário brasileiro. Nos últimos anos, a capital da Bahia tornou-se um alvo dos investidores que pretendem comprar e colocar o ap para alugar. Além de quem vive o mercado imobiliário, quem também ajuda a aquecer o setor é o comprador direto, que vai na construtora ou acha procura através das imobiliárias.
Diante da demanda em todos os sentidos, a tendência é que Salvador se consolide no Brasil como uma das melhores alternativas para morar, principalmente no que diz respeito a investimentos na compra e venda de imóveis e, como não poderia ser diferente, ter um dos principais valores do metro quadrado do país.
Para entendermos ainda mais o cenário de alta na cidade de Salvador, o índice FipZAP coloca o preço do metro quadrado na capital baiana na casa dos R$6.970. Se pegarmos apenas 2024, a valorização ficou em 18% na comparação com 2023. Ou seja, a tendência é que o município fique mais forte ao longo do ano.
Imóveis de luxo
Por ser localizado no nordeste brasileiro, Salvador conta com um extenso litoral e isso ajuda a potencializar os visuais e investimentos do setor da construção civil que sabe usar isso a seu favor.
Uma das características da cidade é a construção de imóveis de luxo. Sendo assim, os novos condomínios aparecem repletos de infraestrutura e áreas de lazer para que seus moradores possam aproveitar ao máximo nos períodos de folga no trabalho.
Dentro dos imóveis o alto padrão segue da mesma forma. A procura é por apartamentos ou residências espaçosas, onde é possível usar e abusar da decoração e claro, de preferência para vistas com cartões postais da cidade.
Economia de Salvador
Para entendermos um pouco mais o desenvolvimento e projeção de Salvador, é necessário analisar os dados do Censo/IBGE. No último levantamento, a capital da Bahia conta com uma população na casa dos 2.417.678 habitantes. No cenário brasileiro, é o sexto município mais populoso. Em relação ao poder aquisitivo da população, a média é 3,1 salários mínimos. Por outro lado, somente 37,79% dos habitantes tem um trabalho, algo que não é tão agradável. Por fim, o PIB gerado pela capital baiana está em R$ 21.706,06.
Bairros em alta
Na cidade de Salvador, alguns bairros estão em alta na cidade e isso é fundamental para o setor da construção civil mapear e realizar investimentos certeiros.
Vitória: É uma das áreas mais nobres de Salvador e conta com diversos empreendimentos de alto padrão. Um dos que mais chamam a atenção fica na orla da Av. Sete de Setembro. Por lá, é possível apreciar a Baía de Todos os Santos.
Graça: É mais uma área nobre de Salvador que apresenta um mix de empreendimentos residenciais e comerciais, que ajudam na prestação de serviços como comércio, instituição de ensino e shoppings.
Barra: É um dos bairros mais conhecidos do município. Fica localizado no Porto da Barra e conta com a praia para deixar a região valorizada. O local também conta com a presença de muitos turistas, que aproveitam para apreciar o pôr do sol.
Ondina: O carnaval de Salvador acontece por lá. No começo do ano, a região conta com uma invasão de foliões e, por isso, entrega aos moradores uma excelente infraestrutura. Por outro lado, também dá acesso ao contato com a natureza e deixa o clima mais ameno.
Texto: Rafael Takacs (colaborador) - Imagem: Joel Santana (#joelfotos) de Pixabay
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Empresário Mário Gontijo sobrevive à queda de seu avião e estado é estável
Sudesb oferece aulas gratuitas de esportes de luta, Porto Seguro incluído
OAB-Porto Seguro inicia debates sobre segurança na Costa do Descobrimento
Day Use com feijoada: programa de sábado no Porto Seguro Eco Bahia Hotel
Missão Porto Seguro: Prime Vídeo lança filme ambientado na cidade