Pandemia em Alto Mar, de Gabiru, tem boa receptividade na Costa do Descobrimento

“Pandemia em Alto Mar”, a comédia de Fernando Freire, conhecido popularmente como Gabiru, é uma obra premiada na categoria Artes Integradas, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Produzido em Porto Seguro, o vídeo, com direção de Alexandre Fonseca, foi publicado no YouTube em 20/11/20 e teve, até 18/12, 1.406 visualizações, 71 likes e 2 deslikes.

Partindo de quem partiu a ideia, Pandemia em Alto Mar - Tragicomédia com Gabiru não poderia ser diferente. Reúne assuntos do cotidiano arraigados na sociedade brasileira desde a colonização e para isso, o autor buscou uma forma engraçada de falar de assuntos sérios e das mazelas da humanidade, interpretando três papéis ao mesmo tempo. “Com a divulgação programada para acontecer a partir do dia 20 [de novembro] na cidade e nas redes sociais, ficamos surpresos porque em menos de duas semanas da publicação, o vídeo já foi visualizado por mais de 1.200 pessoas”, diz o autor, que também é protagonista da obra. Segundo ele, a estimativa é que o vídeo tenha cerca de 10 mil visualizações até último dia do ano.

“O roteiro é muito bom e dá muito pano pra manga, a narrativa também é interessante. O ator é muito criativo e a linguagem é até atual. Mas não me pega quando ele começa a disfarçadamente ler o texto. Até que ele pega o papel e assume a leitura. No mais, atualíssimo, incisivo e categórico quando dispara as críticas”, comenta Ronaldo Lampi, ator e artista circense, no canal do YouTube. Para Delson Antunes, diretor e professor de teatro da Escola Wolf Maya no Rio de Janeiro, o autor surpreendeu: “Nandão Gabiru na sua melhor forma. Humor inteligente, aberto à leituras e interpretações diversas. Grande comediante. Os diálogos e as sutis diferenças utilizadas para diferenciar os personagens são deliciosamente bem resolvidas”, contribui, com o comentário sobre o vídeo, que tem 36 minutos e 36 segundos.

Gabiru explorou o mar, que é o fundo de pano de toda a tragicomédia, gravada em dia ensolarado, na beira da praia, mas também em estúdio, com recursos da sonoplastia, iluminação e interpretação. A inclusão dos efeitos sonoros e o uso do chapéu lembra bem os velhos coronéis da Bahia e o malandro que quer, a qualquer custo, salvar a própria pele. A estória é de um pequeno grupo de pessoas que, para escapar de uma doença misteriosa que assola o mundo e ameaça exterminar a humanidade, decide fugir do lugar onde vive, em direção ao mar numa embarcação abastecida de bastante alimento. É baseada livremente na peça "Em Alto Mar" de Slawomir Mrozec.

Para Gabiru, o trabalho foi desafiador, mas ao mesmo tempo, encorajador. "Corri um enorme risco ao interpretar os três personagens da peça. Fizemos algo absolutamente inédito em termos de interpretação teatral. Tive receio de não dar certo, ficar chato, monótono, mas o resultado saiu melhor do que eu esperava e a avaliação das pessoas que assistiram tem sido, em média, muito positiva. Acho que vou fazer mais".

Comentários   

# Pandemia em Alto MarDeré Motta 18-12-2020 22:13
"Muita criatividade! Valeu meu caro!"
Responder | Responder com citação | Citar