Para ABIH, decretos restritivos causam insegurança no turismo

 

As medidas de suspensão de serviços e toques de recolher determinadas pelos decretos estão causando incertezas na rede hoteleira. Quem afirma é o presidente da ABIH Regional, Oliver Abade. Segundo revelou ao Jornal do Sol, o funcionamento dos hotéis ainda não foi afetado. “Temos poucos cancelamentos e algumas remarcações para esta semana”, mas, devido à ampliação das restrições e às novas declarações feitas pelo governo baiano, de estender ainda mais o toque de recolher a partir de 26/02/21, estão sendo muitos os cancelamentos para as semanas futuras.

“As férias, geralmente, são planejadas a longo prazo. Então as pessoas das semanas seguintes estão cancelando ou remarcando”, disse Oliver, e completou: “devido à insegurança do mercado, temos uma queda de 10 % na ocupação desta semana, que corresponde o período entre 20 e 27 de fevereiro; e já temos uma queda de 30 % da ocupação correspondente a remarcações e cancelamentos para a semana seguinte. À medida que se aumentam as restrições, surgem novos cancelamentos e quedas de ocupação nas semanas subsequentes. Vamos ver até que ponto impactará a atividade hoteleira no município”.

O Jornal do Sol perguntou se as incertezas não seriam devido ao Covid-19 e ele respondeu: “as pessoas se habituaram a conviver com a Covid, e os hotéis estão bem comprometidos com os protocolos sanitários e também com o monitoramento dos colaboradores na entrada e saída destes estabelecimentos”. Mas disse que a ABIH é solidária à restrição de horários, “porque às vezes a população abusa um pouco nos bares, bebe, relaxa, fica muito junto um do outro, não usa máscara”. No entanto, o presidente da associação acredita que, “se fechar o comércio e começar a restringir demais vai ser muito ruim. Porque o turista não vem se tiver tudo fechado, como as barracas de praia, a Passarela do Descobrimento”. A ABIH afirma que está na expectativa do que vem por aí. “Tomara que não saia nenhuma medida muito agressiva até o final do dia. Estamos no aguardo”, diz Oliver.

Turistas com novo perfil

Nos últimos meses, segundo a ABIH, tem havido uma oscilação significante de ocupação dos hotéis entre o meio e os finais de semana, em relação aos anos anteriores, que geralmente tinham uma média de ocupação mais estável. “Isto se dá principalmente devido à mudança do perfil do nosso turista em relação ao meio de transporte usado para chegar ao destino. Temos recebido mais de 70 % de público vindo de carro próprio e com pacotes particulares”, explica.

Comentários   

# Parabéns, Oliver!Gilson Costa 26-02-2021 22:14
“Fico muito feliz em ler a análise de nosso jovem presidente da ABIH, Oliver Abade (conheci na barriga da mamãe amiga Jane). Também creio, Oliver, que vamos superar toda esta curva e onda misturadas com uma pitada muito apimentada de pavor. Nossa região da Costa do Descobrimento, para mim, tem seus atrativos muito peculiares que atraem para este nosso destino, que está classificado como 3° Polo Turístico Brasileiro. Vamos sim, sair dessa e avançar de forma significativa.”
Responder | Responder com citação | Citar