
O bloco Brasil Chama África vai abrir os festejos do Carnaval de Porto Seguro com uma lavagem simbólica da Passarela no domingo, 08/02. A concentração será a partir das 18 h, na praça do Relógio, com saída às 19 h, antes do show de Pablo.
O bloco traz como tema “As Yabás”, uma homenagem às orixás femininas das religiões de matriz africana. “São figuras de imenso poder, sabedoria e complexidade, representando diversas forças da natureza e aspectos da vida humana”, diz a diretora Miriam Silva.
O desfile tem a participação da banda de percussão afoxé Netos de Ghandi, de Belmonte; do Terreiro Ilê Axé Kaja d’Omim Orum; do Terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar e Caboclo Sete Flechas, além das baianas do Grupo da Melhor Idade Alegria de Viver (Clube da Amizade).
Para quem quiser entrar no clima, serão disponibilizadas roupas de baiana e vestimentas temáticas das orixás homenageadas (Yansã, Yemanjá, Oxum, Nanã, Obá e Ewa). Também haverá camisetas do bloco à venda.
“Fundado em 2009, o bloco Brasil Chama África é um projeto da ONG Instituto Brasil Chama África e tem como principal objetivo a promoção da igualdade racial”, explica Miriam. “Com o lema ‘Diferentes na cor, iguais nos direitos’, a agremiação busca em seus desfiles deixar uma mensagem antiviolência e antirracismo aos moradores e turistas”.
Apoiam o bloco a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Governo do Estado (Edital Ouro Negro), Centro de Cultura de Porto Seguro, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Movimento Cultura Negra, Clube da Amizade, grupos de capoeira locais e os jovens do desfile Beleza Negra.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Crea-BA inaugura Escritório Regional em Porto Seguro
Porto perde invencibilidade para o Bahia mas segue na briga pela classificação
TJBA anuncia concurso público com 100 vagas para Juiz Substituto
Estudo traça perfil do turista que escolhe Porto Seguro para o Carnaval
