Primeira empresa estadual do segmento no Brasil, o Governo do Estado inaugurou no final de junho a Bahia Filmes. A ação integra o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do setor, ampliando as oportunidades para produtores, realizadores e empresas baianas.
Durante o lançamento, foi apresentado o primeiro conjunto de investimentos que integra a atuação da companhia. O pacote inicial reúne R$ 46 milhões distribuídos em linhas de investimento voltadas à comercialização de obras audiovisuais e do Programa Arranjos Regionais Bahia, realizado em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Os editais estarão disponíveis no site da Bahia Filmes.
Vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), a instituição atuará em diversas frentes. Entre elas, na captação de investimentos públicos e privados; apoio à distribuição e comercialização de obras; atração de produções para o território baiano; a formação profissional; a promoção de talentos e empresas do setor; e o desenvolvimento de novos negócios.
A Bahia Filmes foi criada por meio da Lei Estadual nº 14.877/2025 e nasce como uma sociedade de economia mista. É resultado de um processo de construção em diálogo com o setor.
O ato de lançamento foi realizado na sede da empresa, no edifício Oscar Cordeiro, no bairro do Comércio, em Salvador, e reuniu representantes do Governo da Bahia, profissionais do setor audiovisual, artistas, produtores, comunicadores e instituições parceiras.
Além da Bahia Filmes, o edifício recebe a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (DIMAS) e a Cinemateca, que vai ser a casa do cinema baiano.
"A criação é resultado da parceria com o Governo Federal, e a retomada do Ministério da Cultura nos fortalece e garante que teremos uma política com repercussão nacional na Bahia", celebrou o governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a solenidade, o chefe de Estado anunciou o decreto que regulamenta a Bahia Film Commission, além do lançamento dos editais de contrapartida do Programa Arranjos Regionais, do Edital de Chamamento Público para Comercialização em Sala de Cinema e da concessão do Cine Glauber Rocha.
Fortalecimento do setor
De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, “a Bahia Filmes chega para fomentar novas produções, ampliar as possibilidades de comercialização das obras baianas e fortalecer toda a cadeia produtiva do audiovisual, gerando impactos econômicos e culturais em diferentes áreas”.
Monteiro destacou que, “com os avanços da tecnologia, o audiovisual se tornou um universo muito mais amplo, exigindo uma estrutura capaz de integrar formação, produção, inovação e captação de investimentos, fortalecendo o diálogo entre os diversos atores do setor”.
O diretor-presidente da Bahia Filmes, o cineasta baiano Pola Ribeiro, ressaltou que a empresa nasce para coordenar o novo ambiente de produção audiovisual. "Com a tecnologia, cada pessoa tem no bolso um equipamento que é câmera, grava som, guarda a memória, edita e utiliza inteligência artificial. E a gente precisa de uma estrutura que, de alguma forma, coordene esses pensamentos para não perdermos oportunidades".
Com informações de Ascom Gov Bahia e Setur BA - Fotos: Thuane Maria GOVBA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
O teatro como espaço de provocação em "Atendendo a Pedidos"
Prefeitura de Porto Seguro abre processo seletivo para a Secretaria de Educação
Socicam segue na gestão do superlotado Aeroporto Internacional de Porto Seguro
Jovem de Porto Seguro vence torneio milionário do jogo de celular Candy Crush
Instituto Portobello Hotéis realiza 2ª edição do “Prêmio Honra ao Mérito”
