Mostra Peles da Terra é atração da Galeria Hugo França em Trancoso

Inspirada nas falésias de Trancoso e tendo como ponto de origem dos pigmentos utilizados nas obras, a Mostra Peles da Terra, do artista peruano, que vive na Áustria, Luis Casanova Sorolla é a atração da Galeria Hugo França, em Trancoso. A curadoria é de Denise Gadelha.

Para desenvolver as peças, o artista contou com a estrutura do ateliê que funciona junto à galeria. As grandes peças escultóricas, como ‘Muros Vivos’, feitas de terra compactada que atuam como uma espécie de moldura autoportante para fotografias das falésias - inspiração e conexão de todos os trabalhos da mostra.

Multifacetado, o artista também atua em outras áreas como a fotografia, vídeo, dança, pintura, instalações, passando por incursões tangentes à arquitetura até a expressão física da capoeira.

São as paredes da galeria que emolduram as fotografias intitulads ‘Superfície Profunda’ que mostram o local onde os pigmentos foram colhidos e a natureza que, por vezes, se torna arte abstrata. Sob o título ‘Superfície Profunda’, as imagens das lentes, pinturas, desenhos e pequenos blocos escultóricos, também são parte da obra.

Já as pinturas da série Signapura são vestígios de performances realizadas pela bailarina afro Tatiana Campêlo, expressando o elo entre a ancestralidade e o agora. Sobre um papel impregnado com pigmentos naturais, ela se move como se as raízes da terra a guiassem. Cada passo, deixa rastros imantados na pintura, eternizando a ação. 

A Mostra Peles da Terra, de Luis Casanova Sorolla, pode ser conferida gratuitamente até 25/02. A Galeria Hugo França fica na Rodovia BA 001, s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva.


Com informações e foto de Taís Santos - Agência Guanabara

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Festival Jazz Trancoso 2024 tem presença de quase 3 mil pessoas

Mamulengos invadem a Vila Criativa, em Cabrália

São Sebastião é celebrado em Porto Seguro e distritos

Carnaporto 2024 tem última virada de lote dia 26/01

Policia Civil anuncia inovações na Operação de Segurança para o Carnaval 2024