Pesquisadores da UNEB participam de encontro sobre Educação Escolar Indígena

Com o objetivo de conhecer a realidade local das escolas indígenas, um grupo de professores, pesquisadores e mestrandos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) esteve em Porto Seguro. Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, Campus de Caetité, eles se reuniram com representantes da Educação Escolar Indígena da secretaria Municipal de Educação (SEDUC), dia 01/06.

Durante o encontro, o coordenador técnico pedagógico do setor, Ângelo Pataxó, ministrou a palestra Contextualizando a Educação Escolar Indígena nas escolas indígenas pataxó do Município de Porto Seguro”. Na abertura, o supervisor pedagógico da SEDUC, Epaminondas Castro, explanou que parte da sociedade possui uma noção errônea acerca dos povos originários.

“Muitos esperam ver a comunidade indígena cristalizada no tempo, como se os indígenas tivessem que estar com lança e tacape e não trajando calça jeans e portando telefone celular”, salientando que a educação escolar indígena se dá em outra dinâmica, além do ensino regular.

Já Ângelo Pataxó, informou que, segundo o Censo de 2010, existem no Brasil 305 etnias indígenas, com 274 línguas, sendo a Bahia o estado com a terceira maior população indígena autodeclarada. Sobre a questão fundiária que permeia o debate sobre os povos originários em âmbito nacional, ele enfatizou que os indígenas não falam de terra em si, mas de território, o que abrange a cosmologia, cultura e língua desses povos. “Os pataxós sempre habitaram a nossa região, mas não eram aldeados”.

Para a professora da UNEB Eliana Carvalho, o encontro foi muito proveitoso. “Para nós, foram muito enriquecedoras as informações trazidas pelo Ângelo. Foram fundamentais para o conteúdo que trabalhamos. Além disso, as ações da SEDUC junto aos povos originários nos surpreenderam, pelo fato da intenção de manter viva e divulgar a cultura desses povos, de forma autêntica”.


Com informações e foto da PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Partiu Estágio convoca estudantes universitários baianos selecionados

Programa Mais Estudo terá R$ 54,6 milhões de investimento na Bahia

Parceria entre Seduc e Coral Vivo leva professores para aula de campo em Trancoso

MEC divulga possíveis temas para a redação do Enem 2023

Curso de Direito da UFSB tira nota máxima na avaliação do MEC