O Governo do Estado publicou edital para seleção de artesãos interessados em participar do II Festival Nacional do Artesanato na Bahia (Fenaba). São 310 vagas distribuídas entre as 20 Rotas do Artesanato da Bahia. O II Fenaba acontece de 24 a 27/04/25, na Arena Fonte Nova.
Podem participar candidatos individuais maiores de 18 anos inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com Carteira Nacional de Artesão válida. E também associações, cooperativas ou grupos de produção artesanal legalmente constituídas com cadastro ativo no Sicab.
As inscrições estão abertas até 31/01/25 e são online, através de formulário disponível no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Confira o Edital de Chamamento Público nº 16/2024 completo, que segue as normas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
De acordo com o edital, “caso haja disponibilidade orçamentária, a SETRE e/ou parceiros poderá assumir as despesas de passagens e hospedagem das(os) artesãs(ãos) selecionadas (os)”.
A expectativa é que o II Fenaba supere em 30% o número de artesãos participantes da primeira edição, em maio/24. De acordo com a Setre, 30 mil pessoas foram à Arena Fonte Nova, nos três dias de evento, movimentando cerca de R$ 2 milhões com a venda de mais de 20 mil peças de artesãos baianos e de outros nove estados.
“O sucesso da primeira edição foi tamanho, que nessa segunda edição estamos preparando um espaço ainda maior, reunindo um maior número de mestres e mestras e com a participação de todos os estados do país”, disse Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre.
Distribuição das vagas
- 170 para artesãos de municípios que pertencem a uma das 20 rotas
- 50 para mestres e mestras
- 40 para artesãos de Salvador
- 20 para representantes dos povos originários do estado
- 20 para quilombolas
- 10 para artesãos de municípios não incluídos em nenhuma das rotas
I Festival Baiano de Artesanato Indígena
Além do II Fenaba, a Setre anunciou a realização do I Festival Baiano de Artesanato Indígena, entre 17 e 20/07/25, com a participação de representantes de 32 etnias de quatro macrorregiões do estado. O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva e a geração de renda entre artesãos indígenas, contribuindo para a valorização da arte produzida pelos povos originários.
“Esse I Festival vai representar uma quebra de paradigma, trazendo a cultura riquíssima do nosso povo. As pessoas vão poder conhecer a diversidade do artesanato indígena, com peças tanto para decoração como utensílios”, comemorou Kâhu Pataxó, artesão e presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat).
A Bahia é o segundo estado do país em número de etnias indígenas. Para a cacica Renata Tupinambá, que também é artesão, o evento será um marco para os povos originários do estado. “O festival vai divulgar a arte indígena, desde as peças em madeira, do povo pataxó, às peças em barro do povo kiriri. Artesanato que tem majoriamente mulheres à frente”.
O II Fenaba e o I Festival Baiano de Artesanato Indígena são realizados pelo Governo da Bahia por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, em parceria com as Secretarias da Cultura, do Turismo, Sepromi, além da Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (Faaeb), do Sebrae, Sesc e da Fecomércio-BA.
Fonte e fotos: Ascom/Setre - Legenda: lançamento do II Fenaba na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Após lançamento, curta “Vozes de Pindorama” já está disponível no YouTube
Porto Seguro também se destaca em ranking da Braztoa para a alta temporada
CDL divulga horário especial de funcionamento do comércio no fim de ano
15ª edição da Brasil Ride é lançada com selo comemorativo e novidades
Decolar divulga ranking dos destinos mais procurados para janeiro. Confira