Fundo promove estudo de restauração florestal entre Vitória e Porto

 

Profissionais, instituições, lideranças e empresas que desenvolvem projetos socioambientais com foco na restauração de paisagens e regeneração de matas nativas podem participar do 3º Study Tour Brasil, promovido pelo FASB (Fundo Ambiental Sul Baiano).

Serão seis dias, de 13 a 18/05, com programação que inclui visitas a iniciativas de sucesso e uso sustentável do solo em comunidades tradicionais e propriedades privadas entre Vitória/ES e Porto Seguro. Essa região, chamada de Hileia Baiana, compõe uma das áreas com o maior número de fragmentos florestais significativos para a conservação da Mata Atlântica.

 

 

O roteiro começa na capital capixaba e passa por Aracruz, Itaúnas, Viveito Anauá (Teixeira de Freitas), Cumuruxatiba e Parque Pau-Brasil, com encerramento na UFSB, em Porto Seguro. Com vagas limitadas, as inscrições são online pelo site do FASB e vão até 07/05. A taxa é R$ 4 mil, incluindo transfers, alimentação e hospedagem.

O estudo inclui vivências e questionamentos de como reforçar a governança; como garantir apoio financeiro inovador para a construção de um corredor; como a cadeia de produção associada à restauração pode satisfazer as necessidades das ações de restauração; entre outros.

 

Investimento em projetos

Para Márcio Braga, coordenador geral do FASB, “este será um momento para refletir sobre o desenvolvimento de projetos que reestruturem a cobertura vegetal de um dos ecossistemas mais importantes do país, com destaque na aplicação de novas tecnologias, investimento de recursos financeiros, parcerias institucionais, geração de renda e eficiência.”

3º Study Tour Brasil conta com apoio do WWF-Brasil, que atua coletivamente na conservação ambiental da região da Hileia Baiana; e do Diálogo Florestal, por meio do Fórum Florestal da Bahia, espaço permanente de diálogo da sociedade sobre as florestas no Sul e Extremo Sul baiano.

"A expansão do FASB para o Espírito Santo é uma oportunidade de fortalecer a cadeia da restauração na região e de apoiar as organizações na implementação de projetos desenvolvidos localmente", afirma Daniel Venturi, especialista de Conservação e líder da estratégia de Mata Atlântica do WWF-Brasil.

De acordo com a secretária executiva do Fórum Florestal da Bahia, Erica Munaro, “o Study Tour será uma oportunidade de nos aproximar das diferentes realidades de comunidades e instituições que estão atuando na construção de soluções para uso e conservação de paisagens sustentáveis. Dessa forma, poderemos refletir sobre os desafios e oportunidades visando a conectividade da rica biodiversidade existente no Corredor Central da Mata Atlântica”.

Além da programação, ocorrerá o lançamento do segundo ciclo de investimentos do FASB em projetos socioambientais de origem do sul da Bahia e expandindo para o norte do Espírito Santo, divulgando o período e o processo de inscrição de novos projetos.


Com informações de Karina Gerin - Foto: Ascom FASB

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Com auxílio de cão farejador, PM prende quadrilha que invadiu casa no Arraial

TripAdvisor divulga os melhores de 2024; confira quem se destacou na região

Latam duplica operação entre os aeroportos de Porto Seguro e Congonhas

Nelma Fidelis realiza sonho e publica livro dedicado ao empresário

Bartender do Arraial é semifinalista de concurso nacional de drinks