Porto Seguro também se destaca em ranking da Braztoa para a alta temporada

 

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), ouviu suas operadoras associadas para avaliar o desempenho do setor e apontar os destinos mais procurados para as festas e férias de final de ano no Brasil e exterior.

Pelo ranking divulgado, Porto Seguro aparece no Top 3 das viagens nacionais para dezembro, Natal, Réveillon e janeiro. A associação não revelou números de vendas. E traz destinos empatados em algumas posições.

 

 

Destinos mais procurados

O levantamento ressalta que muitas vendas ainda estão em andamento, o que torna o ranking sujeito a mudanças até o fechamento total das reservas.

Mas já destacam as principais buscas entre os viajantes e trazem um panorama atual das preferências dos viajantes, refletindo o interesse por experiências diversificadas.

 

Viagens nacionais

Natal

- Rio de Janeiro/RJ

- Gramado/RS e Porto de Galinhas/PE

- Porto Seguro, Fortaleza/CE e Recife/PE

 

Réveillon

- Rio de Janeiro/RJ

- Porto Seguro e Fortaleza/CE

- João Pessoa/PB, Natal/RN e Recife/PE

- Salvador/BA e Maceió/AL

 

Dezembro e janeiro

- Natal/RN e Maceió/AL

- Porto Seguro e Rio de Janeiro/RJ

- Fortaleza/CE e Porto de Galinhas/PE

- Maceió/AL, Recife/PE e Salvador/BA

 

Viagens Internacionais

Natal

- Orlando (EUA)

- Paris (FRA)

- Buenos Aires (ARG) e Lisboa (POR) em terceiro

- Nova York (EUA), Santiago (CHI) e Punta Cana (DOM)

 

Réveillon

- Punta Cana (DOM) e Orlando (EUA)

- Buenos Aires (ARG), Nova York (EUA) e Paris (FRA)

- Cancún (MEX), Lisboa (POR) e Santiago (CHI)

 

Dezembro e janeiro

- Orlando (EUA)

- Buenos Aires (ARG), Paris (FRA) e Punta Cana (DOM)

- Cancún (MEX) e Nova York (EUA)

 

"Este ranking mostra que os destinos consolidados seguem liderando as escolhas dos viajantes, enquanto reflete a diversidade de opções disponíveis no Brasil e no exterior para atender aos mais variados desejos de viagem”, analisa Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

 

 

Números otimistas

Segundo o levantamento, 80% das operadoras avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom. Além disso, 46,6% das empresas preveem que o volume de embarques neste ano superará o de 2023, mesmo diante de desafios como instabilidade econômica, variação cambial e conflitos, apontados como os principais obstáculos de 2024.

De acordo com a Braztoa, as vendas para o final do ano também apresentam um panorama favorável, em todas as datas analisadas. Entre os destaques, 26,6% das operadoras apontaram vendas acima do esperado para embarques em dezembro, enquanto 20% relataram resultados superiores para o Natal. No Réveillon e em janeiro de 2025, o desempenho acima das expectativas foi registrado por 23,3%.

“Estamos vendo um cenário positivo com boas expectativas na avaliação das próprias operadoras para as festas de final de ano e férias. Apesar dos desafios econômicos, o setor mostrou resiliência e forte poder de adaptação, confirmando o turismo como um vetor essencial para a economia e para a geração de experiências memoráveis”, avalia Marina Figueiredo.

 

Sobre a Braztoa

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne operadoras de turismo e parceiros de negócios e institucionais. Em 2023, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados. E também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais outras entidades da sociedade.

Com 35 anos de existência, atua também no fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas.


Com informações da Agência Guanabara - Foto: divulgação PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Operação Verão 2025 na Bahia é lançada em Porto Seguro

CDL divulga horário especial de funcionamento do comércio no fim de ano

15ª edição da Brasil Ride é lançada com selo comemorativo e novidades

Decolar divulga ranking dos destinos mais procurados para janeiro. Confira

Hoteleiros e poder público debatem estratégias para o turismo em Trancoso