Governo baiano inicia ano letivo e anuncia investimentos

Os cerca de 700 mil estudantes da rede estadual voltaram às aulas na segunda-feira, dia 7 de fevereiro. Durante evento que marcou o início do ano letivo de 2022, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Rui Costa entregou equipamentos e anunciou investimentos de R$ 83 milhões para a rede estadual. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e com uma palestra virtual da professora e escritora Conceição Evaristo.

Na ocasião foram entregues 200 kits para arenas de lutas, 100 kits de robótica com impressoras 3D, cerca de cinco mil computadores e 15 mil chromebooks, 100 óculos com tecnologia de leitura para estudantes cegos ou com baixa visão e ainda 100 kits de fanfarras. Outra novidade foi a autorização para a ampliação e a modernização do IAT, com a construção de um bloco com 10 salas, cobertura de quadra poliesportiva, campo society e pista de atletismo.

Transformação

 Rui Costa falou da importância da educação como ferramenta de transformação. “Apostando em robótica, em ciência, em arte e cultura, nós vamos mobilizar essa juventude para a aprendizagem. Não existe outro caminho. É formar, capacitar, estimular e educar nossa juventude. Esse é o caminho para a gente dar um salto em nosso estado, e eu fico feliz e emocionado disso estar dando certo”, afirmou.

 O governador também comentou sobre o Programa Partiu Estágio – que passou a ter inscrições via internet e que deixaram de ser preenchidas por indicação de diretores de órgãos, coordenadores, ou qualquer outro tipo de facilitação pessoal. Ele informou que são mais de 20 mil vagas para estudantes de toda a rede pública e que nas inscrições, 96% desses estudantes se declararam negros ou pardos e 80% eram mulheres.  

Outras Palavras

Além disso, ressaltou a criação do Programa Outras Palavras. “Com o Outras Palavras, agora nós queremos dar um reforço em outras línguas, em inglês, espanhol, francês, começando pelo inglês. Para os jovens que querem fazer medicina, computação ou outras universidades, essas línguas são muito importantes. Por isso, nós vamos oferecer, por meio de editais, vagas para esse curso de língua na rede estadual”, explicou.

O secretário Jerônimo Rodrigues garantiu que as escolas estão preparadas com protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19 e salientou que a escola é um lugar seguro. “Nós já temos servidores vacinados e, portanto, se todos os estudantes se vacinarem, nós teremos um ambiente mais seguro, com protocolos, máscara, distanciamento e vacinação”, completou expondo ainda que a preparação para a volta às aulas ainda incluiu o planejamento das atividades pedagógicas, com a formação dos professores e dos gestores.


 Com informações Ascom Gov BA Fotos: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Adélia Pinheiro assume Secretaria da Saúde da Bahia

Governo do Estado quer aumentar salário dos professores em mais de 15%

Prefeito revoga decreto e Caraíva volta a abrir

Edital de alteração de Contrato Social - SOMA Itacimirim SPE

Porto Seguro recebe Banda Daparte